Guia da Semana

O Guia da Semana já está na expectativa do Oscar 2019. Depois de divulgar os longas brasileiros que foram inscritos para concorrer a uma vaga ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, listamos os filmes imperdíveis que conseguiram destaque e, assim, concorrem ao prêmio no ano que vem.

Além do título brasileiro "O Grande Circo Místico", estrelado por Bruna Linzmeyer e Jesuíta Barbosa; confira as produções que representam outros países:

* vale lembrar que os concorrentes finais só serão divulgados no início do ano que vem.

► O GRANDE CIRCO MÍSTICO - BRASIL

Foto: Divulgação

O longa conta a história de um grande amor entre um aristocrata e uma acrobata, juntamente com a saga da família austríaca proprietária do Grande Circo Knieps, que vagava pelo mundo nas primeiras décadas do século XX. O título foi o selecionado para representar o Brasil.

► UN HIJO DE HOMBRE - EQUADOR

Piper (Luis Felipe Fernández-Salvador y Bolona) é um jovem solitário que um dia é convidado por seu pai a fazer uma mega exploração em busca do ouro perdido da civilização Inca. Conforme os dois avançam na viagem, eles percebem que, por mais fortes e corajosos que sejam, não conseguem escapar dos próprios demônios do passado.

► KHRUSTAL - BIELORRÚSSIA

Em Minsk, durante uma época pós-soviética, Evelina (Alina Nasibullina) é uma jovem formada em Direito, mas que sonha em viajar para os EUA e se tornar um DJ profissional. Com a crise econômica do país, grande parte da população está desempregada, mas Evelina precisa provar que tem uma fonte de renda para conseguir seu visto.

► WERK OHNE AUTOR - ALEMANHA

Foto: Divulgação

Kurt Barnert é um artista alemão que conseguiu escapar da Alemanha Oriental. Agora, ele vive seus dias na Alemanha Ocidental, mas ainda assim é atormentado pelos traumas da sua infância sob o regime dos nazistas e da República Democrata Alemã (RDA).

► GRAVES WITHOUT A NAME - CAMBOJA

O longa conta a história de um jovem de 13 anos que decide ir atrás dos túmulos de vários de seus familiares, que morreram durante um genocídio. Assim, ele inicia uma jornada interior sem saber o que deseja encontrar. Dividido entre a vontade simbolizar seu luto e o imaginar em ainda encontrá-los vivos, aprende muito mais do que imaginava.

► E DE REPENTE O AMANHECER - CHILE

Pancho escreve artigos sobre espetáculos da capital chilena, mas quando volta para a cidade em que nasceu, decide que vai produzir contos mais comerciais sobre o local. Porém, cercado de velhos amigos, se vê obrigado a enfrentar o seu passado e deixar algumas coisas para trás, processo que o faz se sentir um artista de verdade.


► WALDHEIMS WALZER - ÁUSTRIA

Foto: Divulgação

No final dos anos 80, o escândalo sobre o passado nazista do antigo Secretário General das Nações Unidas e presidente austríaco Kurt Waldheim estava no destaque de noticiários mundialmente. Uma biografia assustadoramente atual aborda as mentiras e verdades, a consciência individual e coletiva da Áustria e seus governos.

► PÁJAROS DE VERANO - COLÔMBIA

O filme se passa na Colômbia dos anos 70, onde uma família de nativos de Wayuu encontra-se no coração da crescente venda de maconha para a juventude americana. Quando a honra da família tenta resistir à ganância, a guerra de clãs torna-se inevitável e coloca muito em perigo.

► BANKIER VAN HET VERZET - HOLANDA

O longa se passa em Amsterdã, durante a ocupação nazista, onde os irmãos banqueiros Walraven e Gijs, insatisfeitos com a situação ditatorial do país, decidem realizar um plano ousado: fundar uma resistência holandesa e sabotar a invasão alemã através de um exército recrutado de maneira ilegal em plena Segunda Guerra Mundial.

► GIRL - BÉLGICA

Foto: Divulgação

Lara é uma menina de quinze anos e seu maior sonho é ser bailarina profissional. Com a ajuda do pai, busca uma nova escola de dança para desenvolver sua técnica. No entanto, encontra dificuldades para adaptar-se aos movimentos executados nas aulas por conta de sua estrutura óssea e muscular, já que nasceu no corpo de um menino.

