Guia da Semana

Foto: Thinkstock


Chegamos ao mês de junho e, com as temperaturas cada vez mais baixas, as pessoas ficam com aquela preguiça de sair de casa. Nesses momentos, nada mais divertido do que reunir a família e os amigos para um almoço e na sequência, por que não, uma sessão de cinema em casa.

Com o intuito de auxiliar o leitor nessa escolha, o Guia da Semana selecionou uma lista de filmes que valem a pena serem vistos e revistos nas tardes frias de inverno. Isso inclui desde sucessos inesquecíveis dos anos 80 até algumas novidades dessa década. Basta dar um play no aparelho de DVD para começar a diversão!

1 - O Clube dos Cinco (1985)

Foto: Imdb
Os cinco integrantes do clube reunidos.


Vamos iniciar nossa lista com o famoso longa-metragem do diretor John Hughes. Na história, também escrita por Hughes, conhecemos um dia na vida de cinco adolescentes que, por mau comportamento na escola, ficam detidos um sábado inteiro. A intenção é que o quinteto redija um longo texto, com mais de mil palavras, sobre "quem eles são".

O Clube dos Cinco começa mostrando de forma bastante incisiva os estereótipos escolares: tem o aluno rebelde, a patricinha, a esquisita, o atleta e o CDF. Porém, no decorrer da história, vemos os personagens perceberem que, apesar de tão diferentes, também possuem muito em comum. Principalmente quando conversam sobre problemas com os pais, as pressões da vida adolescente e o que os levou a cumprir o castigo no fatídico sábado.




Título original: Breakfast Club
Direção: John Hughes
Elenco: Emilio Estevez, Paul Gleason, Anthony Michael Hall, John Kapelos e Molly Ringwald.
Duração: 93 min.
Ano de lançamento: 1985




2 - Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Foto: Imdb
Ferris e os amigos "causam" ao som dos Beatles durante um desfile de rua.


Outro filme dirigido pelo mestre do cinema jovem John Hughes - a história do dia de folga de Ferris Bueller é considerado por muitos o longa-metragem adolescente mais inteligente já feito. Nele, o protagonista é um anarquista por excelência, que conversa diretamente com o espectador e o convida para ser seu cúmplice na grande aventura de matar aula.

Tudo começa quando, quase no fim do último ano, Ferris se vê com um desejo incontrolável de largar a escola e ir passear no centro da cidade de Chicago, juntamente com sua namorada e seu melhor amigo. Com o trio, experimentamos um dia de liberdade e percebemos que, com alguma engenhosidade, um pouco de coragem e uma Ferrari vermelha é possível viver um dia de aventura. A cena em que Ferris canta Twist & Shout no meio do desfile talvez seja a mais antológica daquela década, em que o gênio John Hughes foi majestade.





Título original: Ferris Bueller's Day Off
Direção: John Hughes
Elenco: Matthew Broderick, Alan Ruck, Mia Sara, Jeffrey Jones.
Tempo de duração: 109 min.
Ano de lançamento: 1986



3 - Os Fantasmas se Divertem (1988)

Foto: Imdb
O anárquico Beetle Juice (Michael Keaton) é um dos personagens principais da história.


Um dos melhores trabalhos do diretor Tim Burton, abrindo portas para que, mais tarde, ele dirigisse produções como Batman e Robin (1989) e Edward, Mãos de Tesoura (1990). É uma obra-prima da anarquia e humor negro, com umas das melhores concepções visuais do cinema fantástico nos anos 80. Michael Keaton, intérprete do Beetle Juice (Besouro Suco), está em seu melhor papel. Tudo acontece quando o casal Barbara e Adam falece após um acidente de carro. Sem perceber o que aconteceu, os dois voltam para casa e descobrem que não podem sair de lá.

É lá que também encontram o manual dos recém-falecidos, com todas as instruções de como agir nessa "nova vida". Tudo está bem até que a casa é vendida e chegam seus novos e bizarros moradores: Charles, Delia e sua filha Lydia, uma adolescente depressiva com visual dark. Os dois decidem apelar para a ajuda de uma espécie de exorcista, o Beetle Juice - cujo grande truque é pronunciar seu nome três vezes seguidas para que ele apareça-., que a princípio finge ter boas intenções, mas, na verdade, quer se casar com a jovem Lydia.




