Guia da Semana

Capa de Amazing Fantasy
Arte: Jack Kirby & Steve Ditko
Se fosse real, Peter Benjamin Parker completaria 45 anos em agosto de 2007. Nada mal para quem tem a disposição para combater o crime, subir e descer prédios de maneira extraordinária e ainda para defender seu grande amor, Mary Jane. Se rotina de super-herói não é fácil, a do Homem-Aranha é agitadíssima, dividindo espaço entre a tia May, a namorada, a luta contra os criminosos e o trabalho como fotógrafo, com o qual ganha dinheiro vendendo fotos exclusivas do aracnídeo em ação.

Segundo registros, a primeira aparição do personagem foi na edição de número 15 da revista Amazing Fantasy, em agosto de 1962. Os desenhistas que assinam a criação do Homem-Aranha são Stan Lee e Steve Ditko. Eles pediram autorização ao editor para publicar histórias do novo e então desconhecido herói na última edição da revista, que foi cancelada pela Marvel Comics.

Capa de The Amazing Spider Man
Arte: J. Scott Campbell
A história do personagem continuou assim que, em 1963, ele ganhou uma revista própria, batizada de The Amazing Spider Man. A publicação só foi permitida quando os executivos da editora notaram o sucesso que a aparição do herói provocou em Amazing Fantasy. Com boas tiragens e aceitação do público cada vez maior, Homem-Aranha foi visto nos quadrinhos em diversas séries lançadas pela Marvel. Fez história também na televisão, aparecendo em séries e animações ao longo das últimas décadas.

Grandes poderes, grandes responsabilidades

Introspecção e inteligência foram características que marcaram a adolescência do órfão Peter Parker. Foi criado pelos tios Benjamin e May Parker no bairro do Queens, em Nova Iorque, e nunca foi de muitos amigos e garotas. A mudança em sua vida ocorre durante uma visita ao um laboratório, no qual recebe uma picada de uma aranha mutante. O fato, aparentemente sem consequências maiores, o torna um herói, além de lhe conferir poderes extraordinários.

Gwen Stacy - Arte: Steve Rude
Peter só foi perceber o potencial que guardava quando tentou impedir a ação de um criminoso. Os instintos de aranha deram a ele força e uma percepção muito aguçada, além da resistente teia. Este ladrão foi o mesmo que acabou matando seu tio Ben tempos depois. Depois de tudo isso, se torna cada vez mais vigilante por seus atos e compreende que grandes poderes trazem grandes responsabilidades.

Cercado de inimigos que vivem ameaçando as pessoas que gosta, ele luta diariamente contra o crime nas ruas da cidade, tornando-se alvo de manchetes de jornais. Além disso, se aproxima de sua Mary Jane Watson, por quem se apaixona. Nos quadrinhos, seu primeiro amor foi a personagem Gwen Stacy (foto acima), que surgiu nas páginas das publicações da Marvel em 1965, sendo morta pelo vilão Duende Verde na edição número 121, de 1973.

A carreira em Hollywood



Tobey Maguire não chegava a ser um anônimo em Hollywood quando recebeu a confirmação de que estava escalado para viver o Homem-Aranha nos cinemas. Nada se compara, porém, à fama e ao atual cachê do ator. Estima-se que na segunda seqüência, ele ganhou US$ 17 milhões pelo trabalho.

Não está ainda confirmada a continuação da carreira de Peter Parker em Hollywood. Rumores dizem que Maguire finalmente se convenceu a participar de uma quarta seqüência. O diretor Sam Raimi e Kirsten Dunst não estariam confirmados, mas os executivos da Sony Pictures teriam dito que o filme sairá de qualquer forma.

Fotos: Divulgação Sony Pictures e Wikipedia

Atualizado em 1 Dez 2011.