Guia da Semana

A 36ª Mostra Internacional de Cinema acontece entre 19 de outubro e 2 de novembro, em 28 locais diferentes da capital como Espaço Itaú de Cinema, CineSESC, Cinemark e Cine Livraria Cultura.

>> Saiba onde comprar ingressos para a Mostra de Cinema
>> Confira as estreias no cinema

Neste ano, a programação traz mais de 350 filmes de 60 países que são apresentados em cinco seções: Competição Novos Diretores, Perspectiva Internacional, Retrospectivas, Apresentações Especiais e Mostra Brasil.

Os ingressos jã estão à venda de forma individual e em pacotes com várias sessões. E com tanta opção, fica até difícil saber o que assistir. Selecionamos os destaques da Mostra 2012 e os filmes que você não pode perder. Confira!

Nacionais

O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho

Com mais de 60 filmes brasileiros, a Mostra 2012 exibe os documentários inéditos Francisco Brennand, de Mariana Brennand Fortes, sobrinha-neta do artsita plástico pernambucano; e Paixão e Acaso, de Domingos Oliveira.

Aparecem na programação também os elogiados Colegas, de Marcelo Galvão, vencedor do Festival de Gramado deste ano; O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, vencedor do Festival do Rio; Era uma vez eu, Verônica, de Marcelo Gomes, vencedor do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; A Memória que Me Contam, de Lucia Murat, inspirado em Vera Silvia Magalhães, ex-guerrilheira que participou do sequestro do embaixador norte-americano em 1969; e Pernamcubanos, de Nilton Pereira.

Internacionais

Liv & Ingmar – Uma História de Amor, de Dheeraj Akolkar

Na programação de filmes internacionais há títulos de mais de 60 países e destaques de grandes festivais como Veneza e Cannes. Entre eles, o inédito Canção para o Meu Pai, do israelense Amos Gitai que participa da Mostra com workshop na FAAP; Um Alguém Apaixonado (Festival de Cannes 2012), do iraniano Abbas Kiarostami que também vem ao Brasil; Frankenweenie, o mais recente de Tim Burton; Hannah Arendt, de Margarethe Von Trotta; Liv & Ingmar – Uma História de Amor, do indiano Dheeraj Akolkar, sobre a relação da atriz Liv Ullmann, estrela do filme Persona, e do diretor Ingmar Bergman que a dirigiu em 42 filmes, além de terem vivido um romance.

Rola ainda uma seleção de produções latino-americanas com novos diretores como A Aposentada, primeiro longa-metragem do chileno Jairo Boisier; Fogo, da mexicana Yulene Olaizola; e Os Selvagens, do argentino Alejandro Fadel.

Especiais
Além dos filmes exibidos nas retrospectivas dos diretores homenageados do ano, Andrei Tarkóvski, o ucraniano Sergei Loznitsa e o japonês Minoru Shibuya, a Mostra contempla clássicos do cinema como Nosferatu, de F. W. Murnau (1922), um dos pioneiros do gênero terror, em exibição especial no dia 02 de novembro, no Parque do Ibirapuera, com trilha sonora executada ao vivo por uma orquestra regida pelo Maestro alemão Pierre Oser; Lawrence da Arábia, de David Lean (1962); Coronel Blimp - Vida E Morte, de Michael Powell e Emeric Pressburger (1943); e Tubarão, de Steven Spielberg (1975).


Tubarão, de Steven Spielberg

Outras exibições especiais acontecem em homenagem ao jovem diretor português Miguel Gomes, com três longas e cinco curtas-metragens na grade, como A Cara Que Mereces (2004); Aquele Querido Mês de Agosto (2008), vencedor do Prêmio da Crítica na 32ª Mostra; e seu último filme, Tabu (2012), ganhador dos prêmios Alfred Bauer e FIPRESCI no último Festival de Berlim. Alma Corsária, do brasileiro Carlos Reichenbach, também aparece na programação em homenagem ao diretor falecido recentemente; e o clássico Raros Sonhos Flutuantes, do japonês Eizo Sugawa, um dos diretores preferidos de Carlão.

Por Mariana Morais

Atualizado em 18 Out 2012.