Título original: Beetle Juice
Diretor: Tim Burton
Elenco: Alec Baldwin, Geena Davis, Michael Keaton.
Tempo de duração: 93 min.
Ano de lançamento: 1988



4 - O Feitiço do Tempo (1993)

Foto: Imdb
No filme, o repórter vivido por Bill Muray (à esq.) fica preso no tempo, sempre no mesmo dia.


Imagine a possibilidade de viver um mesmo dia diversas vezes, aproveitando para corrigir os erros cometidos, aperfeiçoar ainda mais os acertos e ter um melhor relacionamento com as pessoas? Na história, um repórter vai até uma pequena cidade com o intuito de cobrir uma festa local, o dia da marmota. O problema é que é o quinto ano consecutivo que ele está escalado para cumprir a função, o que o deixa extremamente aborrecido. Some-se a esse dissabor o fato dele ser uma pessoa extremamente cínica, que se autoconfere o status de estrela e, além disso, trata os outros com enorme desdém.

Na manhã seguinte, Phil percebe ter ficado preso no tempo, exatamente no dia mais odiável entre todos os de sua vida. Sua angústia aumenta quando ele percebe que as pessoas a seu redor não têm a mesma consciência que ele sobre a repetição. A princípio, Phil faz uso do conhecimento que possui tentando obter vantagens para si mesmo. Porém, à medida em que percebe que não consegue sair daquela situação, ele amadurece sua relação com o acontecimento e busca um desfecho positivo para esse momento ímpar.




Título original: Groundhog Day
Diretor: Harold Ramis
Elenco: Bill Murray, Andie MacDowell, Chris Elliott, Stephen Tobolowsky.
Tempo de duração: 97 min.
Ano de lançamento: 1993




5 - Tropa de Elite (2007)

Foto: Imdb
Na história, acompanhamos o capitão Roberto Nascimento.


O longa-metragem descreve fatos ocorridos na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro na década de 90, durante a visita que o Papa João Paulo ll realizou à capital carioca. O personagem central é o Capitão do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Roberto Nascimento, que, motivado pelo nascimento do filho, resolve deixar as atividades do Batalhão. No entanto, para isso é necessário que encontre um substituto que tenha os mesmos ideais de honra e profissionalismo.

Numa polícia permeada pela corrupção, esta busca acaba se tornando uma missão quase impossível. O filme, além de fazer uma crítica à corrupção da polícia carioca, também mostra a hipocrisia da classe média, representa por estudantes universitários que criticam a violência policial, mas, ao mesmo tempo, alimentam o tráfico de drogas nas festas estudantis e na própria universidade. Ganhou uma continuação em 2010.





Título original: Tropa de Elite
Direção: José Padilha
Elenco: Wagner Moura, Caio Junqueira, André Ramiro, Milhem Cortaz.
Tempo de duração: 118 min.
Ano de lançamento: 2007




6 - Se Beber Não Case (2009)

Foto: Imdb
A amnésia etílica de um grupo de amigos é o mote do filme.


Ressaca não tem sexo. Por isso, apesar de ser um longa-metragem direcionado aos homens, o público feminino também deve encontrar muitos motivos para rir. Na história, às vésperas do casamento de Doug, seus melhores amigos - Phil, Stu e Alan - armam uma empolgada despedida de solteiro na cidade em Las Vegas (EUA), meca da bebedeira e dos pecados perdoados. Acontece que, na manhã seguinte, os três acordam com uma mega ressaca e sem qualquer lembrança do que aconteceu.

O trio simplesmente não entende porque o quarto de hotel está detonado, um deles está sem o dente, o que é a galinha andando na sala, o bebê no armário e o tigre de begala no banheiro. Para piorar, o noivo sumiu. No meio dessa amnésia coletiva, eles precisam seguir as pistas e encontrar Doug antes que chegue a hora da cerimônia. A cada mistério revelado, enfileram-se novos personagens bizarros e situações surrealistas. Ganhou uma continuação este ano.





Título original: The Hangover.
Direção: Todd Phillips.
Elenco: Bradley Cooper, Ed Helms, Zach Galifianakis, Justin Bartha.
Tempo de duração: 100 min.
Ano de lançamento: 2009



7 - O Turista (2010)

Foto: Imdb
Johnny Depp e Angelina Jolie vivem os protagonistas do filme.


O longa-metragem é um remake de A Caçada (2005). Nele, Angelina Jolie vive uma inglesa que está sendo vigiada pela Interpol porque seu amado é um fugitivo da justiça. Para poder se reencontrar secretamente com o ladrão, ela usa um turista dos EUA como isca no caminho até Veneza. Quem interpreta o tal turista é Johnny Depp, que vê uma mulher linda e intocável cair de paraquedas na sua vida monótona de professor de matemática.

