Por Meriane Morselli

Conhecido como Os Quatro Fantásticos nos quadrinhos e na série clássica de animação, os heróis que agora chegam na superprodução cheia de efeitos especiais Quarteto Fantástico começaram sua história em 1939. O primeiro do grupo, o Tocha Humana, foi criado por Carl Burgos e lançado pela Marvel Comics. Na década de 60, depois de um período de esquecimento, ele foi resgatado por Stan Lee, que comprou os direitos para trabalhar com o personagem.

Em 1967, os estúdios Hanna-Barbera criam as primeiras animações para a tevê baseado nos heróis (foto acima). Os vinte episódios seguem fielmente o roteiro dos quadrinhos, mostrando batalhas contra inimigos como o Homem Toupeira, Galactus, Fantasma Vermelho, Homem Molecular, Diablo e, como não podia faltar, o Senhor Destino. Entre 1978 e 1979, foram produzidos mais treze capítulos de meia hora por outro estúdio, mas os desenhos não agradaram tanto aos fãs quanto os primeiros.

O casamento entre Marvel e Hollywood é uma verdadeira mina de ouro. A união entre a gigante dos quadrinhos e a maior fábrica de sonhos do mundo já levou para as telonas histórias de heróis como Blade, X-Men, Hulk e Homem-Aranha, cujos dois primeiros filmes renderam US$ 1,5 bilhão. A promessa é que para o Quarteto Fantástico, que não teve o orçamento revelado, sejam feitas mais duas seqüências, a última delas com previsão de estréia para 2016. O elenco já tem contrato assinado para continuar na franquia até lá. Entre os títulos que sairão dos quadrinhos para invadir as telonas em breve estão Magneto, Wolverine, O Motoqueiro Fantasma, Surfista Prateado, Homem de Ferro, além dos já aguardados Homem-Aranha 3 e X-Men 3.
Atualizado em 6 Set 2011.