► THE EIGHTH COMMISSIONER - CROÁCIA

Depois de ter sido pego em flagrante como participante ativo de um esquema envolvendo tráfico de drogas, um arrogante político de meia-idade é enviado para uma ilha na Croácia e recebe a ordem de organizar a primeira eleição democrática do local. A tarefa parece fácil, mas logo ele descobre que todos os sete oficiais públicos anteriores falharam na mesma missão.

► YOMEDDINE - EGITO

Yomeddine é um filme de comédia egípcia de 2018 baseado em relações de amizade. Nele, Beshay é um coletor de lixo que decide sair do confinamento de uma colônia de leprosos pela primeira vez e embarca em uma jornada ao Egito para procurar sua família. O longa foi selecionado para competir pela Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes de 2018.

► BURNING - CORÉIA DO SUL

Foto: Divulgação

O longa de drama misterioso conta a história de Jong-su, um jovem entregador que se reconecta com sua amiga de infância, Hae-mi. Quando ela volta de uma viagem para a África acompanhada do misterioso Ben, Jong-su começa a ficar cada vez mais preocupado com as motivações para estar ali.


► TIMOCNÍK - ESLOVÁQUIA

O título conta a história de dois homens idosos que, sem querer, descobrem que têm histórias de família parecidas e decidem buscar vingança. O judeu eslovaco Ali Ungár, encontrou um diário sobre a execução de seus pais por um comandante da URSS, e o professor aposentado Georg Graubner, que adora álcool e mulheres, viajam pelo país para encontrar testemunhas do passado e uma forma de lidar com seus problemas.


► CAMPEONES - ESPANHA

Dirigido por Javier Fesser, "Campeones" é um filme espanhol de comédia e drama que conta história de Marco Montes, um técnico de um importante time espanhol de basquete que, após uma discussão durante um jogo, acaba provocando um acidente com seu carro e é sentenciado a prestar 90 dias de serviço comunitário. Relutante, vira o treinador de um time formado apenas por deficientes mentais e cria um forte e inesperado laço com as pessoas de lá.


► EUTANÁSIA - FINLÂNDIA

Foto: Divulgação

Veijo Haukka é um homem peculiar: tem 50 anos, é mecânico e tem no sacrifício de animais de rua indesejáveis ou bichos de estimações cujos donos não conseguem custear mais domésticos, seu segundo emprego. Porém, o sigilo de sua rotina é ameaçado.


► NAMME - GEÓRGIA

Ali é um senhor curandeiro que vive em uma pequena aldeia que fornece aos moradores uma espécie de água mágica capaz de melhorar diversas doenças. Todos os seus filhos são céticos em relação ao que o pai pode fazer, exceto a filha mais nova, Namme, que permanece como guardiã. Porém, quando a água começa a desaparecer, todas as crenças são postas em jogo.


► POLYXENI - GRÉCIA

Em 1955, um casal de gregos vive em Istambul e decide adotar Polyxeni, uma menina órfã que veio da mesma cidade que eles nasceram. Eles a oferecem uma vida farta e um sobrenome poderoso, mas ela é separada de seu irmão mais novo. Anos depois, tem uma vida tranquila, mas não desconfia de que um grande atentado contra sua vida está para acontecer.


► SUNSET - HUNGRIA

Sunset é um filme húngaro dirigido por László Nemes e se passa em 1913, durante o declínio do Império Austro-Húngaro, onde uma jovem mulher retorna à Budapeste, cidade em que nasceu, depois de anos vivendo em um orfanato.


► O CONFEITEIRO - ISRAEL

Thomas leva uma vida solitária como confeiteiro, até se apaixonar por Oren, um empresário israelense casado. Preocupado com o sumiço do amante, passa a procurá-lo em sua cidade natal, Jerusalém, e começa a trabalhar para a viúva, que não tem idéia de que eles compartilham uma tristeza sem nome sobre o mesmo homem.


► THE JOURNEY - IRAQUE

Uma mulher decide oferecer seu corpo em um ataque suicída na estação central de Baghdad mas suas intenções são descobertas por um charmoso homem que vira seu refém.

Atualizado em 18 Set 2018.