Guia da Semana

Depois de sucessos de bilheteria, como "Chico Xavier" e "Se eu Fosse Você", Daniel Filho resolveu mudar a direção de suas lentes - literalmente. Na sua nova comédia "Sorria, Você Está Sendo Filmado", o diretor carioca usou apenas uma câmera para criar um plano fixo de 80 minutos, fazendo com que o espectador acompanhe a história do ponto de vista de uma webcam, principal personagem da trama.

É que tudo começa com um suicídio no qual a única testemunha é justamente a câmera do computador, que fica ligada, expondo ao espectador as mais diversas reações de todos que passam pelo apartamento. Um detalhe: do lado de lá da tela, ninguém sabe de nada. Inspirada no filme sérvio "Morte de um Homem nos Bálcãs", a ideia, de início interessante, desenrola-se em um roteiro fraco que tenta, sem sucesso, transformar a sociedade do espetáculo em motivo de riso.

Mirando no tema da superexposição, o filme procura mostrar mudança na reação das pessoas, à medida que descobrem que estão sendo filmadas. Entrando e saindo do apartamento, compõem a sitcom, personagens do cotidiano, como o síndico e o porteiro do prédio, além de vizinhos e outras figuras nonsense, como um agente funerário e até um corretor de imóveis.

Tudo isso arquitetado a partir de um elenco que reflete como um papel ruim pode apagar todos os holofotes de um bom ator. Nem mesmo Susana Vieira, Lázaro Ramos, Deborah Secco, Marcos Caruso e Lúcio Mauro Filho conseguiram levar graça ao longa. Uma dica? Não vale o ingresso!

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 6 Mai 2015.