Guia da Semana

Christian Bale é o Batman em O Cavaleiro das Trevas.

Com a chegada de julho e as férias escolares, os cinemas prometem grandes atrações para proporcionar o melhor aos exigentes espectadores durante todo o mês. Ainda mais porque, apesar do frio que ronda o Brasil, é verão nos EUA. Com isto, prepare-se para uma enxurrada de títulos que entrarão em cartaz todas as semanas até o início de agosto, em uma lista que vai de super-heróis frustrados a caçadores de múmias, passando por viagens ao espaço, ao centro da Terra e com o a presença do esperado Cavaleiro das Trevas, o novo da franquia de Batman.

É em uma inspiração de Julio Verne que vem uma das primeiras aventuras do mês. No dia 11 de julho* estréia Viagem ao Centro da Terra - O Filme, que conta com Bredan Fraser no papel de um geólogo que tem a chance de visitar a montanha em que seu irmão sumiu anos antes. Porém, ele terá de levar o sobrinho rebelde e os dois irão parar no centro do planeta. Para quem prefere aventuras brasileiras, o mesmo fim de semana vai proporcionar quatro delas em uma. Em Pequenas Histórias, Marieta Severo vive uma contadora de histórias que narra quatro episódios passados em Minas Gerais.

Já em A Ilha da Imaginação, que estréia no dia 18 de julho*, Abigail Breslin é fã dos livros de um aventureiro. Quando seu pai desaparece, ela decide pedir a ajuda para a escritora, vivida por Jodie Foster, que é solitária e mal sai de sua casa. O filme, no entanto, concorrerá com a grande estréia do mês, O Cavaleiro das Trevas. No novo Batman, o herói irá enfrentar o Coringa, vivido por Heath Ledger, que morreu pouco depois das filmagens. Para o duelo, o homem-morcego contará com o apoio do comissário Gordon e de Harvey Dent, que no futuro se tornará o Duas Caras.

Fox Mulder e Danna Scully estão de volta em Arquivo X - Eu Quero Acreditar.

E não é só o super-herói que está de volta. Em 25 de julho* os agentes Danna Scully e Fox Mulder também retornam em Arquivo X: Eu Quero Acreditar. Porém, eles não são mais agentes, já que o FBI fechou o departamento. E, quando acontecem fatos misteriosos, eles relutam em rememorar o passado. Na mesma data chega o brasileiro Era Uma Vez..., do diretor de 2 Filhos de Francisco. Nele, um jovem da favela, vivido por Thiago Martins, precisa enfrentar tudo pelo seu amor por uma menina rica. Bem diferente é o caso da animação Space Chimps - Micos no Espaço, em que três macacos decidem se tornar astronautas.

Já no fim das férias, em 1º de agosto* estréia mais uma aventura de Bredan Fraser. Em A Múmia - Tumba do Imperador Dragão, seu personagem e o filho, já adulto, terão de lutar contra um imperador chinês que pretende ressucitar seus 10 mil soldados, os Guerreiros de Xian. Já em Quebrando Regras, um jovem desestruturado tenta fugir da luta livre, mas sempre é levado para ela, até que seus amigos e sua família passam a ser ameaçados se ele se recusar a enfrentar os ringues.

O herói de Will Smith tira um cochilo em Hancock.

E para começar a temporada, duas grandes produções bastante faladas estréiam neste 4 de julho*. A nova animação da DreamWorks promete causar um "pandamônio" nos cinemas. Em Kung Fu Panda, um simpático e preguiçoso urso tem que usar suas artes marciais para lutar contra um terrível inimigo. Enquanto isso, em Los Angeles, o também preguiçoso e nem um pouco simpático super-herói Hancock acaba com o crime e com a cidade. Agora, ele terá de contratar um relações-publicas para cuidar de sua imagem.

Para quem não gosta apenas de blockbusters, o fim de semana também reserva dois grandes sucessos da crítica. Em Do Outro Lado, um jovem alemão vai a Istambul para tentar achar a filha da ex-namorada de seu pai. O que ele não sabe é que ela vive na Alemanha, fugida de seu país por atividades políticas. Já O Escafandro e a Borboleta conta a história real de um jornalista que teve o corpo todo paralisado por um derrame, mas que conseguiu escrever um livro com movimentos dos olhos. Enquanto o primeiro filme foi o candidato da Alemanha para o Oscar, o segundo recebeu uma indicação de melhor diretor. Agora é só fazer a lista e boas férias!

* datas fornecidas pelas distribuidoras e sujeitas a alteração sem aviso prévio.

Atualizado em 6 Set 2011.