Guia da Semana

Speed Racer e o seu carro, Mach 5, em ação.

Um jovem de apenas 18 anos anda despontando como um dos maiores pilotos da história, além de estar sendo cotado como uma grande promessa para o cinema. Não se trata de nenhum concorrente de Nelsinho Piquet, é Speed Racer, grande sensação da animação japonesa desde a década de 60, que chega às telas em 9 de maio pelas mãos dos irmãos Wachowski, em seu primeiro e aguardado filme após a trilogia de sucesso Matrix. Mas quem é esse personagem que anda chamando tanto a atenção?

O jovem piloto com cabelos à Elvis Presley nasceu nos quadrinhos Mach Go Go Go, do japonês Tatsuo Yoshida. As histórias foram tão bem sucedidas que Tatsuo e seus irmãos Kenji e Ippei logo compraram um estúdio de animação e decidiram fazer um desenho para a televisão. A partir de 1967, eles criaram um total de 52 episódios de 24 minutos cada, em duas temporadas, que fizeram um grande sucesso, e são exibidos até hoje. Ainda em 67, produtores americanos da Trans-Lux, percebendo logo que a série era uma grande promessa, decidiram apostar e trazer o personagem para o ocidente, nascendo assim o Speed Racer, como é conhecido por aqui.

Quem assistiu aos desenhos ou for conferir o filme, notará que Speed carrega em seu capacete um grande "M", e em sua camisa um "G". A primeira letra, que também está presente no carro, Mach 5, não se refere ao nome do veículo, mas ao original da família, Mifune, em homenagem ao ator japonês Toshiro Mifune. Speed, na verdade, se chama Go Mifune, e deste primeiro nome vem a origem da letra estampada no peito. Os americanos, pensando no lado comercial, decidiram mudar o nome dos personagens, entre outras coisas.

Apesar de o desenho exibido no Japão e no ocidente ser o mesmo, muita coisa foi modificada através da dublagem. No original, o protagonista era o carro, o Mach Go, mas cedeu seu lugar ao seu piloto. Go, aliás, significa "cinco" em japonês, e "vai" em inglês, criando um jogo de palavras, principalmente no título, Mach Go Go Go. Mesmo com as mudanças, os desenhos se mantiveram fiéis, já que o próprio Tatsunoko, estúdio dos irmãos Yoshida, fizeram a tradução dos diálogos e adaptação das músicas.

Speed é uma grande promessa do automobilismo, apesar de seu pai, Pops Racer, não querer que ele seja um piloto. Pops tem um motivo, ele já perdeu um filho, Rex Racer, para as pistas. Apesar disso, ele é um grande engenheiro de automóveis e criador do inacreditável Mach 5. Após um jogo de intrigas, Pops foi demitido e decidiu seguir seu projeto sozinho, com a ajuda de seu filho e do assistente, Sparky. Quando Speed recusa uma proposta para ir para uma grande equipe, passa a ser alvo de sabotagens. Com a ajuda da família e da namorada Trixie, uma excelente piloto de helicóptero, ele tentará se livrar dos vilões.

O jovem contará também com duas ajudas bastante especiais, a de seu irmão mais novo Gorducho, sempre junto ao seu fiel companheiro, o macaco Zequinha, além de enfrentar o misterioso Corredor X, seu rival das pistas, que na realidade é Rex, seu irmão desaparecido. E o carro ainda conta com funções especiais em botões de A a G, em que ele pode dar pulos, fechar o cockpit, eliminar barreiras no caminho com serras, entre outros.

Para o filme, os Wachowski quiseram abusar das cores e efeitos. Para isso, filmaram quase tudo em um fundo verde, criando a maioria dos cenários no computador. Para dar realismo, no entanto, o chimpanzé Zequinha e o próprio Mach 5 são reais. Contam, inclusive, que o primata teria mordido um dos atores durante as filmagens. Já o carro veio até o Brasil, para divulgação. Junto a ele veio o Green Energy, patrocinado pela Petrobras. A petrolífera brasileira investiu US$ 1 milhão para ter seu nome relacionado a uma equipe do filme. Desde que, no entanto, não seja pilotada por vilões e defenda a proteção à natureza.

Quem é quem em Speed Racer


Speed Racer (Emile Hirsch), ou Go Mifune, é o incansável piloto do Mach 5.
Trixie (Christina Ricci), ou Michi Shimura, é a namorada do herói, que traz ajuda dos céus, através de seu helicóptero.
Corredor X (Mattew Fox) é, na verdade, o irmão desaparecido de Speed, Rex Racer, ou Kenichi Mifune. É também agente da Interpol.
Gorducho (Paulie Litt), em inglês Spritle, em japonês Kuryo Mifune, é o caçula da família, que com seu chimpanzé, sempre entra nas aventuras.
Zequinha, em inglês Chim Chim, ou Senpei em japonês, é o companheiro de Gorducho, e interpretado por um chimpanzé real.
Pops Racer (John Goodman), ou Daiskee Mifune, é o engenheiro e ex-lutador, pai de Speed.
Sem nome no ocidente, a mãe de Speed (Susan Sarandon), é chamada no Japão de Aya Mifune.
Sparky (Kick Gurry), ou Sabu, é o mecânico da família, especializado nos motores do Mach 5.


Atualizado em 6 Set 2011.