![]() |
Cegueira, de Fernando Meirelles, é um dos filmes mais aguardados do ano |
O cinema brasileiro anda em alta em 2008. Já perto do final de fevereiro, Meu Nome Não é Johnny segue como o segundo filme mais visto no ano. Além disso, o mais visto do ano anterior, Tropa de Elite, volta em cartaz em 50 salas depois de conquistar o Urso de Ouro em Berlim, um dos três mais importantes prêmios do cinema. A vitória de José Padilha pode abrir ainda mais as portas do cinema nacional no exterior, além de diminuir o preconceito que o brasileiro tem pelos filmes feitos por aqui. Porém, o ano ainda está no começo e tem muitos filmes para serem lançados, confira alguns!

O novo filme da diretora de Bicho de Sete Cabeças, Laís Bodanzky, chega em 21 de março. Com Leonardo Villar, Tonia Carreiro, Paulo Vilhena e Cássia Kiss, Chega de Saudade mostra uma noite em um tradicional baile em São Paulo, desde a abertura, no final da tarde, até a saída do último cliente, de forma que o espectador se sente, ele mesmo, presente no local. Com participação especial de Elza Soares, como ela mesma, o filme foi bastante aplaudido em sua exibição no Festival de Brasília, levando os prêmios de melhor direção e roteiro, além do júri popular.

O polêmico filme do diretor marginal Júlio Bressane está previsto para chegar aos cinemas em maio. Cleópatra causou bastante furor durante o Festival de Brasília ao se sagrar vencedor. Enquanto alguns apoiaram a premiação, outros chegaram a vaiar o anúncio do resultado, preferindo que o troféu fosse para Chega de Saudade. O longa, que conta a história da famosa rainha do Nilo sob uma ótica mais ocidental, é protagonizado por Alessandra Negrini e Miguel Falabella e teve sua estréia mundial no Festival de Veneza, um dos mais importantes do mundo.

Outra produção bastante aguardada para o próximo semestre é o novo filme de Fernando Meirelles. Cegueira é a adaptação do livro do português José Saramago, Ensaio Sobre a Cegueira, e conta com as atuações de Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover e Alice Braga. Em uma co-produção entre Brasil, Japão e Canadá, o filme fala sobre uma misteriosa epidemia que deixa praticamente todos os seres humanos cegos. Com orçamento de US$20 milhões, o longa teve suas filmagens em Toronto, Montevidéu e São Paulo, e deve estrear em setembro.
Confira também outros lançamentos no cinema nacional para 2008: Março ? Sem data - Nome Próprio ? 07 - Fim da Linha ? 14 - Ainda Orangotangos ? 14 - O Banheiro do Papa ? 14 - Juízo ? 21 - Castelar e Nelson Dantas no País dos Generais Abril ? Sem data - Deserto Feliz e Falsa Loira ? 04 - Maré, Nossa História de Amor ? 04 - Bodas de Papel ? 18 - Pequenas Histórias ? 18 - A Guerra dos Rocha Maio ? Sem data - Orquestra dos Meninos Junho ? 11 - Didi e a Pequena Ninja 2º Semestre ? Era uma Vez... |
* Datas de estréia fornecidas pelas distribuidoras e sujeitas a alteração sem aviso prévio.
Atualizado em 6 Set 2011.