Guia da Semana

Quando se fala em cinema, não há público mais fiel (e também mais exigente) do que as crianças. Apaixonadas pelas cores, criaturas e pequenos desafios que seus heróis encontram nos caminhos, os pequenos costumam levar as lembranças dos cinemas para toda a vida, além de revivê-la em brincadeiras e conversas que as ajudam a entender seu próprio mundo. Em 2013, alguns filmes brilharam com lições realmente valiosas; outros, apenas divertiram pais e filhos durante as férias escolares.

+ Conheça o especial Melhores de 2013 no Guia da Semana
+ Confira os filmes infantis em cartaz nos cinemas

+ Veja o que os canais infantis da TV prepararam para o fim de ano
+ Confira o roteiro de programação infantil no Guia da Semana

O Guia da Semana selecionou os principais lançamentos do ano (considerando a data de estreia no Brasil) e listou os melhores filmes infantis de 2013. Todos os longas listados têm classificação livre. Confira:

Universidade Monstros (Dan Scanlon, Disney-Pixar)

O segundo filme com o universo de Monstros S. A. conta como Mike e Sully se conheceram, na universidade – primeiro como inimigos, depois como parceiros. O ambiente universitário é um presente para pais e filhos – com suas gincanas esportivas, fraternidades e repúblicas, além daqueles professores temidos e alunos desacreditados que todos já conheceram algum dia.

Detona Ralph (Rich Moore, Disney)

O mundo dos video-games ganha vida nesta animação para crianças e adultos: Ralph é o vilão de um jogo antigo, que decide fugir para tentar a “carreira” de herói. Acidentalmente, ele cai num jogo de corrida para meninas, onde conhece a pequena Vanellope, e decide ajudá-la a vencer a competição.

Meu malvado favorito 2 (Pierre Coffin e Chris Renaud, Universal)

A sequência do sucesso de 2010 apostou na popularidade dos Minions – criaturinhas coadjuvantes no primeiro filme – e acertou. Desta vez, Gru recebe uma proposta para trabalhar como espião e investigar um vilão escondido num shopping Center, que, mal sabe ele, está conduzindo experiências com seus ajudantes amarelos.

Reino escondido (Chris Wedge, Fox)

Mary Katherine é uma garota órfã de mãe, que decide visitar o pai para tentar reatar os laços. Ele, porém, está muito concentrado estudando as criaturas que acredita viverem no seu jardim e não lhe dá atenção. Quando desiste de se comunicar com ele, M. K. acidentalmente encolhe e se envolve numa guerra entre os homens-folha e seus inimigos, descobrindo que tudo o que seu pai imaginou de fato existia.

Oz, mágico e poderoso (Sam Raimi, Disney)

James Franco encarna o lendário mágico nesta aventura multicolorida. Um charlatão no mundo “comum”, ele é levado de balão para a terra de Oz, onde três bruxas disputam pelo poder e por sua atenção, acreditando que ele é um verdadeiro feiticeiro. Distorcendo a história original, a Disney faz uma homenagem aos primórdios do cinema e lembra que “magia” e “imaginação” podem ser a mesma coisa.

Turbo (David Soren, Fox)

Turbo é um caracol de jardim que sonha em ser um piloto de corrida. Um dia, ele sofre um acidente e ganha o poder da velocidade, o que acende ainda mais seu desejo. Ao lado de seu irmão, ele parte numa jornada rumo ao circuito Indy e acaba encontrando uma equipe de caracóis corredores.

Tá chovendo hambúrguer 2 (Cody Cameron e Kris Pearn, Sony)

Flint conseguiu realizar seu sonho e trabalhar com seu ídolo, mas logo descobre que precisa resolver problemas com sua grande invenção – que agora cria alimentos misturados com animais e já gerou um grande ecossistema.

Os Croods (Chris Sanders, Fox)

Uma família pré-histórica é obrigada a sair de seu “conforto” e partir numa jornada por caminhos desconhecidos, depois que sua caverna é destruída.

Os Smurfs 2 (Raja Gosnell, Sony)

Na nova aventura com os seres azuis, o vilão Gargamel sequestra Smurfette com a ajuda de dois “danadinhos” criados por ele. Enquanto ele tenta convencer a prisioneira a revelar a fórmula da essência dos Smurfs, seus amigos partem para resgatá-la.

Por Juliana Varella

Atualizado em 26 Dez 2013.