Guia da Semana

Um número impressionante de 13 filmes chegam aos cinemas nesta quinta-feira, 30 de novembro, para competir pela atenção do público. Quem sai na frente, com mais salas no circuito, é o terror “Jogos Mortais – Jigsaw”, oitavo episódio na franquia iniciada em 2004 como um suspense psicológico e transformada em terror “gore” com o tempo, sempre tendo como ponto em comum o fato de que os protagonistas são presos em armadilhas mortais e precisam provocar o próprio sofrimento para sobreviver.

Quem se destaca, porém, não são os capacetes dentados de “Jogos Mortais”, mas sim as pinceladas grossas da equipe que transformou a obra de Vincent Van Gogh em cinema no filme “Com Amor, Van Gogh”. Exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o filme reconstrói os últimos dias na vida do pintor holandês a partir de conversas com pessoas próximas a ele, entrevistadas pelo filho de um carteiro, encarregado de entregar uma última correspondência. O que faz do filme uma peça única é o fato de que ele é o primeiro longa-metragem de animação inteiramente produzido com pinturas a óleo, técnica que era usada pelo biografado. Atores de renome, como Saoirse Ronan e Douglas Booth, emprestam suas feições aos personagens.

Para quem procura uma opção mais leve e divertida, a dica é a adaptação de “Assassinato no Expresso do Oriente”, romance policial de Agatha Christie que ganha uma versão espirituosa pelas mãos de Kenneth Branagh, diretor que também assume o papel do detetive Hercule Poirot. O filme tem um elenco de estrelas, incluindo Michelle Pfeiffer e Daisy Ridley, e capricha na fotografia para transportar o público ao universo misterioso da autora.

Já para quem prefere uma obra original e mais sutil, recomendamos o suspense nórdico “Thelma”, do diretor Joachim Trier e do roteirista Eskil Vogt. O filme conta a história de uma adolescente que sai da casa dos pais superprotetores e religiosos para estudar biologia em outra cidade. Lá, coisas estranhas começam a acontecer enquanto ela se envolve com uma colega e descobre segredos trágicos sobre sua própria família.

Gostou? Confira todos os filmes que estreiam nesta quinta-feira:

Assassinato no Expresso do Oriente (2017)

O que começa como um luxuoso passeio de trem pela Europa rapidamente se desdobra em um dos mistérios mais elegantes, tensos e emocionantes já contados. Do romance da autora mais vendida do mundo, Agatha Christie, "Assassinato no Expresso do Oriente" conta a história de treze estranhos presos em um trem, onde todos são suspeitos. Um homem deve correr contra o tempo para resolver o quebra-cabeça antes que o assassino ataque novamente. Kenneth Branagh dirige e lidera um elenco de estrelas incluindo Penelope Cruz, Willem Dafoe, Judi Dench, Johnny Depp, Michelle Pfeiffer, Daisy Ridley e Josh Gad.

Com Amor, Van Gogh

Loving Vincent é a primeira animação sobre Vincent Van Gogh inteiramente feita com pinturas a óleo. A realizadora Dorota Kobiela e o realizador Hugh Welchman decidiram fazer uma longa pesquisa sobre o pintor holandês Vincent Willem van Gogh e transformar as cartas, quadros e depoimentos sobre o artista numa animação.

Ao todo 150 artistas de todo o mundo dedicaram-se, durante dois anos, à criação de mais de 62450 telas-frame, que resultaram em 94 minutos de filme. A lógica da obra é reproduzir o estilo de Van Gogh e refletir sobre a sua vida e as circunstâncias controversas da sua morte. O projeto foi caro, e foi financiado pelos fãs através de plataformas na Internet.

Jogos Mortais - Jigsaw

Depois de uma série de assassinatos, todas as pistas estão sendo levadas a John Kramer (Tobin Bell), o assassino mais conhecido como Jigsaw. À medida que a investigação avança, os policiais se encontram perseguindo o fantasma de um homem morto há mais de uma década. 

Thelma

Thelma é uma jovem e tímida garota que acaba de deixar a casa dos pais para estudar em Oslo, onde começa a viver seu primeiro amor. Seu relacionamento logo é afetado pela intromissão opressiva de sua família, que com suas crenças religiosas fundamentalistas conseguem abalar a vida da jovem. Quando Thelma fica chateada, coisas estranhas começam a acontecer e esses fenômenos sobrenaturais só aumentam. Enquanto busca respostas sobre esses poderes que ela não consegue controlar, seus pais severos e religiosos se preparam para o pior.

