Guia da Semana

Está chegando à capital paulista mais uma edição da maior mostra de cinema da cidade: a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Entre os dias 19 de outubro e 1º de novembro, a 41ª Mostra trará cerca de 300 filmes, selecionados entre festivais do mundo todo e com os tradicionais “achados”, que o público só encontra ali.

Todos os anos, o festival elege um artista icônico para assinar a arte do pôster que acompanhará toda a programação e, desta vez, quem faz as honras é o artista plástico chinês Ai Weiwei – conhecido tanto por suas obras visuais e audiovisuais quanto pelo ativismo político, que já o fez ser preso e perseguido pelo governo de seu país. Para o cartaz, Weiwei apresenta duas mãos dadas, que podem representar tanto um aperto de mãos cortês quanto um ato de ajuda e resgate (pois as mãos estão na vertical).

Além do significativo pôster, a Mostra também revelou alguns dos títulos que comporão o aguardado line-up deste ano, cuja lista completa só deverá ser revelada às vésperas da abertura. O mais recente filme de Ai Weiwei, “Human Flow”, será exibido ao público, detalhando sua jornada para compreender a crise dos refugiados. Também integra a programação o vencedor do Festival de Toronto, “Três Anúncios Para Um Crime” (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri, Martin Mcdonagh), com Frances McDormand e Woody Harrelson, sobre uma mãe que decide pressionar as autoridades a resolverem o assassinato de sua filha por meio de mensagens em outdoors.

Outro destaque é o esperadíssimo “Happy End”, novo filme de Michael Haneke sobre, também, a crise dos refugiados. O filme ainda não foi exibido em nenhum país, mas parece apostar no tom sarcástico típico do diretor alemão. Também será apresentado no evento o vencedor da Palma de Ouro deste ano, o sueco “The Square”, de Ruben Östlund (cujo longa anterior, “Força Maior”, também foi exibido na Mostra de SP). O filme é o candidato sueco ao Oscar 2018 e é um dos favoritos até agora.

Quem também chega a São Paulo é o novo trabalho de Agnès Varda, diretora que será premiada em 2018 no Oscar pelo conjunto da obra. Seu longa, “Visages Villages”, tem sido intensamente elogiado pela crítica internacional e narra a viagem da diretora ao lado de um jovem fotógrafo para capturar as delicadezas da vida rural francesa.

A Mostra ainda promete fazer um panorama do cinema suíço, incluindo uma retrospectiva do diretor Alain Tanner e, para a habitual sessão ao ar livre, no parque do Ibirapuera, está prevista a projeção do clássico mudo "O Homem Mosca", de 1923.

Confira todos os filmes confirmados para a 41º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo até agora:

Três Anúncios Para Um Crime (Martin McDonagh)

O Outro Lado da Esperança (Aki Kaurismäki)

Human Flow (Ai Weiwei)

Visages Villages (Agnès Varda)

Loving Vincent (Dorota Kobiela e Hugh Welchman)

The Square (Ruben Östlund)

O Homem Mosca (Fred C. Newmeyer e Sam Taylor, 1923) *sessão ao ar livre no Ibirapuera

Mulheres Divinas (Petra Volpe)

Happy End (Michael Haneke)

Radiance (Naomi Kawase)

Felicité (Alain Gomis)

Custody (Xavier Legrand)

Scary Mother (Ana Urushadze)

15 Filmes cult para fazer sua Mostra em casa

Confira 15 filmes clássicos e independentes disponíveis em streaming e VOD

Conheça as principais mostras de cinema em cartaz em São Paulo

Conheça o cinema além dos lançamentos com as principais mostras alternativas da capital paulista

15 filmes que estão de olho no Oscar 2018

"Mãe!" e "The Shape of Water" estão entre as apostas para a premiação do ano que vem

Por Juliana Varella

Atualizado em 25 Set 2017.