Guia da Semana

Sim! Para os Pottermaníacos, o título de um dos filmes mais esperados faz muito mais sentido do que se possa imaginar, já que "Animais Fantásticos e Onde Habitam" é o nome de um livro didático muito usado pelos bruxinhos estudantes da saga Harry Potter na escola de magia e bruxaria de Hogwarts.

O que poucas pessoas sabem é que a autora J. K. Rowling, de fato, escreveu um outro livro, fora da saga, de mesmo nome. O original “Fantastic Beasts and Where to Find Them”, escrito em 2001 pela autora, tinha a intenção de reproduzir o livro usado pelos estudantes e é basicamente um livro de consulta, tal qual a utilidade do livro em Hogwarts.

Então, como fazer um filme baseado em um material tão “técnico”?

De onde surgiu a ideia do filme?

Dizem que a ideia da Warner Bros — estúdio responsável pela produção da saga Harry Potter — era a de lançar um documentário que mostrasse esses Animais Fantásticos, mas J. K. Rowling teve uma ideia melhor e resolveu escrever um roteiro para o filme. Esta foi, inclusive, a primeira vez em que ela assumiu esse papel nos filmes!

O que se sabe é que, pelo fato de a história ter sido escrita pela J. K. Rowling, o enredo é de qualidade ímpar. A autora mesmo disse, em 2007 enquanto visitava o parque Harry Potter, que só revisitaria o mundo bruxo se tivesse uma ideia com a qual estivesse muito animada. E foi o que aconteceu!

Mas e o Harry?

Sendo ela a responsável pelo roteiro — junto com David Heyman, o produtor dos filmes de Harry Potter —, só podemos esperar muita qualidade no resultado final do filme. Além disso, saudosos de Harry Potter, poderemos retornar ao universo do bruxo com alguns modos e expressões apenas utilizadas nos livros e nos filmes da saga.

No entanto, não teremos Harry Potter e sua turma nesta trilogia, visto que a história se passa quase 70 anos antes do nascimento de nosso querido herói.

Então, qual a história do filme?


A trilogia "Animais Fantásticos e Onde Habitam" — fiquem felizes, serão três filmes! — terá como cenário a cidade de Nova York da década de 1920. Enredo bem diferente do que já conhecemos, já que Harry Potter se passa na Inglaterra em meados das décadas de 1980.

Pois bem, de acordo com o roteiro, o magizoologista (estudante de criaturas mágicas) Newt Scamander estava viajando pelo mundo desde 1918 estudando as criaturas mágicas para a escrita de sua obra-prima que seria lançada em 1927.

Newt chega em Nova York, em 1926, de posse de uma pasta mágica, daquelas que cabem muito mais do que parece (tipo a que Hermione usou em "Harry Potter e as Relíquias da Morte") e, nela, ele coleciona animais mágicos — e possivelmente perigosos.

Em algum momento, esses animais fogem da pasta e é daí que surgem os problemas do estudioso. No meio dessa situação, ele ainda descobre que a comunidade bruxa americana está com dificuldades de se esconder dos não mágicos (ou trouxas, usando a linguagem potteriana). Não se sabe, ainda, se a trama do filme continuará a passar pela cidade de Nova York.

A estreia do primeiro filme está programada para 18 de novembro de 2016. Até lá, o que você acha que pode acontecer nessa “nova” história? Conta pra gente nos comentários!

Atualizado em 6 Jan 2016.