Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

Guia do cinema em SP - 03 a 08/09

Confira um roteiro com o melhor das salas, mostras e novidades do universo cinematográfico.

Mostra de filmes de Alain Resnais exibe o raro Loin du Vietnam (Divulgação)

São Paulo é uma cidade cheia de cinéfilos ávidos por bons filmes. Por isso, o Guia da Semana preparou um roteiro com algumas exibições que não podem ficar de fora da sua agenda e que vão muito além dos blockbusters e das estreias.

Aqui, selecionamos o melhor das salas, mostras e novidades do universo cinematográfico. Filmes que muitas vezes não estão na lista de maiores bilheterias, mas que com certeza ainda valem a pena serem assistidos, por causa do diretor, do ator, da atriz, do roteiro ou por ser um filme histórico.

>> As 10 melhores salas de cinema de São Paulo
>> Confira o Top 10 de bilheteria do fim de semana
>> Saiba quais as estreias da semana

Nesta semana, o Cine Olido apresenta duas mostras, uma sobre o cineasta da boca do lixo Clery Cunha e outra sobre Sidney Lumet, do clássico Doze Homens e uma Sentença. Confira!

Alain Resnais
A Cinemateca Brasileira apresenta ao longo do mês de setembro uma retrospectiva em homenagem ao cineasta francês Alain Resnais, que completou neste ano 90 anos de idade. A programação traz boa parte de sua carreira, apresentando desde seus primeiros trabalhos, como os curtas Van Gogh (1948) e Noite e neblina (1955), a clássicos como Hiroshima meu amor, Muriel e A guerra acabou.

A Rede de Intrigas de Sidney Lumet
Conhecido pelo clássico Doze Homens e uma Sentença, o diretor norte-americano Sidney Lumet ganha retrospectiva no Cine Olido, até quinta-feira. Com mais de 40 filmes lançados, Lumet, falecido ano passado, fez tramas complexas e cheias de intrigas. A programação da mostra traz títulos como Rede de Intrigas,Um dia de Cão, Vidas em Fuga, entre outros.

Cinema da Boca: Clery Cunha
O diretor e ator Clery Cunha é um dos remanescentes do cinema da Boca do Lixo e tem sua obra revisitada, também no Cine Olido, a partir desta sexta, 07 de setembro. Com mais de cinco décadas de carreira, a programação exibe filmes do autor comoJoelma 23º andar, com Beth Goulart, e Eu faço... elas sentem, com Antônio Fagundes.

Georges Méliès
Quem já assistiu ao filme A Invenção de Hugo Cabret pode ver um pouco sobre os últimos momentos de Georges Méliès, conhecido como o “pai dos efeitos especiais”. Outra oportunidade de saber mais sobre o artista é na exposição que acontece até 16 de setembro, no MIS, que traz cartazes, desenhos, figurinos originais e a exibição de 11 de seus filmes.

Tutto Fellini
A mostra Tutto Fellini continua no SESC Pinheiros. Quem passar por lá confere um panorama da obra do cineasta italiano, conhecido pelo seu genial trabalho em clássicos como Oito e Meio e A Doce Vida.Estão expostos fotografias de bastidores, desenhos feitos pelo diretor, entrevistas, trechos de filmes e vários documentos inéditos até 16 de setembro.

Diversidade em Cena - Agora é que são elas
O Cinusp recebe, durante o mês de setembro, uma mostra só com filmes voltados ao universo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Diversidade em Cena, mergulha no universo homossexual feminino através de diferentes histórias afetivas entre mulheres. Na programação, filmes como Tomboy, Minhas Mães e Meu Pai e Infâmia.


Atualizado em 6 Set 2012.

Mais notícias

Saiba como assistir ao Oscar 2021 na TV e Internet

Cinema

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema