Guia da Semana

Fotos: Thinkstock, AFP e Imdb.


Em todas as 83 edições da festa do Oscar, ser reconhecido como o melhor e ganhar a famosa estatueta dourada foi o sonho de consumo de todos os astros e estrelas do cinema norte-americano. Contudo, não são apenas os filmes de grande qualidade técnica e artística que possuem chances de saírem vencedores da temporada de prêmios. Para aquelas produções da indústria cinematográfica que investiram muito em fama e dinheiro, mas derraparam feio no quesito qualidade, existe outra estatueta - uma que ninguém quer ganhar: o Razzie Awards, conhecido no Brasil como Framboesa de Ouro.

O prêmio é organizado desde 1981 pelo crítico de cinema John Wilson e já se encontra em sua 31ª edição. Apesar do início modesto, na sala de jantar do criador, o Framboesa de Ouro acabou se estabelecendo e, atualmente, conta até cobertura ao vivo da TV para a cerimônia de indicações. Tanta atenção se deve ao fato de as datas escolhidas para anúncio de indicados e vencedores sempre antecederem em um dia a famosa cerimônia do Oscar.

Até pouco tempo atrás, os votantes do Framboesa de Ouro eram apenas pessoas ligadas à indústria cinematográfica americana. Porém, a Fundação decidiu abrir para o grande público essas escolhas, passando a envolver cerca de 600 pessoas no processo, bem mais do que os 90 do Globo de Ouro, outro prêmio de grande prestígio, e menos do que os quase seis mil do Oscar. Basta o interessado em participar da votação se associar a Golden Raspberry Award Foundation por meio do site oficial e, ao custo de US$ 35 dólares anuais, pode escolher os piores do ano no cinema.

Em 2011, os votantes deram para O Último Mestre do Ar (2010) o troféu de pior filme. Dirigido por M. Night Shyamalan, que já assinou o elogiado O Sexto Sentido (1999) e hoje só consegue ganhar prêmios de pior filme, o longa-metragem ainda foi contemplado nas categorias de pior direção, pior ator coadjuvante (para Jackson Rathbone), pior roteiro e pior 3-D. A cerimônia do anúncio dos "vencedores" ocorreu dia 26 de fevereiro, no teatro Barnsdall Gallery, em Los Angeles, EUA.

John Wilson, fundador do Framboesa de Ouro, durante a cerimônia de 2007.

Tiro ao alvo

Uma das principais graças do prêmio é tirar sarro dos grandes astros de Hollywood, algo que a Golden Raspberry Award Foundation faz muito bem desde a primeira edição. Nela, agraciou com o prêmio de pior filme um tal de Can´t Stop The Music (1980), pseudo biografia do grupo The Village People. Ainda deram para a estrela Brooke Shields o prêmio de Pior Atriz do Ano por seu papel em A Lagoa Azul (1980), um grande sucesso de bilheteria.


Capa do primeiro filme vencedor do Framboesa de Ouro.

Desde então, infernizar atores decadentes (e outros nem tanto) tem sido o principal passatempo dos eleitores. Madonna é um exemplo. Se como estrela da música ela é um sucesso, como atriz já faturou 12 indicações ao Framboesa de Ouro, incluindo Pior Atriz do Século e das Décadas de 80 e 2000, além de oito prêmios. Sua concorrente mais próxima é a atriz Demi Moore, com nove indicações e quatro prêmios, incluindo o de Pior Atriz Coadjuvante por As Panteras: Detonando (2004). Quanto ao pior filme, o grande campeão foi A Reconquista (2000), uma aventura no espaço estrelada por John Travolta, que levou nove prêmios, incluindo Pior Drama dos primeiros 25 anos do Framboesa de Ouro, em 2005, e Pior Filme da Década de 2000, em 2010.

Contudo, o recordista absoluto de Framboesas de Ouro até hoje é Sylvester Stallone, com 29 indicações e dez vitórias, incluindo de Pior Ator do Século e da Década de 80. Autor de performances memoráveis em Rambo II (1985) e Stallone Cobra (1986), ele ficou tão chateado com o prêmio nada honroso que deixou um recado bastante mal-humorado na secretária eletrônica de John Wilson, gabando-se da bilheteria de seus filmes.

Levando na esportiva

Ao contrário de Stallone, alguns contemplados curtem a piada e decidem comparecer ao evento para receber seu troféu. Em 2010, a atriz Sandra Bullock, conhecida por seu grande senso de humor, foi buscar seu prêmio, que nada mais é do que uma framboesa do tamanho de uma bola de golfe, sobre uma bobina de filme super 8. Na ocasião, ela foi premiada como Pior Atriz Ano por seu desempenho na comédia Maluca Paixão (2009).

Ao surgir no palco, a atriz distribuiu DVD's do filme aos participantes e fez piada de sua vitória, dizendo que se os presentes não assistissem ao longa-metragem, ela iria aparecer novamente em 2011. Sandra também foi contemplada com o Framboesa de Ouro de Pior Casal do Ano ao lado de Bradley Cooper, pelo mesmo filme. Curiosamente, um dia após o evento, ela ganhou um Oscar de melhor atriz por Um Sonho Possível (2009).

O ator Ben Affleck recebe seus Framboesas de Ouro no programa de Larry King.

Outros exemplos de ganhadores do Oscar bem-humorados foram os atores Ben Affleck e Halle Barry. Ben nunca recebeu o prêmio de melhor ator pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, porém já foi premiado pelo roteiro de Gênio Indomável (1997), escrito em parceria com Matt Damon. No Framboesa de Ouro, venceu três vezes a categoria de pior ator, por Contato de Risco, Demolidor e O Pagamento, todos lançados em 2003.

Em março de 2004, decidiu receber seus "prêmios" no programa de entrevistas de Larry King, para, em seguida, esmagá-los. Os restos foram vendidos no site de leilões virtuais eBay, e o montante da venda financiou o aluguel do teatro para a cerimônia do ano seguinte. Halle foi buscar seu Framboesa de Ouro em 2005, ao ser "premiada" por seu papel em Mulher-Gato (2004) - e no discurso ainda 'agradeceu' ao seu agente pela péssima escolha de papel. Antes, já havia ganho o Oscar de melhor atriz em 2002 por A Última Ceia (2001).

Ou seja: astros e estrelas de Hollywood: tremei! Afinal, qualquer um que participa de produções de baixa qualidade produzidas apenas por fama e dinheiro tem a chance de levar para casa uma cópia desse troféu da vergonha alheia.

Confira a lista dos 'felizardos' vencedores do Framboesa de Ouro 2011:

Pior filme
O Último Mestre do Ar

Pior ator
Ashton Kutcher - Par Perfeito e Idas e Vindas do Amor

Pioratriz
Sarah Jessica Parker, Kim Catrall, Kristin Davis e Cynthia Nixon - Sex and the City 2

Pior ator coadjuvante
Jackson Rathbone - O Último Mestre do Ar e A Saga Crepúsculo: Eclipse

Pior atriz coadjuvante
Jessica Alba - The Killer Inside Me, Machete, Idas e Vindas do Amor e EntrandoNuma Fria Maior Ainda com a Família

Pior diretor
M. Night Shyamalan - O Último Mestre do Ar

Pior roteiro
O Último Mestre do Ar

Pior casal ou elenco
Todo o elenco de Sex and the City 2

Pior sequência, versão ou paródia
Sex and the City 2

Pior uso da tecnologia 3D
O Último Mestre do Ar

Atualizado em 6 Set 2011.