Guia da Semana

A 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo acabou, mas muitos filmes que estiveram disputados pelo público no evento estão prestes a voltar aos cinemas nacionais. Alguns deles já entraram em cartaz, como O Passado, outros estréiam agora. É o caso, por exemplo, do brasileiro A Via Láctea, com Marco Ricca e Alice Braga, ou de O Preço da Coragem, com a estrela Angelina Jolie.

9 de Novembro

Três diferentes obras que chamaram a atenção na Mostra estão previstas para estrear. O documentário brasileiro Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho, deixa o espectador confuso sobre o que é ficção e o que é realidade. O Búfalo da Noite, sobre um suicida esquizofrênico, chama a atenção por ser o primeiro filme do roteirista Guillermo Arriaga depois do rompimento com Alejandro Iñarritu. Mas a grande sensação promete ser Planeta Terror, a metade de Robert Rodriguez de Grindhouse.

16 de Novembro

Outro documentário bastante comentado estréia na semana seguinte. A Última Hora, narrado por Leonardo DiCaprio, tenta alertar para os problemas ambientais. Paul Haggis, um dos principais roteiristas de Hollywood e diretor de Crash - No Limite, apresenta seu novo filme, No Vale das Sombras, sobre a guerra no Iraque. E o elogiado brasileiro Mutum, de Sandra Kogut, consegue ter sucesso em uma difícil missão, traduzir para o cinema uma obra de Guimarães Rosa.

23 de Novembro

Dois filmes bastante densos estão previstos para estrear no mesmo dia. O novo de Brad Pitt, O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford, fala sobre a morte do mais famoso bandido americano. E Lady Chatterley, uma adaptação de D. H. Lawrence, sobre uma história de adultério. Ambos chamam a atenção pela duração: mais de duas horas e meia cada. Para aliviar, estréia também a comédia Viagem a Darjeeling, do mesmo diretor de Os Excêntricos Tenenbaums.

30 de Novembro

No fim de novembro, deve estrear o elogiado documentário sobre o escritor José Lins do Rêgo, dirigido por Vladimir Carvalho, O Engenho de Zé Lins, que tenta traduzir a obra do escritor de acordo com sua vida. É também no mesmo fim de semana que chega a nova obra de David Cronenberg. O diretor de A Mosca e Marcas da Violência apresenta Senhores do Crime, que faz uma denúncia contra o tráfico sexual que ainda existe na Europa.

Dezembro

Em dezembro, no dia 7, chega o musical Across The Universe, que mostra através de uma história de amor o que aconteceu nos EUA durante os anos 60, usando para isso as músicas dos Beatles. Ben Affleck faz a sua estréia na direção em Medo da Verdade, que chega dia 14. No filme, ele mostra uma rede de intrigas envolvendo o desaparecimento de uma menina em Boston. No último fim de semana do mês, chega às telas O Amor nos Tempos do Cólera, adaptação do livro do colombiano Gabriel Garcia Marquez.

2008

Já no começo do ano, no dia quatro de janeiro, está previsto para chegar SOS Saúde, o documentário de Michael Moore sobre o sistema hospitalar americano. Em 8 de fevereiro, duas grandes produções são esperadas. O polêmico vencedor do Festival de Veneza, Lust, Caution, de Ang Lee, promete chocar com sua história sensível e cenas fortes de sexo. Já Onde os Fracos Não Têm Vez, o novo dos irmãos Coen, é um filme de perseguição que se passa nos anos 80.

Na semana seguinte, no dia 15, é a vez da biografia do cantor Bob Dylan, I´m Not There, no qual o músico é interpretado por seis atores diferentes, incluindo Cate Blanchett. Ainda sem data definida, Paranoid Park, de Gus Van Sant, sobre um skatista que mata um homem acidentalmente, deve chegar em janeiro, e À Prova de Morte, a metade de Tarantino de Grindhouse, está previsto para fevereiro ou março.

Veja outras datas:
16/11 - Morte do Presidente e Crimes de Autor
23/11 - Elipsis e O Sinal
30/11 - Armênia
Novembro (sem data) - A Vida dos Outros
28/12 - Em Paris e Sombras de Goya
04/01 - Garoto Cósmico
18/01 - Signo da Cidade
25/01 - O Clube de Leitura de Jane Austen e Estômago
Janeiro (sem data) - O Orfanato
15/02 - Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto e Desejo e Reparação
Fevereiro (sem data) - Irina Palm

* Datas de estréias previstas, sujeitas a alterações a critério das distribuidoras.

Atualizado em 6 Set 2011.