Guia da Semana

No dia que abre a 37ª Mostra Internacional de Cinema, cerca de 90 filmes estarão em cartaz, entre inéditos e clássicos, espalhados por 25 salas de São Paulo. Começam as retrospectivas de Stanley Kubrick, Eduardo Coutinho e Lav Diaz e chegam à cidade longas descobertos nos principais festivais internacionais.

+ Confira a lista completa de filmes na Mostra Internacional de Cinema 2013
+ Veja os candidatos ao Oscar de Filme Estrangeiro que estarão na Mostra
+ Fique por dentro da programação grátis na Mostra
+ Confira a programação da Mostra no dia 18/10

O Guia da Semana selecionou os filmes mais comentados e promissores para ajudar você a montar sua programação na Mostra.

Confira o melhor da Mostra nesta sexta-feira, 18 de outubro:

Nada De Mau Pode Acontecer (Tore Tanzt, Katrin Gebbe , 110', Alemanha, 18 Anos)

Único representante alemão no Festival de Cannes, “Nada de Mau Pode Acontecer” marcou a estreia de Katrin Gebbe na direção. O drama conta a história de um jovem religioso que se rebela contra o cristianismo, mas acaba sofrendo violências de um novo amigo, que quer testar sua fé.

13h - Espaço Itaú De Cinema - Frei Caneca 1

Providence (Alain Resnais, 110', França, Suíça, Reino Unido, 12 Anos)

O clássico de 1977 de Alain Resnais, vencedor do César francês, apresenta um escritor que retrata sua própria família em seu novo livro, mas de forma cruel e distorcida. Logo, os verdadeiros parentes vêm à sua casa, instigando a comparação.

15h - Espaço Itaú De Cinema - Frei Caneca 1

A Rotina Tem Seu Encanto (Sanma No Aji, Yasujiro Ozu, 113', Japão, Livre)

Outro clássico imperdível da Mostra é “A Rotina Tem Seu Encanto”, último filme lançado pelo cineasta japonês Yasuziro Ozu (1962). O longa acompanha a vida de um veterano da Segunda Guerra Mundial, viúvo, que decide encontrar um marido para sua filha.

19h40 - Espaço Itaú De Cinema - Frei Caneca 1

O Menino E O Mundo (Alê Abreu, 85', Brasil, sem diálogos, Livre)

A animação brasileira que ganhou uma Menção Honrosa do Júri no Festival do Rio traz um menino que foge de sua aldeia, para encontrar um mundo fantástico habitado por criaturas mistas de máquinas e animais.

21h - Espaço Itaú De Cinema - Frei Caneca 2 *Haverá debate após a sessão.

Run & Jump (Run & Jump, Steph Green,102', Irlanda, Alemanha, 14 Anos)

O longa de estreia do diretor Steph Green chamou a atenção da audiência no Festival de Tribeca, com a história de um pai de família que sofre um derrame. O filme concentra-se principalmente em sua esposa, que lida com sua recuperação do marido enquanto um pesquisador assiste ao processo, hospedado na casa do casal.

21h45 - Espaço Itaú De Cinema - Frei Caneca 3 *Haverá debate após a sessão.

Presa Na Internet (Caught In The Web, Chen Kaige, 117', China, 16 Anos)

A realidade da internet na China (e no mundo) virou tema do novo filme de Chen Kaige – diretor bastante popular no país. Tudo começa quando uma garota se recusa a deixar um idoso sentar em seu lugar no ônibus, gesto que é filmado e viralizado nas redes sociais.

15h - Cinemateca - Sala Petrobras

Grand Central (Grand Central, Rebecca Zlotowski, 94', França, 16 Anos)

Léa Seydoux virou a queridinha do cinema europeu quando seu “La Vie D’Adèle” venceu o Festival de Cannes este ano. O que poucos sabem é que, no mesmo festival, também foi exibido outro filme com a musa: “Grand Central”. No romance, Léa vive Karole, uma jovem que se apaixona pelo amigo de seu marido, Gary. O filme se passa num contexto de radiação (silenciosamente perigosa), já que Gary trabalha numa usina nuclear.

22h50 - Reserva Cultural 1

Por Juliana Varella

Atualizado em 17 Out 2013.