Guia da Semana

São Paulo é uma cidade cheia de cinéfilos ávidos por bons filmes. Por isso, o Guia da Semana preparou um roteiro com algumas exibições que não podem ficar de fora da sua agenda e que vão muito além dos blockbusters e das estreias.

Aqui, selecionamos o melhor das salas, mostras e novidades do universo cinematográfico. Filmes que muitas vezes não estão na lista de maiores bilheterias, mas que com certeza ainda valem a pena serem assistidos, por causa do diretor, do ator, da atriz, do roteiro ou por ser um filme histórico.

>> As 10 melhores salas de cinema de São Paulo
>> Saiba quais as estreias da semana

Nesta semana rola uma mostra com filmes produzidos pelo Estúdio Babelsberg, que completa 100 anos, sessões gratuitas na Praça Victor Civita e a 8ª edição do Festival de Cinema Italiano. Confira!

8º Festival de Cinema Italiano
Em sua 8ª edição, o Festival de Cinema Italiano traz uma programação com filmes contemporâneos e uma retrospectiva dos trabalhos do ator Giancarlo Giannini. Nesta semana, as sessões gratuitas acontecem na FAAP com títulos como Como é Belo Fazer Amor e Pasqualino Sete Belezas, além da presença do ator Giannini, na quinta-feira, às 11h.

Cine na Praça
Terceiro ciclo do projeto tem como tema Cinema e Música e exibe filmes nacionais e internacionais em sessões gratuitas, na Praça Victor Civita. Todas as quintas-feiras a programação traz um curta e um longa-metragem. Nesta semana é a vez do curta Tim Maia/ Mutantes e do longa Across The Universe.

Centenário do Estúdio Babelsberg
O estúdio alemão Babelsberg completa 100 anos de fundação em 2012 e, para celebrar a data, o Cine Olido realiza uma mostra especial com clássicos que vão desde o expressionismo alemão, como O Gabinete do Dr. Caligari e Dr. Mabuse, o Jogador até os recentes Bastardos Inglórios e V de Vingança.

Centenário Nelson Rodrigues
A Cinemateca homenageia o escritor Nelson Rodrigues com uma programação de filmes baseados em sua obra. Boa oportunidade de assistir a raridade Engraçadinha Depois dos 30, em versão restaurada pela própria Cinemateca, e Meu destino é pecar, de Manuel Peluffo, primeiro filme adaptado de um texto do escritor.

Ciclo de Filmes Alemães
Todas as quartas-feiras, às 20h, o Club Transatlântico faz sessões gratuitas com o melhor do cinema alemão contemporâneo, em parceria com o Goethe-Institut e apoio da Estapar. Nesta semana rola Rubbeldiekatz, com direção de Detlev Buck.


Os Musicais
Esta é a última semana para conferir a programação de musicais da Biblioteca Pública Roberto Santos. As sessões são gratuitas e ainda é possível ver Cabaré, Oito Mulheres e o clássico Dançando no Escuro.

Atualizado em 30 Nov 2012.