
"Não há raça, religião, classe social ou orientação sexual que nos faça ser melhor do que outra pessoa", disse Sandra Bullock ao receber a estatueta de melhor atriz
Neste mês, Sandra Bullock, uma das queridinhas de Hollywood, foi do lixo ao luxo. Depois de receber o prêmio Framboesa de Ouro de pior atriz por sua atuação na comédia romântica Maluca Paixão, a ex-Miss Simpatia saiu da celebração mais cobiçada do cinema norte-americano com a estatueta de melhor atriz pelo papel de Leigh Anne, no filme Um Sonho Possível. Essa foi sua estreia na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (também conhecida como Academy), depois de mais de 20 anos de carreira e mais de 30 longas na bagagem. Conhecida por interpretar personagens cômicas e muito carismáticas, a atriz conquistou seu primeiro Oscar com uma personagem dramática, que também lhe rendeu o Globo de Ouro.
Aos 45 anos, ela demonstra grande maturidade artística, adquirida por meio de uma trajetória de sucesso. Seu rosto apareceu pela primeira vez nas telonas no filme Carrascos (1987). Mas foi 1993 o seu ano de consagração. Depois de atuar como par romântico do astro Sylvester Stallone em O Demolidor (1993), Sandra foi convidada a estrelar Velocidade Máxima (1994) ao lado de Keanu Reeves. O filme faturou mais de 120 milhões de dólares e a tornou uma celebridade internacional, já que passou para o primeiro escalão de Hollywood. Logo após, protagonizou a comédia romântica Enquanto Você Dormia (1995), que revelou o seu talento para despertar risos e estourou nas bilheterias, com faturamento de 85 milhões.
A partir de então, Sandra tornou-se a "Namoradinha da América", protagonizando diversas comédias românticas. Com uma beleza que foge aos padrões americanos, um forte carisma e um belo sorriso, a estrela conquistou o público. Em 2000, estrelou Miss Simpatia e encantou a todos com a agente do FBI que se disfarça de candidata à miss para descobrir os planos de um grupo de terroristas. Depois de 12 anos de Velocidade Máxima, a bela voltou a contracenar com Keanu Reeves em A Casa do Lago. Mas foi com A Proposta, em 2009, que a atriz deu início a uma guinada na sua carreira. Vivendo o papel de uma executiva antipática, recebeu diversos elogios da crítica e demonstrou versatilidade, o que lhe garantiu o Globo de Ouro de atriz cômica.
Foto: Divulgação

Sandra em A Proposta, que foi um grande sucesso de público e crítica
Outro lado
Além dos papéis cômicos e leves, ela já fez performances densas, como em Crash - No Limite, que ganhou o Oscar de melhor filme em 2005. No longa, ela interpreta a rica e mimada esposa de um promotor, que teve seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O assalto termina em um acidente que aproxima pessoas de diversas classes sociais de Los Angeles. Já em Confidencial (2006), que foi baseado no livro-reportagem À Sangue Frio, de Truman Capote, ela interpreta um escritora que acompanha seu amigo na viagem para o pequeno povoado de Holcomb, no Kansas. Eles vão procurar saber mais detalhes sobre o terrível assassinato dos quatro membros da família Clutter, mortos durante um assalto em casa.
Em Um Sonho Possível, a estrela mostrou que deve realmente ser levada a sério. Na trama, ela vive a história verídica de uma mãe de família que decide abrigar em sua casa um adolescente pobre e negro sem conhecê-lo e, assim, possibilita que ele desenvolva seu potencial, tornando-o um astro do futebol americano. Com essa mulher séria e forte, Sandra chamou atenção da Academia e chegou à Meca da profissão. "Eu não aspirava isso. Eu admirava (a premiação) e gostava de assistir como todos apresentavam ou recebiam os prêmios, mas não era uma coisa do tipo: 'um dia, quando eu ganhar o Oscar", declarou em entrevista coletiva após receber a estatueta de ouro de melhor atriz.
Foto: Divulgação

Cena de Um Sonho Possível, que foi dirigido por John Lee Hancock
Fora dos padrões
Para encarnar a sulista Leigh Anne, a atriz teve que mudar seu perfil e pintar o cabelo de loiro. Além disso, teve que usar peças extravagantes que contrastam com seu jeito descontraído de ser. Mas, apesar de ter um estilo despojado, a bela cuida muito do visual e está sempre em forma. Costuma praticar muito exercício físico para estar em dia com o corpinho, e não deixa de fazer pilates, kickboxin, musculação e corrida. Sua rotina também é preenchida com muita dedicação à família, já que em 2005 casou-se com o astro de um reality na TV, Jesse James. Ela também é madrasta dos três filhos de James, Chandler, Jesse Jr., e Sunny.
Sandra prefere ficar longe das especulações que envolvem o universo da sétima arte. No entanto, logo após a entrega do Oscar 2010, a mídia revelou um escândalo envolvendo seu casamento. De acordo com a revista InTouch, ela teria sido traída durante as filmagens de Um Sonho Possível. Segundo a publicação, Jesse James teria um caso de 11 meses com a modelo Michelle McGee. Para limpar a barra publicamente, em 18 de março, James encaminhou um comunicado à imprensa pedindo desculpas por sua traição. Ele alegou que grande parte das acusações feitas pela modelo são falsas, mas assumiu seus atos. "Só existe um culpado nesta situação toda e este sou eu. Por causa dos meus julgamentos errados eu mereço tudo de ruim que estou enfrentando agora", disse.
Longe ou não do burburinho e das perversidades que envolvem o mundo da fama, Sandra não perde o charme e está sempre pronta para viver novos papéis. Os convites não param e os roteiros se acumulam em sua mesa, porém seus próximos passos ainda não foram divulgados. Mas durante a coletiva, ela já deixou claro que sua grande paixão será sempre a comédia. "Só por que eu ganhei um Oscar, não quero parar nunca de fazer coisas que façam as pessoas rirem. Eu adoro fazer as pessoas rirem", disse.
Filmografia |
1987 - Carrascos 1989 - Dinheiro Não é o Meu Negócio 1989 - O Desafio Final (TV) 1989 - Agitando em 57 .. 1989 - Assassinato no Central Park (TV) 1992 - Quando a Festa Acabar 1992 - Poção do Amor nº9 1993 - Recordações 1993 - Inferno Selvagem 1993 - O Demolidor 1993 - Um Sonho, Dois Amores 1993 - O Silêncio do Lago 1994 - Eu e a Máfia 1994 - Velocidade Máxima 1995 - A Rede 1995 - Enquanto Você Dormia 1996 - No Amor e na Guerra 1996 - Tempo de Matar 1996 - Corações Roubados 1997 - Velocidade Máxima 2 1998 - Making Sandwiches 1998 - Quando o Amor Acontece 1998 - Da Magia à Sedução 1998 - O Principe do Egito 1999 - Forças do Destino 2000 - Um Tira à Beira da Neurose 2000 - 28 Dias 2000 - Miss Simpatia 2002 - Cálculo Mortal 2002 - Divinos Segredos 2002 - Amor à Segunda Vista 2004 - Crash - No Limite 2005 - Obsessão 2005 - Miss Simpatia 2: Armada e Poderosa 2006 - Confidencial 2006 - A Casa do Lago 2007 - Premonições 2009 - Maluca Paixão 2009 - A Proposta 2009 - Um Sonho Possível |
Atualizado em 6 Set 2011.