Guia da Semana

Elvis Presley completaria 76 anos neste janeiro e, para comemorar, o Guia da Semana está aderindo ao rockabilly, estilo imortalizado pelo eterno rei do rock. E Hollywood não poderia ficar de fora da festa dos topetes, das saias rodadas e dos jeans apertados. Brigas de gangues rivais, astros do rock, namoro no carro, drive-in e rachas são alguns dos clichês dos filmes que abordam o rockabilly. A atitude rebelde e a maior sexualização dos jovens da década de 50 são outros aspectos que esses longas retratam. Confira uma lista com os melhores títulos do gênero e entre na dança.

1 - O Prisioneiro do Rock (1957)
O Prisioneiro do Rock é considerado patrimônio norte-americano por sua relevância cultural e artística no Registro Nacional de Filmes. No roteiro, Vince (Elvis Presley) está na prisão por matar um homem acidentalmente quando uma caçadora de talentos de uma gravadora o descobre como grande cantor e ele se torna um astro do rock. A cena do número de dança da canção título do filme, coreografada pelo próprio astro, ficou marcada na história do cinema, sendo homenageada em outras produções, como Cry Baby (1990) e The Blues Brothers (1980). Elvis Presley fez mais de 30 filmes, entre musicais, dramas, comédias, faroestes e documentários.

Ficha técnica
O Prisioneiro do Rock
Título original: Jailhouse Rock
Direção: Richard Thorpe
Elenco: Elvis Presley, Judy Tyler e Mickey Shaughnessy
Tempo de duração: 96 min
Ano de lançamento: 1957

2 - Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978)
You're the One that I Want, Hopelessly Devoted to You e Summer Nights embalam este que é o musical de maior bilheteria da história do cinema. Estrelado pela cantora pop Olivia Newton-John e por John Travolta, o filme retrata o comportamento dos jovens do final da década de 50 e começo dos 60, abordando temas como sexo, gravidez e camisinha, usando como fio condutor a história de amor do casal de estudantes Sandy e Danny.


Ficha técnica
Grease - Nos tempos da Brilhantina
Título original: Grease
Direção: Randal Kleiser
Elenco: John Travolta, Olivia Newton-John e Stockard Channing
Tempo de duração: 110 min
Ano de lançamento: 1978

3 - Juventude Transviada (1955)
Rachas, gangues, jaquetas de couro e atitude rebelde dão o tom deste marco na história do cinema. Na trama, o jovem Jimmy, interpretado pelo icônico James Jean, arranja confusão em todos os colégios em que é matriculado, fazendo com que sua família tenha que se mudar de cidade constantemente. O longa mostra o momento de ruptura irreconciliável entre os jovens e os adultos, impulsionado pela atitude rock and roll, que deu origem aos movimentos de contracultura, de liberdade sexual e de costumes até chegar na ditadura da juventude que temos atualmente.

Ficha técnica
Juventude Transviada
Título original: Rebel Without a Cause
Direção: Nicholas Ray
Elenco: James Dean, Natalie Wood e Sal Mineo
Tempo de duração: 111 min
Ano de lançamento: 1955

4 - Cry Baby (1990)
Neste melodrama adolescente, Johnny Deep vive um charmoso delinquente que lidera uma gangue no colégio e se apaixona por uma jovem rica e careta, pertencente ao grupo rival. O longa, que se passa na década de 50, em Baltimore, é intercalado por números musicais ao som de rockabilly.





Ficha técnica
Cry Baby
Título original: Cry Baby
Direção: John Waters
Elenco: Johnny Depp, Ricki Lake e Amy Locane
Tempo de duração: 85 min
Ano de lançamento: 1990



5 - Hairspray - Em Busca da Fama (2007)
Refilmagem de Hairspray - E Éramos Todos Jovens, de 1988, esta produção mostra os esforços da jovem Tracy para participar do The Corny Collins Show, um famoso programa de dança da televisão na década de 60. Depois de alcançar o estrelato, ela decide usar sua fama para quebrar o preconceito racial existente na TV. No elenco, John Travolta e Michelle Pfeiffer.


Ficha técnica
Hairspray - Em busca da fama
Título original: Hairspray
Direção: Adam Shankman
Elenco: John Travolta, Queen Latifah e Michelle Pfeiffer
Tempo de duração: 117 min
Ano de lançamento: 2007

6 - Ao Balanço das Horas (1951)
Com performances de Bill Haley & His Comets e The Platters, este longa aborda o início do rock and roll. Na história, um frustrado promotor de bandas e um músico descobrem, em uma pequena cidade no caminho para Nova Iorque, um grupo de garotos que dança e canta um novo e estimulante ritmo musical.




Ficha técnica
Ao Balanço das Horas
Título original: Rock Around the Clock
Direção: Fred F. Sears
Elenco: Bill Haley, Rudy Pompilli e Al Rex
Tempo de duração: 77 min
Ano de lançamento: 1956

7 - A Fera do Rock (1989)
Biografia do eufórico Jerry Lee Lewis, uma das figuras mais importantes da história do rock, este filme mostra as músicas que fizeram sua fama, turnês, drogas e escândalos, como o casamento com uma prima de segundo grau de apenas 13 anos que quase arruinou sua carreira.






Ficha técnica
A Fera do Rock
Título original: Great Balls of Fire!
Direção: Jim McBride
Elenco: Dennis Quaid, Winona Ryder e Alec Baldwin
Tempo de duração: 108 min
Ano de lançamento: 1989



8 - Johnny e June (2005)
Com trilha sonora interpretada pelos próprios protagonistas, Joaquin Phoenix e Reese Whiterspoon, esta produção acompanha parte da vida do cantor Johnny Cash que, junto com Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Carl Perkins, estourou cantando country e rockabilly. O caminho até a consagração, os problemas com as drogas e seu relacionamento com June Carter são alguns aspectos presentes na produção.


Ficha técnica
Johnny e June
Título original: Walk the Line
Direção: James Mangold
Elenco: Joaquin Phoenix, Reese Witherspoon e Ginnifer Goodwin
Tempo de duração: 136 min
Ano de lançamento: 2005

9 - The Buddy Holly Story (1978)
Este drama musical centra-se em Buddy Holly, lenda do rockabilly que, junto com a banda The Crickets, produziu hits como That'll Be The Day. Sua carreira meteórica foi interrompida por um trágico acidente aéreo.






Ficha técnica
A História de Buddy Holly
Título original: The Buddy Holly Story
Direção: Steve Rash
Elenco: Gary Busey, Don Stroud e Charles Martin Smith
Tempo de duração: 114 min
Ano de lançamento: 1978

10 - Loucuras de Verão (1973)
Segundo longa de George Lucas, antes do diretor iniciar a saga Star Wars, este filme mostra a última noite de dois jovens amigos antes de irem para a faculdade. Embalados por trilha sonora com sucessos do rockabilly, Curt (Richard Dreyfuss) e Steve (Ron Howard) vivem uma noitada cheia de rachas, disputas de gangues e conflitos amorosos.




Ficha técnica
Loucuras de Verão
Título original: American Graffiti
Direção: George Lucas
Elenco: Richard Dreyfuss, Ron Howard e Paul Le Mat
Tempo de duração: 110 min
Ano de lançamento: 1973

Fotos: IMDB

Atualizado em 10 Abr 2012.