Guia da Semana

George Clooney e Francis McDormand se divertem no cinema em Queime Depois de Ler.

A cidade maravilhosa respira cinema de 25 de setembro a 9 de outubro, quando mais uma edição do já tradicional Festival do Rio fica em cartaz. Considerado um dos mais importantes eventos cinematográficos do país, a festa irá exibir 350 filmes de todo o mundo em 30 cinemas e lonas culturais. Além dos longas e curtas, o festival também incentiva a discussão sobre o cinema e o encontro entre produtores e distribuidores, com o Cine Encontro e o RioMarket. Serão duas semanas de uma grande maratona de filmes que mostrará aos cariocas o que há de bom no audiovisual de mais de 60 países.

O evento conta com obras de alguns grandes cineastas do mundo todo. Francis Ford Coppola reaparece com seu Velha Juventude, Woody Allen terá o espanhol Vicky Cristina Barcelona e os vencedores do Oscar Ethan e Joel Coen com Queime Depois de Ler. Além disso o festival trará as novas obras de Michel Gondry ( Rebobine Por Favor), Charlie Kaufman ( Sinédoque, Nova Iorque), Brian De Palma ( Guerra Sem Cortes), Jonathan Demme ( O Casamento de Rachel) e a longa biografia de Che Guevara ( Primeira e segunda parte), filmada em quatro horas e meia por Steven Soderbergh.

Juliete Binoche no francês A Viagem do Balão Vermelho, do chinês Hou Hsiao-Hsien.

Cineastas não tão comerciais, mas bastante apreciados também terão seus filmes exibidos. É o caso dos orientais Hou Hsiao-Hsien, com A Viagem do Balão Vermelho, e Wong Kar Wai, que terá uma nova edição de seu Cinzas do Passado; os argentinos Lucrecia Martel ( A Mulher Sem Cabeça) e Pablo Trapero ( Leonera); os norte-americanos Errol Morris ( Procedimento Operacional Padrão) e Jennifer Lynch ( Sob Controle), a filha de David Lynch. Além de Guy Ritchie, que terá o seu RocknRolla - A Grande Roubada, e a cantora Madonna, que estréia na direção com o comentado Sujos e Sábios.

Além das sessões comuns, há como em todo ano as especiais, com homenagens e retrospectivas. Nesta edição ocorrerá uma mostra em tributo aos cem anos da imigração japonesa, com longas da terra do sol nascente. Além destes, serão exibidos filmes em retrospectivas das obras dos irmãos italianos Paolo e Vittorio Taviani, do mexicano Arturo Ripstein, ao inglês Derek Jarman, e ainda um foco nas produções do Reino Unido. O festival também irá apresentar produções acompanhadas por DJs no Live Cinema, além da terceira edição do Pocket Movies, com filmes feitos por celular.

Daniel de Oliveira protagoniza A Festa da Menina Morta, estréia de Matheus Nachtergaele na direção.

Como nem tudo se resume a assistir aos filmes, também são promovidos encontros em dois eventos diferentes. No Rio Market, a coisa é mais profissional. Lá são esperados produtores e distribuidores cinematográficos do mundo inteiro para discussões sobre a sétima arte, além de comercializar nossos filmes para diversos países. Mais informal é o Cine Encontro. Nele, o público poderá acompanhar debates com os realizadores e atores de diversos filmes nacionais e internacionais, além de especialistas no setor.

E, como acontece todo ano, o cinema brasileiro terá um destaque especial nesta edição do Festival do Rio. A abertura desta vez ficará com Última Parada 174, de Bruno Barreto, o escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2009. Além dele, serão exibidas as estréias dos atores Selton Mello, Matheus Nachtergaele e Malu Mader na direção, nos filmes Feliz Natal, A Festa da Menina Morta e o documentário Contratempo. Para conferir a programação completa, basta acessar o site oficial.

Atualizado em 6 Set 2011.