Guia da Semana

Por Meriane Morselli



Conhecido como Os Quatro Fantásticos nos quadrinhos e na série clássica de animação, os heróis que agora chegam na superprodução cheia de efeitos especiais Quarteto Fantástico começaram sua história em 1939. O primeiro do grupo, o Tocha Humana, foi criado por Carl Burgos e lançado pela Marvel Comics. Na década de 60, depois de um período de esquecimento, ele foi resgatado por Stan Lee, que comprou os direitos para trabalhar com o personagem.

As HQs deslancham quando Lee, ao lado de Jack Kirb, cria mais três amigos para o herói. Cada um deles possui um poder especial, gerado quando uma forte carga de raios cósmicos faz com que se tornem mutantes. Os quatro, que ficam conhecidos como Senhor Fantástico, Mulher Invisível, Tocha Humana e o Coisa, eram jovens comuns que estudavam juntos até o incidente. Os universitários já conheciam também o cientista Victor Van Doom, que se tornaria o implacável inimigo Doutor Destino, obcecado por conquistar o mundo.

Em 1967, os estúdios Hanna-Barbera criam as primeiras animações para a tevê baseado nos heróis (foto acima). Os vinte episódios seguem fielmente o roteiro dos quadrinhos, mostrando batalhas contra inimigos como o Homem Toupeira, Galactus, Fantasma Vermelho, Homem Molecular, Diablo e, como não podia faltar, o Senhor Destino. Entre 1978 e 1979, foram produzidos mais treze capítulos de meia hora por outro estúdio, mas os desenhos não agradaram tanto aos fãs quanto os primeiros.

O diretor Roger Corman, especialista em filmes b, filmou em 1994 O Quarteto Fantástico (foto) para o cinema, numa adaptação que jamais estreou nas telonas ou em vídeo. O elenco tinha nomes inexpressivos: Alex Hyde-White (Reed Richards), Rebecca Staab (Susan Storm), Jay Underwood (Johnny Storm), Michael Bailey Smith (Ben Grimm) e Joseph Culp (Dr. Destino). Na verdade, o estúdio que produziu o longa nunca teve a intenção de lançá-lo. O filme só foi feito, pois, se as filmagens não começassem numa data estabelecida, perderiam os direitos sobre a história.

O casamento entre Marvel e Hollywood é uma verdadeira mina de ouro. A união entre a gigante dos quadrinhos e a maior fábrica de sonhos do mundo já levou para as telonas histórias de heróis como Blade, X-Men, Hulk e Homem-Aranha, cujos dois primeiros filmes renderam US$ 1,5 bilhão. A promessa é que para o Quarteto Fantástico, que não teve o orçamento revelado, sejam feitas mais duas seqüências, a última delas com previsão de estréia para 2016. O elenco já tem contrato assinado para continuar na franquia até lá. Entre os títulos que sairão dos quadrinhos para invadir as telonas em breve estão Magneto, Wolverine, O Motoqueiro Fantasma, Surfista Prateado, Homem de Ferro, além dos já aguardados Homem-Aranha 3 e X-Men 3.

Atualizado em 6 Set 2011.