Guia da Semana

Mais do que uma grande trilogia nos cinemas, o Senhor dos Anéis é uma das maiores obras de ficção do Século XX. Uma pesquisa comandada pelo escritor James Chapman, comprovou que o livro de Tolkien é a quarta obra literária mais lida do mundo, atrás da Bíblia Sagrada, do Livro Vermelho, de Mao Tsé Tung, e da Saga Harry Potter, respectivamente.

+ Veja quais são os filmes que estão em cartaz nos cinemas
+ Saiba mais sobre o Hobbit - Uma Jornada Inesperada

Mas antes da Sociedade do Anel partir para salvar a Terra Média, Tolkien contou a história de Bilbo Bolseiro, um pequeno hobbit, um ser de baixa estatura e pés peludos no livro infantil O Hobbit.

Quase dez anos depois do lançamento do último filme de O Senhor dos Anéis, a trilogia do Hobbit chega as telonas contando como toda a aventura do Um Anel começou.

O Guia da Semana preparou uma lista com algumas da leituras obrigatórias para os fãs de Senhor dos Anéis lerem antes de ver as aventuras de Bilbo Bolseiro nos cinema. Confira:

Escrito por Tolkien para seus filhos, o Hobbit é um livro muito mais fácil de ser lido que Senhor dos Anéis, além de ser mais dinâmico e divertido. Na história, o hobbit Bilbo Bolseiro é convocado por Gandalf a se juntar a uma companhia de 13 anões para uma jornada até a Montanha Solitária, onde tentarão recuperar as terras e tesouros que foram roubados pelo dragão Smaug. No caminho, o pequeno ser acaba adquirindo um estranho anel que torna invisível todos aqueles que o usam.

Muita gente estranhou quando foi anunciado que o O Hobbit seria uma trilogia, afinal o livro tem apenas cento e poucas páginas. Acontece que Peter Jackson já anunciou que preencheu o roteiro do longa com diversos trechos extras de outras obras e anotações de Tolkien, como o Conselho Branco (veja imagem aqui), que aparece em O Silmarrilion.

Estranhou que, ao contrário de O Senhor dos Anéis, os animais em O Hobbit falam e tem personalidade? Tudo isso foi influência de C.S. Lewis, autor de As Crônicas de Narnia e grande amigo de Tolkien. Este livro mostra como a amizade entre os dois acabou por afetar algumas das maiores obras que eles escreveram.

Você é do tipo que não gosta de ler livros sem figuras? Então essa versão em quadrinhos é a versão ideal para você. Agora se você só é fã de HQs vai se deliciar com as lindas ilustrações dessa graphic novel que traz uma versão mais inocente e colorida da Terra-Média do que a mostrada por Peter Jackson nos cinemas.

Por Edson Castro

Atualizado em 10 Dez 2013.