Guia da Semana

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal é um dos filmes mais aguardados do ano.

Mesmo com a greve dos roteiristas, levando Hollywood a uma crise que pode prejudicar inclusive seus prêmios, como o Globo de Ouro e o Oscar, há dezenas de filmes prontos para estrearem nos próximos meses, muitos deles, inclusive, deverão sair vencedores nas duas premiações. Um dos casos é Desejo e Reparação, um dos mais cotados. Ambientado em 1930, o filme, que estréia em 11 de janeiro, mostra um jovem que tem a vida destruída por uma mentira contada pela irmã de sua namorada.

Na semana seguinte, duas produções também bastante aguardadas chegam às telas. Em Eu Sou A Lenda, Will Smith é o último humano vivo no planeta, depois de uma doença que acaba com a população, os matando ou transformando em vampiros. Já em Caçador de Pipas, o terror se dá pela realidade. Baseado no best-seller, narra a história de Amir, que na infância traiu seu melhor amigo, no Afeganistão. Dia 25, é a vez de O Gângster mostrar a história real de um negro que se tornou mais poderoso que a máfia italiana.

O mês de fevereiro começa com opções diversas. Para os mais novos, Meu Monstro de Estimação (foto) conta a lenda do animal que viveria no Lago Ness. Também no dia 1º, duas opções de faroeste para os mais velhos. Em Os Indomáveis, um jovem tem a missão de escoltar um bandido até o tribunal, mas é surpreendido por uma gangue que quer libertá-lo. Já numa versão mais moderna do gênero, Onde os Fracos Não Têm Vez, um homem se torna alvo de perigosos bandidos ao se apropriar de US$ 2 milhões.

O filme-desastre do criador de Lost, J.J.Abrams, chega na semana seguinte, em 8 de fevereiro. Envolto em muito mistério, Cloverfield - Monstro mostra uma Nova Iorque devastada por uma criatura que chega a arrancar a cabeça da Estátua da Liberdade. Também neste dia, é a vez de Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, o musical de Tim Burton, em que o barbeiro Sweeney Todd assassina os clientes e dá o corpo para sua mulher fazer tortas.

Elizabeth - A Era de Ouro, continuação do filme de 1998, fala sobre o relacionamento da monarca com Sir Walter Raleigh, e estréia no dia 15 de fevereiro. Também neste dia está programado Sangue Negro, de Paul Thomas Anderson. O violento filme fala sobre um magnata do petróleo que tenta criar seu filho para ser seu sucessor, mas ele acaba simpatizando com o ideal socialista. Na semana seguinte, dia 22, é a vez de Rambo IV (foto) finalmente chegar. Duas décadas depois, o herói de Stallone terá que resgatar um grupo de missionários seqüestrados na Tailândia.

Em 7 de março, o novo filme de David Cronenberg, Senhores do Crime, entra em cartaz. Naomi Watts é uma mulher que, acidentalmente, se envolve com uma máfia russa especializada em tráfico sexual. Na mesma data, é a vez do diretor de Independence Day, Roland Emmerich, apresentar sua aventura pré-histórica em 10.000 a.C. . No dia 21, estréia o vencedor do Festival de Brasília, o brasileiro Chega de Saudade, em que três casais de gerações diferentes convivem juntos em um mesmo baile, de Lais Bodanzky, diretora de Bicho de Sete Cabeças.

Junto com o brasileiro, a fantasia infanto-juvenil As Crônicas de Spiderwick também chega às telas. Inspirado em um best-seller, o filme fala sobre três irmãos que enfrentam criaturas mágicas para proteger um cobiçado livro. Para quem quiser fazer uma comparação, As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian (foto), segunda parte da história iniciada em 2005, chega no dia 30 de maio. No mesmo estilo de fantasia infanto-juvenil, baseada em série de livros, este traz de volta os personagens da aventura anterior, desta vez ajudando o príncipe em questão a livrar seu povo de invasores.

O mês ainda reserva duas produções de peso. No dia 1º, Robert Downey Jr. aparece nos cinemas como o Homem de Ferro. O filme conta como foi o surgimento do herói, que era apenas um empresário do ramo bélico e se tornou um combatente do crime em uma poderosa armadura. Dia 22 é a vez da estréia mundial de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal. Quase 20 anos depois da última aventura, Harrison Ford volta a interpretar o famoso arqueologo. Desta vez Sean Connery ficou de fora do projeto, que tem John Hurt, Cate Blanchett e Shia LaBeouf.

A adaptação do desenho japonês Speed Racer (foto) estréia por aqui em 6 de junho. O filme fala sobre a parceria do piloto com o misterioso Corredor X, e é dos mesmos criadores de Matrix. Na semana seguinte, é a vez de O Incrível Hulk invadir as telas. Com cenas filmadas no Brasil, o filme tenta desfazer o fracasso do longa anterior do herói. E no dia 27 os cinemas recebem a nova animação da parceria Disney e Pixar, Wall-E. Nela, um robô vive em um planeta Terra abandonado e repleto de lixo humano.

Para fechar o semestre de forma magistral, no dia 18 de julho deve estrear por aqui O Cavaleiro das Trevas, a esperada continuação de Batman Begins. No filme, o herói interpretado por Christian Bale irá enfrentar o Coringa, interpretado por Heath Ledger. A ansiedade pela espera deste e dos demais filmes acaba se tornando menor, pela grande quantidade de produções que estão previstas para estes próximos seis meses. E estes longas citados são apenas uma pequena parcela do que já está previsto para chegar por aqui.

Datas de estréia fornecidas pelas distribuidoras e sujeitas a alteração sem aviso prévio.

Atualizado em 6 Set 2011.