Guia da Semana

Cegueira, de Fernando Meirelles, é um dos filmes mais aguardados do ano

O cinema brasileiro anda em alta em 2008. Já perto do final de fevereiro, Meu Nome Não é Johnny segue como o segundo filme mais visto no ano. Além disso, o mais visto do ano anterior, Tropa de Elite, volta em cartaz em 50 salas depois de conquistar o Urso de Ouro em Berlim, um dos três mais importantes prêmios do cinema. A vitória de José Padilha pode abrir ainda mais as portas do cinema nacional no exterior, além de diminuir o preconceito que o brasileiro tem pelos filmes feitos por aqui. Porém, o ano ainda está no começo e tem muitos filmes para serem lançados, confira alguns!

No último dia de fevereiro chega às telas o primeiro trabalho de direção do ator Miguel Falabella. Polaróides Urbanas é a adaptação para o cinema da peça Como Encher um Biquíni Selvagem, também de Falabella. O filme, que tem Marília Pêra no papel que havia sido de Cláudia Gimenez no teatro, fala sobre um grupo de mulheres com diversos problemas em suas vidas pessoais. As histórias delas se encontrarão através da terapeuta interpretada por Natália do Vale, que não é capaz de solucionar nem mesmo seus próprios dilemas.

O novo filme da diretora de Bicho de Sete Cabeças, Laís Bodanzky, chega em 21 de março. Com Leonardo Villar, Tonia Carreiro, Paulo Vilhena e Cássia Kiss, Chega de Saudade mostra uma noite em um tradicional baile em São Paulo, desde a abertura, no final da tarde, até a saída do último cliente, de forma que o espectador se sente, ele mesmo, presente no local. Com participação especial de Elza Soares, como ela mesma, o filme foi bastante aplaudido em sua exibição no Festival de Brasília, levando os prêmios de melhor direção e roteiro, além do júri popular.

Para 11 de abril está prevista a chegada do vencedor da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Estômago. O filme é uma comédia de humor negro sobre um nordestino que acaba de chegar a uma metrópole. Com habilidades na cozinha, o homem vivido pelo ator João Miguel vai conquistando a todos por onde quer que passe, seja em um boteco, em um requintado restaurante ou na prisão. Com pulos na cronologia, o filme mostra o que fez com que o cozinheiro fosse condenado, e conta com a participação especial do músico Paulo Miklos.

O polêmico filme do diretor marginal Júlio Bressane está previsto para chegar aos cinemas em maio. Cleópatra causou bastante furor durante o Festival de Brasília ao se sagrar vencedor. Enquanto alguns apoiaram a premiação, outros chegaram a vaiar o anúncio do resultado, preferindo que o troféu fosse para Chega de Saudade. O longa, que conta a história da famosa rainha do Nilo sob uma ótica mais ocidental, é protagonizado por Alessandra Negrini e Miguel Falabella e teve sua estréia mundial no Festival de Veneza, um dos mais importantes do mundo.

Para o segundo semestre, há grandes expectativas para o cinema nacional. Uma das maiores é A Encarnação do Demônio, novo filme de Zé do Caixão. O aguardado longa é o primeiro trabalho de direção de José Mojica Marins em duas décadas, além de ser seu primeiro filme feito com incentivo fiscal e com grande produção. Orçado em R$1 milhão, o filme mostra o coveiro Zé do Caixão 30 anos depois, ainda tentando encontrar a mulher que lhe dará o filho perfeito. Previsto para ser lançado entre agosto e outubro, o longa é o último trabalho em cinema do ator Jece Valadão.

Outra produção bastante aguardada para o próximo semestre é o novo filme de Fernando Meirelles. Cegueira é a adaptação do livro do português José Saramago, Ensaio Sobre a Cegueira, e conta com as atuações de Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover e Alice Braga. Em uma co-produção entre Brasil, Japão e Canadá, o filme fala sobre uma misteriosa epidemia que deixa praticamente todos os seres humanos cegos. Com orçamento de US$20 milhões, o longa teve suas filmagens em Toronto, Montevidéu e São Paulo, e deve estrear em setembro.

Confira também outros lançamentos no cinema nacional para 2008:
Março
? Sem data - Nome Próprio
? 07 - Fim da Linha
? 14 - Ainda Orangotangos
? 14 - O Banheiro do Papa
? 14 - Juízo
? 21 - Castelar e Nelson Dantas no País dos Generais

Abril
? Sem data - Deserto Feliz e Falsa Loira
? 04 - Maré, Nossa História de Amor
? 04 - Bodas de Papel
? 18 - Pequenas Histórias
? 18 - A Guerra dos Rocha

Maio
? Sem data - Orquestra dos Meninos

Junho
? 11 - Didi e a Pequena Ninja

2º Semestre
? Era uma Vez...

* Datas de estréia fornecidas pelas distribuidoras e sujeitas a alteração sem aviso prévio.

Atualizado em 6 Set 2011.