Guia da Semana



Algum tempo atrás, postei no meu blog sobre a minha expectativa da chegada do filme 300, a adaptação cinematográfica da graphic novel de mesmo nome criada por Frank Miller ( Sin City).

Como primeiro passo para me preparar para a chegada do filme, encomendei a graphic novel para assim ter um melhor senso de comparação entre as obras (graphic novel e o longa). Foi algo que senti falta quando assisti Sin City - A Cidade do Pecado, que eu considero uma excelente obra cinematográfica, mas que eu não tinha tido um contato anterior com a obra literária. Na verdade, foi o filme Sin City que me deixou apaixonado pela obra do Frank Miller e que me fez ficar antenado nas suas publicações e adaptações para a telona.

300 de Esparta conta a história dos honrados guerreiros espartanos que, liderados pelo rei Leônidas, conseguiram resistir a uma invasão de centenas de milhares de Persas sob o comando do tirano rei Xerxes, travando no Desfiladeiro das Termópilas uma das mais sangrentas e heróicas batalhas da história da humanidade. Caso queira saber mais sobre esta batalha, encontrei bastante material para entender melhor o histórico, na wikipédia.

Ao receber em casa o pacote tão esperado, me espantei com o tamanho da caixa, a edição que comprei veio no formato widescreen, para um maior deleite de minha leitura, e melhor poder analisar os traços que compõem a obra.

Uma leitura agradável e emocionante: foi essa a minha impressão ao terminar o primeiro capítulo, que nos ajuda a conhecer os personagens e o início desta histórica batalha. Ao longo dos próximos capítulos, a tensão foi tomando conta do enredo e ao mesmo tempo, aprendemos um pouco de história, táticas de guerra, honra e glória.

Após a leitura da graphic novel, não poderia ser diferente: a expectativa pelo filme aumentou. E muito! Como sempre estou antenado e plugado na internet, notícias dos bastidores não param de chegar: trechos do filme, trailers e algumas imagens já estão a solta por aí a mais ou menos um mês de seu lançamento.

Ao assistir aos trechos recém-lançados, a primeira impressão é de que mais uma vez, serei surpreendido por uma bela obra cinematográfica. Os detalhes que vi espalhados pela internet, me recordam as imagens pintadas sobre as páginas lidas recentemente. A riqueza de detalhes do filme nos mostra que o que vamos ter pela frente é mesmo uma adaptação fiel e digna de seus autores.

Agora é só esperar a chegada à telona, encher o balde de pipoca e sair de lá com a certeza de um trabalho bem feito. Um filme cativante, emocionante e bem executado.

Na próxima coluna, que deverá sair, após o lançamento do filme aqui no Brasil, eu conto como foi a minha experiência na sala, cara a cara com a telona. E como todo bom filme que tem uma continuação tão aguardada:

"To be continued ..."

Fotos: Divulgação Warner Bros e Editora Devir

Quem é o colunista: Gui Horácio, é um jovem que nasceu no interior de SP e teve a maior parte de sua infância percorrendo o Brasil. Fixado na capital desde 1998, é uma pessoa tranqüila, que gosta do que faz e faz o que gosta. Sabe aonde quer chegar. Apaixonado pela vida, amigo para todas as horas. Curioso nato, está sempre atento aos últimos lançamentos, quer sejam do cinema, música ou tecnologia. Cinéfilo desde a infância, adora ir ao cinema ou juntar a turma em casa para as famosas "Movie Sessions". Curte muito viajar, conhecer novos lugares e pessoas além de seu hobby por fotografia.

O que faz: Formado em Administração de Empresas, trabalha há mais de 2 anos como Mídia On-line.

Pecado gastronômico: Sashimi ou Churrasco ? Eis a questão!

Melhor lugar de São Paulo: Minha casa do coração, o Estádio do Morumbi.

Fale com ele ou acesse o blog dele: [email protected] e http://guihoracio.blogspot.com.

Atualizado em 6 Set 2011.