Guia da Semana

O Rio de Janeiro recebe, entre os dias 02 e 11 de agosto, a 21ª edição do Festival Internacional de Animação do Brasil, o Anima Mundi 2013. O evento, que também ocorre em São Paulo na semana seguinte, exibirá 510 filmes, de 53 países, além de palestras e as famosas oficinas de animação.

+ Confira a agenda do Anima Mundi Rio 2013
+ Relembre os destaques da Comic Con 2013

+ Confira as estreias da semana nos cinemas

Tendo como base a Fundição Progresso, também haverá exibições no Oi Futuro Ipanema e no Cine Odeon BR. Confira os destaques da programação:

Convidados especiais

Entre os convidados da 21ª edição, estão as animadoras canadenses Wendy Tilby e Amanda Forbis - que concorreram ao Oscar 2012 pelo curta 'Wild Life' -, e o artista conceitual e ilustrador americano Andrew Probert, responsável pela criação de designs para longas como 'De volta para o futuro' e 'Jornada nas Estrelas'.

Também destaque para o americano Chris Wedge, um dos criadores da Blue Sky e vencedor do Oscar em 1999 com o curta 'Bunny', além de assinar a direção de filmes como 'A Era do Gelo'. Do Brasil, Ennio Torresan fala de seus trabalhos no conceituado estúdio DreamWorks, onde participou da criação de 'Madagascar' e 'Kung Fu Panda'.

Anima Forum

Entre 6 e 9 de agosto, a Fundição também vai abrigar o 7º Anima Forum, evento responsável por uma série de feitos recentes no mercado de animação, como o surgimento de linhas de incentivo e financiamento para a produção nacional.

A mesa-redonda de abertura (Indústria Criativa e Animação Cultural), por exemplo, contará com Sergio Sá Leitão, secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro e presidente da Rio Filme, Juca Ferreira, ex-ministro e secretário municipal de Cultura de São Paulo, Leopoldo Nunes (Secretaria do Audiovisual) e os animadores Kiko Mistrorigo (ABPITV) e Rosaria (ABCA).

Oscar

Pelo segundo ano, o festival será autorizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas a qualificar um filme para o Oscar de melhor curta-metragem de animação.

Sessões infantis

Pela primeira vez, as sessões infantis serão divididas em duas categorias: para crianças menores de oito anos (com dublagem feita especialmente para o evento) e para maiores de oito anos (legendadas).

Olho Neles

A sessão não-competitiva terá dois programas de curtas que representam novas tendências da animação nacional. A ideia é incentivar ainda mais o talento do profissional brasileiro.

Angry Birds

No dia 4, Peter Vesterbacka, criador da franquia ‘Angry Birds’ e de mais de 50 outros jogos eletrônicos, dará uma palestra no festival sobre o fenômeno.

Prêmio BNDES

Pela primeira vez, o BNDES dará um prêmio para a Melhor Animação Brasileira, no valor de R$ 10 mil. O filme será escolhido pelo público em todas as sessões do festival no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Mostras Especiais

Entre as mostras especiais que complementam a programação, estão um panorama de animação polonesa, com três programas de filmes produzidos no país nas últimas cinco décadas, e também uma retrospectiva da polêmica dupla Spike & Mike.

Oficinas

De segunda a domingo, entre 13h e 19h, a Fundição terá diversas oficinas gratuitas, como massinha, areia e película.

Por Marco Sá

Atualizado em 9 Ago 2013.