Guia da Semana

Finalmente chega ao circuito brasileiro, uma semana após as primeiras pré-estreias e quatro meses após abrir a 41ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o drama tragicômico “Três Anúncios Para Um Crime”, indicado a 7 Oscars e um dos favoritos à principal estatueta da noite.

O filme, escrito e dirigido por Martin McDonagh (“Sete Psicopatas e um Shih-Tzu” e “Na Mira do Chefe”), conta a história de uma mulher que, após ter a filha assassinada, decide cobrar publicamente a eficiência da polícia alugando três outdoors numa das estradas que dão para a cidade e escrevendo uma mensagem direcionada a um dos homens mais respeitados da cidade. Sua atitude acaba dividindo a vizinhança, que se posiciona radicalmente contra ou a favor da justiceira.

Confira 5 motivos para você não perder esse filme por nada:

1. Dupla afiada

No centro desse furacão, estão Mildred (Frances McDormand) e Dixon (Sam Rockwell) – ela, a mãe enfurecida que busca justiça e ele, um policial irresponsável com problemas familiares que tenta defender a dignidade de seu chefe. A dupla assume um antagonismo eletrizante ao longo da trama e oferece ao público o que provavelmente ficará lembrado como as melhores atuações de suas carreiras. Vale lembrar que McDormand já ganhou o Oscar por “Fargo”, enquanto Rockwell nunca tinha sido sequer nomeado pela Academia. Ambos concorrem neste ano, ela como Melhor Atriz e ele, como Ator Coadjuvante.

2. Time de coadjuvantes

É verdade que McDormand e Rockwell roubam a cena, mas todo o elenco de “Três Anúncios” parece ter sido escolhido para fazer do filme uma experiência estranha e provocadora. Woody Harrelson, que também concorre ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, interpreta o chefe de polícia cujo nome está estampado em letras enormes no terceiro outdoor de Mildred. Ele é um homem amado na comunidade, está enfrentando uma doença difícil e tem a melhor das intenções, mas sabe que alguns casos podem nunca ser resolvidos. Além dele, também dão as caras os atores Peter Dinklage (de “Game of Thrones), Lucas Hedges (“Manchester à Beira-Mar”) e Caleb Landry Jones (“Corra!”)

3. Uma história para os nossos tempos

“Três Anúncios” pode se passar numa cidadezinha chamada Ebbing, no estado do Missouri, no interior dos Estados Unidos, mas o que ele mostra tem a ver com o estado de nervos do mundo inteiro nos dias de hoje. Essa, afinal, é uma história sobre pessoas que querem exigir justiça, mas estão tão habituadas à violência que a praticam todos os dias, incapazes de enxergar o mundo além de suas necessidades individuais. É um filme para refletir sobre a era Trump, mas também sobre a internet e os discursos de ódio que se espalham como fogo, mesmo entre causas nobres e necessárias.

4. Sentimentos extremos

“Três Anúncios” pode ter um tema sério, mas você não ficará entediado nem por um minuto. Pelo contrário, o filme lhe fará rir (de nervoso), segurar o choro, sentir raiva, sentir medo e tudo isso junto, ao mesmo tempo.

5. Bolão do Oscar

Se ainda falta um bom motivo para você conferir essa estreia, lembre-se de que “Três Anúncios Para Um Crime” está concorrendo a sete Oscars: Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Atriz (Frances McDormand), Melhores Atores Coadjuvantes (Sam Rockwell e Woody Harrelson), Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição. Desses, ele tem grandes chances de levar os prêmios de Atriz, Ator Coadjuvante (Rockwell), Roteiro (se não perder para “Corra!”) e, principalmente, Melhor Filme. Pode apostar!

Apostas do Guia para o Oscar 2018

“A Forma da Água” e “Três Anúncios Para Um Crime” são favoritos ao prêmio de Melhor Filme

Saiba quando e onde assistir aos filmes do Oscar 2018

“A Forma da Água” e “The Post – A Guerra Secreta” estão em cartaz nos cinemas

Atualizado em 16 Fev 2018.