Guia da Semana

Sabe aquele filme clássico, que passa toda semana na Sessão da Tarde e que traz um sentimento de nostalgia? Boa parte deles faz parte da leva de filmes dos anos 90, como os famosos Esqueceram de Mim e Edward Mãos de Tesoura.

Por isso, o Guia da Semana separou uma lista com dez dos melhores filmes dos anos 90 para você matar um pouco da saudade daquela época. Confira:

Uma Linda Mulher (1990)

Praticamente a Cinderela dos anos 90, “Uma Linda Mulher” foi tema de muitos casais na época. O longa conta a história da prostituta Vivian Ward (Julia Roberts), que é contratada por Edward Lewis (Richard Gere) para ser sua acompanhante por uma semana. Neste período, ela se transforma em uma elegante jovem para poder acompanhá-lo em seus compromissos sociais, mas os dois começam a se envolver e a relação de negócios se transforma em uma grande paixão.

Esqueceram de mim (1990)


“Esqueceram de Mim” é um clássico de Natal dos anos 90 (tema recorrente na época). O filme conta a história de um menino chamado Kevin (Macaulay Culkin) que é esquecido por sua família que viaja para Paris para passar o Natal. Ele fica sozinho em casa e passa por muitas aventuras até a volta dos pais. O filme ainda conta com mais três versões.

Edward Mãos de Tesoura (1990)


O filme retrata a história de um jovem chamado Edward (Johnny Depp), que foi criado com lâminas no lugar das mãos. Ele evita o contato com os humanos e passa a usar suas mãos para podar árvores e cortar cabelos. Enquanto algumas pessoas o adoram, outras abusam de sua inocência. Com certeza a história de Edward segue emocionando muitos espectadores até hoje!

O Sexto Sentido (1999)


O filme “O Sexto Sentido” assustou muita gente nos cinemas em 1999. O longa conta a história do psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis), que aceita o caso do menino Cole Sear (Haley Joel Osment) que sempre está com medo e diz ter visões de pessoas mortas. Enquanto isso, o médico tenta se recuperar de um trauma, pois um dos seus pacientes se suicidou na sua frente.

O Rei Leão (1994)


Para os fãs de animações, “O Rei Leão” com certeza está no topo da lista dos melhores. O filme foi um grande sucesso de bilheteria na época, com cerca de US$ 420 milhões arrecadados. A animação conta a história de Simba, o herdeiro do trono na selva. Após ser acusado da morte do seu pai, Simba foge, mas, ao saber que o reino não vai bem, precisa voltar e retomar o que lhe é de direito.

Titanic (1997)


O filme reconta a história do naufrágio do navio Titanic, que matou a maioria dos passageiros. O longa apresenta o amor do casal Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) e Rose SeWill Bukater (Kate Winslet). Ele é um rapaz pobre e ela rica, que se apaixonam durante a viagem. Foram quase US$ 700 milhões milhares arrecadados em uma das maiores bilheterias da história. Além disso, também foi vencedor de 11 estatuetas do Oscar, entre eles o de melhor filme e melhor diretor.

Clube da Luta (1999)


O filme “O Clube da Luta” é outro clássico dos anos 90. Ele conta a história de um jovem que, cada vez mais insatisfeito com a sua vida, busca um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais.

Beleza Americana (1999)


O filme conta a história de duas famílias bem sucedidas que moram no interior dos Estados Unidos. Um dos casais tem um relacionamento de fachada, não fazem amor há anos, mas se toleram e jantam juntos todas as noites. Para completar, os novos vizinhos são uma família igualmente turbulenta: o coronel da marinha certinho, que na verdade é um homossexual reprimido, sua mulher ociosa e o filho distante.

Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990)


O filme, que ganhou o Oscar de melhor roteiro original e melhor atriz coadjuvante, retrata a história de amor do casal Sam (Patrick Swayze) e Molly (Demi Moore) que vivem juntos na cidade de Nova Iorque. Após um assalto, Sam acaba morto, mas permanece como fantasma na terra e mantém contato com Molly através de uma falsa médium.

Meu Primeiro Amor (1991)


O filme dramático conta a história da menina Vada Siltenfuss (Anna Chlumsky), que precisa lidar com a morte diariamente – já que o seu pai mantém uma funerária dentro de casa. Mesmo assim, Vada não é acostumada com tragédias e tem dificuldade em lidar com a morte de um dos seus únicos amigos, Thomas J. Sennet (Macaulay Culkin). O filme tem continuação. Vale a pena conferir (de novo!)

Por Renata Fernandes

Atualizado em 13 Abr 2014.