Guia da Semana

Foto: Divulgação


Após diversos cancelamentos de sua estreia, O Garoto de Liverpool ( Nowhere Boy, 2009) chegou aos cinemas no dia 3, menos de uma semana antes do aniversário de 30 anos de morte do polêmico Beatle. Assassinado em 8 de dezembro de 1980 por um fã, o cantor, que teria feito 70 anos em outubro de 2010, tem sua adolescência retratada no longa, dirigido pela inglesa Sam Taylor-Wood (do curta Love You More e de um dos sete curtas da série pornográfica 7 Vezes Erotismo).

O ano é 1957, e acompanhamos o jovem John Lennon (Aaron Johnson) que, aos 17 anos, vive com os tios Mimi (Kristin Scott Thomas) e George (David Threlfall). Com um espírito livre e libertino, o garoto estuda na conservadora escola Quarry Bank, em Londres, onde é constantemente reprimido por suas atitudes ousadas.

Após a morte do tio, John tem de viver com a rígida Mimi. Mas seu comportamento torna-se um incômodo para ela, que se sente impotente diante do despertar do rapaz. Eis que John, então, parte em busca de sua mãe, Julia (Anne-Marie Duff), que o abandonou ainda na infância e hoje vive com o marido Bobby (David Morrissey) e as duas filhas, Julia e Jackie.

Assim, indo contra as ordens da reservada Mimi, John começa a se encontrar às escondidas com a mãe, uma mulher ousada e espevitada, que aflora ainda mais o espírito aventureiro do rapaz. Com fortes pitadas de contornos incestuosos, Lennon e Julia começam a descobrir as afinidades que os unem. Nesse meio tempo, o amor à música desperta o desejo de John de criar uma banda. Ao ver Elvis Presley em um filme, o rapaz sente o rock´n roll pulsar em suas veias: ele muda de estilo e monta, com amigos do colégio Quarry Bank, a banda The Quarry Men, que daria origem aos Beatles.


Com Lennon, Pete Shotton (Josh Bolt), Colin Hanton (Sam Wilmott), alguns outros amigos e a posterior entrada de Paul McCartney (Thomas Sangster) e George Harrison (Sam Bell), The Quarry Men ganha certa fama em apresentações na cidade. Os meninos do rock começam a descobrir o estrelismo e o sucesso - embora o nome Beatles nem chegue a ser citado. Afinal, o filme não chega a 1960, ano em que a banda seria formada, com a entrada de Ringo Starr dois anos depois.


Com uma direção correta, que dá um ar de feel-good movie (mesmo com as cenas de forte apelo dramático), O Garoto de Liverpool tem, ainda, interpretações acima da média, com situações embaladas por (como era de se esperar) uma ótima trilha sonora. Johnson, que ficou mais conhecido pelo papel-título em Kick Ass - Quebrando Tudo (já com continuação confirmada para 2012) tem, aos 21 anos, carisma, talento e sensualidade latentes, fazendo dele um dos maiores trunfos do filme, embora ele não chegue a incorporar o próprio John Lennon.


E, ao mostrar a trágica e conturbada relação entre o músico, sua tia Mimi e a mãe Julia (que se tornou tema de uma canção homônima de Lennon), acompanhamos os traumas de infância que perseguem o jovem por longos anos - e talvez pela vida toda. Porém, aquele garoto de "lugar nenhum" (como predestinavam muitos e o próprio título original do filme revela) inicia uma jornada que o levaria a se tornar um dos maiores ídolos da música do século 20.

Leia as colunas anteriores de Leonardo Freitas:

José e Pilar

Reaprendendo a viver

O mundo era delas


Quem é o colunista: Um jornalista aficionado por cinema de A a Z.

O que faz: Dono do blog Dial M For Movies.

Pecado gastronômico: Lasanha.

Melhor lugar do Brasil: Qualquer lugar, desde que eu esteja com meus amigos.

Para Falar com ele: [email protected] ou o siga no twitter (@leogfreitas)




Atualizado em 6 Set 2011.