Guia da Semana

Começa hoje o maior evento de cinema da América Latina. O Festival do Rio acontece de 6 a 18 de outubro levando mais de 300 filmes de todo o mundo a salas de cinema e lonas culturais da Cidade Maravilhosa.

É uma ótima oportunidade para o público conferir os filmes mais esperados, descobrir novos diretores, votar no melhor Première Brasil e participar de workshops, debates e sessões especiais com a presença de personalidades do cinema mundial.

Falando em personalidades, sabe quem já confirmou presença? A atriz Marisa Paredes, musa de Almodóvar que está no elenco de A Pele que Habito, Willem Dafoe e Abel Ferrera, ator e diretor do drama 4:44 Last Day on Earth, e o estilista Jean-Paul Gaultier, que acompanhará a exibição do documentário sobre sua carreira. Ao todo serão mais de 50 convidados internacionais passando pelo evento.

Em 13 dias de programação, os 350 títulos disponíveis para o público conferir estarão didividos em 18 mostras. Entre elas, as tradicionais Panorama, Expectativa 2011, Première Brasil, Première Latina, Gay, Fronteiras, Dox, Filme Doc, Geração e Meio Ambiente.

Outras mostras que marcam a programação do evento são Itinerários Únicos, sobre o precesso criativo de artistas de diferentes áreas, Midnight Terror e a Midnight Música, que incluem o documentário sobre o U2, From the Sky Down, Imagens de Israel, dedicada à cultura israelense, e Foco Itália, com as mais recentes produções do cinema italiano, entre elas Gianni e le Donne, de Gianni Di Gregorio, Aqui é Meu Lugar, de Paolo Sorrentino, e Terraferma, de Emanuele Crialese.

A abertura do Festival do Rio fica por conta da nova produção de Almodóvar, protagonizada por Pedro Banderas, A Pele que Habito. A programação ainda inclui filmes como os nacionais O Palhaço, de Selton Mello e Capitães da Areia, de Cecília Amado, o suspense norte-americano Entre Segredos e Mentiras, o polonês O Moinho e a Cruz, o canadense O Vendedor, entre outros. A programação completa

As entradas podem ser adquiridos com antecedência ou nas bilheterias. Os pacotes de ingressos estão à venda pelos valores de R$ 160 (com 20 ingressos) e R$ 300 (com 50 ingressos).

Confira a programação completa do Festival do Rio

Atualizado em 10 Abr 2012.