Guia da Semana


O fan trailer de Thundercats já registrou mais de 2 milhões de visitas no Youtube

Fellini, um dos grandes cineastas da Itália, afirmava que um filme de qualidade era semelhante a um bom vinho, sendo os trailers comparáveis à degustação. Eles têm que ser bonitos, divertidos, curtos e deixar um clima de suspense no ar. Desse modo, a principal dificuldade dos envolvidos nas novas produções é encontrar, em pouco instantes, uma montagem que desperte no espectador a paixão à primeira vista.

Mas o que esperar quando o trailer existe e o filme ainda nem foi cogitado? Seja pelo esforço de um fã solitário, ou brincadeira de diretores, os trailers falsos (conhecidos como fan trailers) pipocam na web, enganando muitos cinéfilos de plantão. Afinal, entre efeitos especiais de primeira, atores consagrados e montagens computadorizadas, fica difícil saber o que é verdade e o que é o sonho de algum produtor caseiro.

Expectativa para os fãs

Não custa nada sonhar com um longa dos Thundercats, não é mesmo? Esse é o caso do fan trailer criado pela produtora americana WormTV. Disponibilizado no YouTube, a montagem registrou mais de 2 milhões de acessos, tendo sido realizada com trechos adaptados de Tróia, O Senhor dos Anéis, X-Men 2, Pequenos Espiões, Mad Max 3, Garfield, Planeta dos Macacos e A Batalha de Riddick. Com cortes instantâneos e cenas rápidas, é possível ver astros como Brad Pitt, Vin Diesel e Hugh Jackman, photoshopados quadro a quadro, na pele de Lion e seus comparsas, em um trabalho que durou cerca de um ano e meio.

Apresentando a mesma qualidade gráfica e realismo, New Moon, a sequência do blockbuster Crepúsculo, está programado para estrear apenas em novembro de 2009. Enquanto isso, já dá para viajar nos pseudos trailers que aparecem nos blogs e sites de cinema. Basta saber se o segundo volume da trilogia fará o mesmo sucesso quanto sua prévia fake.


Feito pelo diretor Eli Roth (O Albergue), o trailer anuncia um filme de terror no dia de Ação de Graças

Outro caso famoso é o do apocalíptico Mad Max, homenageado pelo fan trailer Mad Max 4: Fury Road. Embora a produção acerte em não colocar Mel Gibson como protagonista, erra no formato. O escritor e diretor George Miller anunciou que quer reviver a franquia em uma animação 3D. Enquanto esperamos, fica a boa edição com a atuação de Clive Owen.

Mudando de Gênero

Crítica irônica à indústria, releitura de clássicos ou pura tiração de sarro. O objetivo dos autores dessas produções não é claro. Mas já formaram um gênero de sucesso entre o público online, que ainda não sabe o que esperar deles. Assim, depois de assistir ao trailer falso de O Iluminado, alguém menos informado pode achar que se trata de uma comédia romântica. E quem vai querer mostrar aos filhos essas adaptações de Mary Poppins e Pinóquio? Ficam as dicas para os que quiserem ser diretor por um dia: pegue um filme de sucesso, mude a trilha sonora, escolha as melhores cenas e vá estudar computação gráfica avançada.

Muita criatividade e pouco dinheiro

Mas alguns querem apenas viver o personagem principal daquele filme predileto, ou criar uma sequência personalizada. Foi pensando nisso que Joel Caetano criou a Recurso Zero Produções. Fã de Star Wars, teve sua primeira experiência cinematográfica criando histórias a partir dos personagens de George Lucas. "Na época era universitário e tive o reconhecimento de professores e amigos. Depois fiz o trailer de Heróiz com Z de Brazil, com personagens próprios". Com orçamentos máximos de R$ 800,00, ganhou o primeiro lugar em duas edições da Mostra de Curtas Fantásticos (2006 e 2007).


Com atores e sem efeitos especiais, essa sequência mostra o fim do Cavaleiro das Trevas

Produções com grana curta existem aos montes na web. Entre as caseiras mais bacanas, estão a febre japonesa dos anos 90, Dragon Ball, que ganhou uma versão underground veiculada na Internet. Enquanto isso, Batman encara oponentes inusitados, como Alien e Predador. Até o Pac Man, jogo clássico do Atari, virou clássico de fan trailer.

Quando dá certo

Mas nem só de amadorismo vivem os trailers fictícios. A moda pegou entre os diretores de Hollywood. Eli Roth, Edgar Wright e Rob Zombie filmaram alguns para entrar no intervalo do projeto Grindhouse, de Quentin Tarantino e Robert Rodriguez. Entre eles, está Thanksgiving, selecionado pela revista norte-americana Premiere como um dos 10 filmes de horror para deixar o feriado de Ação de Graças mais emocionante, em 2007. Já o trailer Machete, do próprio Rodriguez, animou tanto o diretor que ele afirmou que ganharia um longa de verdade.

Atualizado em 6 Set 2011.