Guia da Semana

A quinta edição do In-Edit Brasil acontece entre 3 e 12 de maio em cinco salas de cinema de São Paulo: Cine Olido, CineSESC, Matilha Cultural, Cinemateca e MIS o inglês Dick Fontaine, diretor do departamento de Documentário na National Film and Television School e o primeiro produtor a abrir espaço na TV para os Beatles e a introduziu o documentário para as massas popularizando o jazz e o hio hop.

+ Confira as estreias da semana
+ Veja a programação do circuito alternativo de cinema em SP

Além do panorama de Dick Fontaine com a exibição de filmes como Art Blakey – The Jazz Messenger, Betty Carter: New All The Time e Who's Crazy - David, o In-Edit traz os brasileiros Jards, de Eryk Rocha, que mergulha no processo criativo de Jards Macalé; Música Serve Para Isso: Uma Historia Dos Mulheres Negras, de Bel Bechara e Sandro Serpa, que mostra como se formou o Mulheres Negras, dupla formada por André Abujamra e Maurício Pereira, na década de 1980.


Searching for a Sugar Man foi premiado no Oscar 2013

Quem também aparece na programação é o premiado no Oscar 2013, Searching for Sugar Man, de Malik Bendjelloul, que conta a história de Jesus “Sixto” Rodriguez que grava dois álbuns na década de 70 e desaparece. Seu trabalho misturava rock, folk e política e influenciou artistas como Bob Dylan, Beatles e Rolling Stones.

Já em A Film About Kids and Music. Sant Andreu Jazz Band, o espanhol Ramon Tort, vencedor do In-Edit Barcelona, conta a história de uma orquestra que reúne meninos e meninas entre 6 e 18 anos em um repertorio de jazz clássico que chega aos auditórios mais importantes do país. Outro destaque é Glastopia, de Julien Temple, que faz uma viagem em um dos maiores festivais de música da atualidade, o Glastonbury.


Documentário fecha trilogia sobre o músico Neil Young

Neil Young: Journeys, do aclamado diretor americano Jonathan Demme, fecha uma trilogia de documentários sobre Neil Young, que inclui “Neil Young: Heart of Gold” e “Neil Young Trunk Show”. Desta vez, ele mostra a cidade em que o astro do folk passou sua infância, Omemee, em Ontario, e acompanha as duas noites do show solo do cantor no mítico Massey Hall em Toronto. Quem gosta de hip hop vai curtir o Planet Rock: The Story of Hip Hop and the Crack Generation, de Richard Lowe e Martin Torgoff. O documentário conta com depoimentos de rappers como Snoop Dogg, RZA, Freeway Rick Ross e Ice-T, que revelam as entranhas da juventude negra americana junto com as drogas e a música.

Confira a programação completa de cada sala:
Cine Olido
CineSESC
Matilha Cultural
Cinemateca
MIS

Atualizado em 26 Abr 2013.