Guia da Semana

Nesta quinta-feira, dia 26 de abril, o filme “A Cidade do Futuro”, de Marília Hughes e Cláudio Marques, estreia nos principais cinemas do Brasil. Eleito o Melhor filme Latino Americano no BAFICI (Buenos Aires), Melhor filme internacional no Newfest (Nova Iorque) e Melhor Filme pelo Público no Olhar de Cinema(Curitiba), o longa se passa em Serra do Ramalho, a tal ‘cidade do futuro’ prometida pelos militares nos anos 70.

Localizado na região Oeste do Norte baiano, o município foi criado durante a Ditadura Militar para abrigar as cerca de 73 mil pessoas deslocadas dos seus lares, para dar lugar à represa de Sobradinho. Assim, a trama traz Milla, uma professora de teatro, e Gilmar, professor de história. Em suas aulas, ambos buscam resgatar as marcas que a remoção forçada deixou em seus pais e avós, assim como nos do vaqueiro Igor. Seus parentes não tiveram opção, mas eles estão determinados a resistir à opressão conservadora, sexista e machista.

Ficção com base real, a produção traz à tona questões sobre direitos civis de uma população considerada, muitas vezes, de segunda classe. Exibido em 14 países, passando por 38 festivais nas Américas, Europa, Ásia e Oceania, o título foi um dos filmes brasileiros que mais circulou internacionalmente em 2017.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 26 Abr 2018.