Guia da Semana
Cinema
Por Ricardo Archilha

Mesmo com elenco global, "Sorria, Você Está Sendo Filmado" fica aquém das expectativas

Saiba o que esperar do novo longa de Daniel Filho!.

O filme estreia na próxima quinta, 7 de maio (Divulgação)

Depois de sucessos de bilheteria, como "Chico Xavier" e "Se eu Fosse Você", Daniel Filho resolveu mudar a direção de suas lentes - literalmente. Na sua nova comédia "Sorria, Você Está Sendo Filmado", o diretor carioca usou apenas uma câmera para criar um plano fixo de 80 minutos, fazendo com que o espectador acompanhe a história do ponto de vista de uma webcam, principal personagem da trama.

É que tudo começa com um suicídio no qual a única testemunha é justamente a câmera do computador, que fica ligada, expondo ao espectador as mais diversas reações de todos que passam pelo apartamento. Um detalhe: do lado de lá da tela, ninguém sabe de nada. Inspirada no filme sérvio "Morte de um Homem nos Bálcãs", a ideia, de início interessante, desenrola-se em um roteiro fraco que tenta, sem sucesso, transformar a sociedade do espetáculo em motivo de riso.

Mirando no tema da superexposição, o filme procura mostrar mudança na reação das pessoas, à medida que descobrem que estão sendo filmadas. Entrando e saindo do apartamento, compõem a sitcom, personagens do cotidiano, como o síndico e o porteiro do prédio, além de vizinhos e outras figuras nonsense, como um agente funerário e até um corretor de imóveis.

Tudo isso arquitetado a partir de um elenco que reflete como um papel ruim pode apagar todos os holofotes de um bom ator. Nem mesmo Susana Vieira, Lázaro Ramos, Deborah Secco, Marcos Caruso e Lúcio Mauro Filho conseguiram levar graça ao longa. Uma dica? Não vale o ingresso!


Por Ricardo Archilha

Atualizado em 6 Mai 2015.

Mais notícias

"Toy Story 4", "Casal Improvável" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta-feira (20) nos cinemas; Confira!

Cinema

O homem e a máquina: 10 filmes que têm a interação como temática

Cinema

7 filmes do diretor David Lynch que você precisa assistir

Cinema

Os melhores filmes infantis de 2019... até agora

Cinema

10 filmes imperdíveis com alienígenas para quem gosta do gênero

Cinema

10 filmes europeus imperdíveis para assistir na Netflix

Cinema