Literalmente, o personagem é um gaiato que entra num navio, pois começa a ser caçado por gângsteres russos ao ser confundido com Alexander Pearce, desaparecido por ter roubado os bandidos que agora o querem capturar. Trata-se de um filme correto, com equilíbrio aceitável entre suspense, romance e aventura.





Título original: The Tourist
Direção: Florian Henckel von Donnersmarck
Elenco: Angelina Jolie, John Depp, Paul Bettany.
Tempo de duração: 103 min.
Ano de lançamento: 2010



8 - As viagens de Gulliver (2010)

Foto: Imdb
Gulliver é levado a Lilliputi, causando espanto aos pequenos moradores.


No século 18, o escritor Jonathan Swift escreveu a história de Gulliver, um náufrago que acorda na praia sendo amarrado por pequenos seres, os liliputianos. Àquela altura, o livro fazia uma crítica à Inglaterra daqueles dias. A versão para o cinema, estrelada por Jack Black no papel de Lemuel Gulliver, contínuo de um jornal de Nova York, não tem pretensão tão grande. Aqui, o intuito é ser apenas diversão para a família.

Quando cai na real de que é um fracassado e que jamais conseguirá ganhar o coração de Darcy, a editora do caderno de viagens do jornal onde trabalha, Gulliver se enche de coragem. Contudo, em vez de chamá-la para sair, ele acaba dizendo que é um viajante profissional e estaria interessado em uma oportunidade de escrever uma matéria sobre os mistérios do Triângulo das Bermudas. Após uma tempestade, lá está ele estirado na areia sendo amarrado por vários lilliputianos.




Título original: Gulliver's Travels
Diretor: Rob Letterman
Elenco: Jack Black, Jason Segel, Emily Blunt, Amanda Peet, Chris O'Dowd.
Tempo de duração: 93 min.
Ano de lançamento: 2010




9 - Juntos pelo Acaso (2010)

Foto: Imdb
Apesar da antipatia mútua, Holly e Eric precisam se unir para cuidar da pequena Sophie.


Quem curte uma comédia romântica clássica vai se interessar pela história de Holly e Eric. Após um encontro amoroso desastroso, acabam criando antipatia um com o outro, apesar do amor pela afilhada em comum, Sophie. Quando os pais da menina morrem em um acidente de carro, Holly e Eric tornam-se os guardiões legais da criança e decidem morar juntos na casa que era da família da menina, tentando colocar as diferenças de lado.

Entre as situações cômicas, temos aquelas clássicas, como trocar a primeira fralda suja, colocar a criança no canguru, fechar o carrinho, entre várias outras. As trigêmeas Alexis, Brynn e Brooke Clagett, que fazem a Sophie, são fofas demais, tornando-se o destaque do filme.




Título original: Life As We Know It
Diretor: Greg Berlanti
Elenco: Katherine Heigl, Josh Duhamel, Christina Hendricks.
Tempo de duração: 120 min.
Ano de lançamento: 2010




10 - Incontrolável (2010)

Foto: Imdb
No filme, o personagem de Denzel Washington precisa parar um trem.


Neste longa-metragem, o diretor Tony Scott, de Top Gun - Ases Indomáveis e do recente O Sequestro do Metrô 123 usa a velha fórmula dos filmes-catástrofe dos anos 70, época em que o cinema comercial americano foi marcado por grandes produções que exploravam cinematograficamente as mais diversas situações-limite, que colocavam em risco máximo a maior quantidade possível de pessoas. São daquela época os marcantes Inferno na Torre, O Destino do Poseidon, Terremoto e toda a cinesérie Aeroporto.

A história de Incontrolável foi baseada em fatos reais. Nela, um trem sem maquinista dispara a toda velocidade pelo interior dos Estados Unidos, carregado de produtos explosivos e levando pânico por onde passa. Como sempre, é neste tipo de situação que surge o herói solitário, que tem coragem suficiente para ir contra tudo e todos em busca da solução que apenas ele julga a mais correta. Mas, quando o papel principal é do sempre carismático Denzel Washington, o universo conspira a favor. Entretenimento de qualidade.




Título original: Unstoppable
Diretor: Tony Scott
Elenco: Denzel Washington, Chris Pine, Rosario Dawson.
Tempo de duração: 98 min.
Ano de lançamento: 2010

Atualizado em 10 Abr 2012.