Guia da Semana

Imagine o seguinte cenário: um escritor rico e mundialmente famoso recebe um convite para visitar sua pequena e provinciana cidade-natal na Argentina, 40 anos depois de ter se mudado para a Europa. Supostamente, ele receberá uma homenagem e participará de alguns eventos culturais ao longo de quatro dias – nada fora do comum. O problema é que todos os seus livros foram inspirados em pessoas reais que viveram ali, e agora ele terá que encarar esses personagens frente a frente.

Essa é a divertida premissa de “O Cidadão Ilustre”, comédia argentina que estreia nesta quinta-feira, 11 de maio, nos cinemas. Quem nos guia pela narrativa é o ator Oscar Martínez, que interpreta o tal escritor, Daniel Mantovani – uma figura arrogante e entediada que vê na viagem não apenas uma honra, mas uma oportunidade para atualizar sua melhor fonte de inspiração (mesmo que isso signifique despertar a ira de uma comunidade inteira).

“O Cidadão Ilustre” é dirigido por Gastón Duprat e Mariano Cohn e tem roteiro de Andrés Duprat (mesmo trio de “Querida, vou comprar cigarros e já volto”, de 2011). Este foi o filme argentino mais assistido no seu país de origem em 2016 e foi o vencedor do prêmio de Melhor Roteiro Original pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Argentina, sendo escolhido como o representante do país no Oscar 2017.

Por Juliana Varella

Atualizado em 9 Mai 2017.