Antes o tempo não acabava

Em conflito com as tradições do seu povo, um jovem indígena contraria os líderes da sua comunidade para morar sozinho no centro de Manaus. Na cidade, Anderson experimenta novos sentimentos e enfrenta os desafios da descoberta da sua sexualidade

Meu corpo é político

Meu corpo é político aborda o cotidiano de quatro militantes LGBT que vivem em periferias de São Paulo. A partir da intimidade e do contexto social dos personagens, o documentário levanta questões contemporâneas sobre a população trans  e suas disputas políticas.

Screamers (2017)

Os gurus da internet Tom Brennan e Chris Grabow sabem o que vende na rede. Eles transformaram seu site de vídeo viral Gigaler.com em uma máquina de fazer dinheiro, principalmente com os DzScreamers, vídeos que distraem o público e depois os assustam. Funcionários de Tom e Chris receberam um incrível DzScreamer, que mostra uma jovem num túmulo e termina com algo realmente perturbador, e este torna-se o melhor e mais visto vídeo no site. Então, eles decidem se aprofundar. Depois de várias conversas com uma menina, que afirma ser a garota no vídeo, descobrem que a garota no vídeo se parece exatamente com Tara Rogers - alguém que está desaparecida há anos. É então que Tom e Chris decidem levar sua equipe em uma viagem para descobrir a verdade... o que se transforma em um verdadeiro inferno.

Yvone Kane

Depois da morte da sua filha, Rita volta ao país africano onde viveu a sua infância para investigar a morte de Yvone Kane, uma ex-guerrilheira e ativista política. Ali, embrenha-se numa viagem ao passado num território assombrado por fantasmas da guerra e do mal.

Lamparina da Aurora

Um casal de idosos vive em uma fazenda abandonada. Toda noite, eles recebem a visita de um jovem que vem se juntar a eles. O passado vem à tona quando as memórias do casal parecem emergir de sonhos e pesadelos.

Patti Cake$

Patricia “Killa P” Dombrowski rascunha rimas atrás de um bar pé sujo com a expectativa de quitar as despesas médicas da rude, mas amada, avó e apoiar a mãe alcoólatra, cujas aspirações de uma carreira musical falharam anos atrás. Patti e seu parceiro de rap e melhor amigo, Jheri, dividem o sonho da fama e fortuna, e de escapar de New Jersey para sempre, mas eles ainda não encontraram um produtor com as “batidas de fogo” que precisam. Ela resiste às provocações dos haters locais, e, inesperadamente, conhece um músico recluso metal-gótico chamado Basterd, que pode ser capaz de ajudar Patti a alcançar o sonho do estrelato e do sucesso no hip hop.

Os Parças

Chantageados e enganados por um ambicioso trambiqueiro (Oscar Magrini), Toinho (Tom Cavalcante), Ray Van (Whindersson Nunes), Pilôra (Tirullipa) e Romeu (Bruno de Luca) precisam organizar uma festa inesquecível de casamento sem nenhum dinheiro no bolso. Caso falhem, terão que lidar com o maior contrabandista da famosa rua 25 de Março em São Paulo, que é também o pai da noiva (Paloma Bernardi). 

A Estrela de Belém

Na mais nova animação da Sony Pictures Animation, A Estrela De Belém, um pequeno e destemido burro chamado Bo anseia por uma vida que vá além da cota diária de trabalho no moinho da vila. Um dia ele encontra coragem para fugir, e finalmente viver as aventuras que tanto sonhou. Em sua jornada, ele logo se alia a Ruth, uma ovelha adorável que se perdeu de seu bando; e a Dave, um pombo com aspirações grandiosas. E junto com 3 sábios camelos e outros animais excêntricos de um estábulo, Bo e seus novos amigos seguem uma misteriosa estrela e se tornam heróis improváveis na maior história já contada – o primeiro Natal.

Cromossomo 21

Dirigido e roteirizado por Alex Duarte, o longa-metragem se debruça sobre a rotina da jovem Vitória. E a rotina dela, na prática, é a igual a de todo jovem: ela estuda, vai às baladas, sai com as amigas, briga com a irmã, se queixa da mãe, se apaixona. Ela, no entanto, tem medo de perder a pessoa que ama, o namorado Afonso, por causa do preconceito da família dele. É questionadora, destemida e vai lutar por sua autonomia e seus ideais. Quem interpreta a protagonista é Adriele Pelentir, uma jovem com Síndrome de Down, formada em Nutrição pela Faculdade de São Luiz Gonzaga.

Atualizado em 30 Nov 2017.