![]() |
Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal é um dos filmes mais aguardados do ano. |
Mesmo com a greve dos roteiristas, levando Hollywood a uma crise que pode prejudicar inclusive seus prêmios, como o Globo de Ouro e o Oscar, há dezenas de filmes prontos para estrearem nos próximos meses, muitos deles, inclusive, deverão sair vencedores nas duas premiações. Um dos casos é Desejo e Reparação, um dos mais cotados. Ambientado em 1930, o filme, que estréia em 11 de janeiro, mostra um jovem que tem a vida destruída por uma mentira contada pela irmã de sua namorada.
Na semana seguinte, duas produções também bastante aguardadas chegam às telas. Em Eu Sou A Lenda, Will Smith é o último humano vivo no planeta, depois de uma doença que acaba com a população, os matando ou transformando em vampiros. Já em Caçador de Pipas, o terror se dá pela realidade. Baseado no best-seller, narra a história de Amir, que na infância traiu seu melhor amigo, no Afeganistão. Dia 25, é a vez de O Gângster mostrar a história real de um negro que se tornou mais poderoso que a máfia italiana.

O filme-desastre do criador de Lost, J.J.Abrams, chega na semana seguinte, em 8 de fevereiro. Envolto em muito mistério, Cloverfield - Monstro mostra uma Nova Iorque devastada por uma criatura que chega a arrancar a cabeça da Estátua da Liberdade. Também neste dia, é a vez de Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, o musical de Tim Burton, em que o barbeiro Sweeney Todd assassina os clientes e dá o corpo para sua mulher fazer tortas.

Em 7 de março, o novo filme de David Cronenberg, Senhores do Crime, entra em cartaz. Naomi Watts é uma mulher que, acidentalmente, se envolve com uma máfia russa especializada em tráfico sexual. Na mesma data, é a vez do diretor de Independence Day, Roland Emmerich, apresentar sua aventura pré-histórica em 10.000 a.C. . No dia 21, estréia o vencedor do Festival de Brasília, o brasileiro Chega de Saudade, em que três casais de gerações diferentes convivem juntos em um mesmo baile, de Lais Bodanzky, diretora de Bicho de Sete Cabeças.

O mês ainda reserva duas produções de peso. No dia 1º, Robert Downey Jr. aparece nos cinemas como o Homem de Ferro. O filme conta como foi o surgimento do herói, que era apenas um empresário do ramo bélico e se tornou um combatente do crime em uma poderosa armadura. Dia 22 é a vez da estréia mundial de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal. Quase 20 anos depois da última aventura, Harrison Ford volta a interpretar o famoso arqueologo. Desta vez Sean Connery ficou de fora do projeto, que tem John Hurt, Cate Blanchett e Shia LaBeouf.

Para fechar o semestre de forma magistral, no dia 18 de julho deve estrear por aqui O Cavaleiro das Trevas, a esperada continuação de Batman Begins. No filme, o herói interpretado por Christian Bale irá enfrentar o Coringa, interpretado por Heath Ledger. A ansiedade pela espera deste e dos demais filmes acaba se tornando menor, pela grande quantidade de produções que estão previstas para estes próximos seis meses. E estes longas citados são apenas uma pequena parcela do que já está previsto para chegar por aqui.
Datas de estréia fornecidas pelas distribuidoras e sujeitas a alteração sem aviso prévio.
Atualizado em 6 Set 2011.