Guia da Semana
Cinema
Por Juliana Varella

“O Homem nas Trevas” promete suspense, mas entrega horror trash

Filme de Fede Alvarez estreia no dia 8 de setembro.

"O Homem nas Trevas" é o novo filme do diretor de "A Morte do Demônio" (2013) (Divulgação)

O segundo semestre de 2016 chegou trazendo uma onda de filmes de terror e suspense, prometendo sustos, arrepios e muita escuridão: “O Homem nas Trevas” é o novo  que parece estar só começando. No dia 8 de setembro, mais um título chega aos cinematrabalho de Fede Alvarez, diretor que conquistou algum prestígio no gênero com o remake de “A Morte do Demônio”, em 2013, e agora repete a parceria com o roteirista Rodo Sayagues.

O filme conta a história de três assaltantes que decidem invadir uma última casa para juntar dinheiro suficiente para saírem de Detroit. Eles escolhem uma casa antiga num bairro abandonado onde vive um veterano de guerra cego (Stephen Lang), que perdeu a filha num acidente de carro e foi fartamente indenizado.

Nos primeiros minutos, Alvarez tenta humanizar os personagens mostrando suas motivações: Rocky (Jane Levy, da série “Suburgatory”) quer salvar a irmãzinha da mãe alcoólatra; Alex (Dylan Minnette, de “Goosebumps: Monstros e Arrepios”) está tão apaixonado por Rocky que arrisca o emprego do próprio pai, um agente de segurança residencial, furtando as chaves das casas para os assaltos (nota: esse pai nunca aparece, o que prejudica o desenvolvimento do personagem); e Money (Daniel Zovatto, de “Corrente do Mal”), bem... Ele só está interessado no dinheiro.

Demora um pouco para que o público, de fato, comece a torcer pelo trio. Enquanto isso não acontece, observamos os longos plano-sequências entre os corredores (no maior estilo James Wan) e prestamos atenção aos ruídos, evidenciados em meio à escuridão, na expectativa que o “homem nas trevas” apareça a qualquer momento.

Esse jogo de sombras e respirações, porém, logo se esgota, dando lugar a algo bem menos sutil: violência, perseguições, sustos gratuitos, péssimas escolhas e perversões sexuais de nível assombrosamente baixo. Isso, combinado ao clichê dos personagens que nunca estão realmente mortos e reaparecem pontualmente para salvar ou impedir o salvamento de alguém. Para fechar essa casa dos horrores com chave de ouro, a justificativa para todo o mal é uma ofensa gratuita a parte dos espectadores. Bom senso, aparentemente, não é a marca de Alvarez.

“O Homem nas Trevas” estreia no dia 8 de setembro.


Por Juliana Varella

Atualizado em 6 Set 2016.

Mais notícias

Alerta de alta temperatura: 7 filmes imperdíveis que retratam o fogo 

Cinema

"Toy Story 4", "Casal Improvável" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta-feira (20) nos cinemas; Confira!

Cinema

O homem e a máquina: 10 filmes que têm a interação como temática

Cinema

7 filmes do diretor David Lynch que você precisa assistir

Cinema

Os melhores filmes infantis de 2019... até agora

Cinema

10 filmes imperdíveis com alienígenas para quem gosta do gênero

Cinema