Guia da Semana
Cinema
Por Daniel Paulus

Nicole Kidman encarna personagem polêmica em Obsessão

Suspense dirigido por Lee Daniels beira o mau gosto, mas consegue envolver o espectador em trama cheia de surpresas.

Nicole Kidman interpreta amante de um presidiário no suspense "Obsessão" (Divulgação)

Massacrado pela crítica, Obsessão (The Paperboy), lançado no Festival de Cannes de 2012, finalmente chega ao Brasil. A trama é baseada no livro de Peter Dexter, lançado em 1995. O filme é dirigido por Lee Daniels, de Preciosa (premiado no Oscar 2012), com a co-autoria do escritor, o que garante fidelidade à obra original.

+ Veja salas e horários para assistir ao filme
+ Confira as estreias da semana nos cinemas

Kidman contracena com Zac Efron, Matthew McConaughey e John Cusack. Ela ousa na sensualidade e aparece bastante provocativa, interpretando diversas cenas de sexo. Ward (McConaughey), e Jack (Efron) são dois irmãos que, em 1969, a pedido de Charlotte Bless (Kidman), investigam o que está por trás da prisão de Hilarry Van Wetter (John Cusack), com o qual ela mantém um romance por correspondências e que foi condenado à pena de morte, acusado pelo assassinato de um Xerife.

O roteiro do filme exige bastante concentração, pois vários fatos paralelos desviam seu foco. Numa cena bastante criticada, Charlotte urina em cima de Jack, atacado por águas-vivas. Outro momento que gerou comentários negativos é quando Charlotte, acompanhada dos irmãos, vai até o presídio para interrogar Hillarry. No encontro, a atenção de Hillary se concentra toda em Charlotte. Enquanto o casal simula uma transa, sem contato físico, os demais presentes na sala ficam sem reação, observando Kidman abrindo a boca e gemendo.

Nicole Kidman simula sexo com presidiário em cena de Obsessão

Lee Daniels investiu em momentos marcantes. Ele próprio declarou que quis surpreender o público. Talvez tenha sido com essa intenção que abusa de cenas de sexo e palavrões. A personagem de Kidman mostra diversas caras no longa, sendo que em alguns momentos perde o semblante sexy e dá lugar a uma personagem vulnerável e insegura.

Apesar disso, a vulgaridade prevalece, como na cena onde a atriz declara: "Todos os assassinos que me escrevem querem meter a boca na minha vagina e até mesmo no meu traseiro - todos, exceto Hillary Van Wetter. Eu considero esta uma prova psicológica de sua inocência”. Como se isso fizesse algum sentido.

John Cusack interpreta homem condenado à morte em Obsessão

O personagem de Zac Efron, um jovem nadador que largou os estudos há pouco tempo, também se entrega aos encantos de Charlotte e passa o longa inteiro tentando um relacionamento com a loira.

Baseado em fatos reais, o filme Obsessão é uma ótima indicação para o público que curte cenas fortes, inclusive de violência explícita.

Assista se você

- Quer ver a sensualidade de Nicole Kidman

- Gosta de desfechos surpreendentes

- Curte cenas chocantes

Não assista se você

- Tem pavor em ver cenas com sangue

- Prefere um roteiro tradicional

- Busca um suspense de fácil compreensão


Por Daniel Paulus

Atualizado em 3 Out 2013.

Mais notícias

5 motivos para conferir a 9ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema

Cinema

Pipoca com sabor inspirado nas sobremesas do Outback entra no cardápio do Drive Park por tempo limitado; saiba tudo!

Cinema

"Cine África Em Casa" exibe filmes africanos com bate-papo virtual; saiba mais!

Cinema

10 cinemas drive-in em São Paulo para conhecer e curtir um momento de lazer

Cinema

Arena Estaiada Drive-In inaugura em São Paulo nesta sexta-feira (12); saiba mais sobre ingressos e sessões

Cinema

Cinema drive-in voltou; veja onde encontrar no Brasil

Cinema