Guia da Semana

2016 será um belo ano para os nerds. Com produções como “Deadpool”, “Batman vs Superman”, “Capitão América: Guerra Civil” e “X-Men: Apocalipse” chegando por aí, não vai ter pipoca, refrigerante e action figures que bastem. No entanto, a verdade é que uma das adaptações de quadrinhos mais aguardadas para os próximos meses dispensa o uso de heróis e aposta no carisma dos vilões para fazer sucesso nos cinemas. Estamos falando do filme “Esquadrão Suicida”, uma produção da Warner Bros que promete trazer o polêmico Coringa de volta às telonas.

Mas afinal, o que é esse esquadrão e por que todo mundo só anda falando disso agora?

O “Esquadrão Suicida”

Apesar de estar na moda agora, o “Esquadrão Suicida” é um velho conhecido dos quadrinhos. Sua primeira aparição aconteceu em 1959, numa HQ recheada de contos chamada por aqui de “O Bravo e o Audaz”. Nessa época, a história do esquadrão era a seguinte: durante a II Guerra Mundial, alguns soldados que haviam cometido crimes eram comandados pelo Capitão Richard Flag em missões, para que pudessem reduzir as suas penas. Como essas missões eram consideradas suicidas, fica fácil entender de onde veio o nome do grupo.

No entanto, na década de 80, inspirado pela série “Missão: Impossível”, o roteirista John Ostrander resolveu fazer algumas adaptações no enredo, tirando os soldados da jogada e colocando supervilões no lugar deles. Foi aí que alguns dos bandidos que estarão no filme, como Capitão Bumerangue, Magia e Arlequina, entraram na história. Aliás, vale dizer que a Arlequina (uma espécie de “namorada” do Coringa) foi a grande saída que encontraram para trazer o palhaço do crime para esta adaptação, uma vez que ele nunca havia feito parte do Esquadrão nos quadrinhos.

Apesar desse detalhe, a verdade é que os fãs em geral não estão ligando muito para as semelhanças entre as histórias. O que interessa mesmo aqui é outra coisa: será que vai ser uma boa ideia colocar outro Coringa no cinema depois daquele do Heath Ledger?

O Coringa de Jared Leto


Muito se especulou — e ainda se especula — sobre a escalação de Jared Leto, o vocalista de 30 Seconds to Mars, para o papel de um dos maiores ícones da cultura pop. E, assim como aconteceu com Ledger, muitos admiradores das HQs torceram o nariz para o nome do ator antes de ver qualquer segundo de interpretação, algo que também havia acontecido durante as filmagens de “Batman: O Cavaleiro das Trevas”.

Porém, apesar de toda as brincadeiras em torno de Leto e das montagens feitas com suas fotos como o personagem, bastou aparecer o primeiro trailer do filme na internet para que a expectativa aumentasse muito. Aliás, não só a expectativa: o volume de teorias sobre o personagem também.

O trailer da Comic-Con

Apresentada inicialmente apenas aos espectadores da San Diego Comic-Con no meio desse ano, a primeira prévia do longa mostra, ao longo de 3 minutos, um pouco de cada personagem da trama. Amarra, Capitão Bumerangue, Magia, Rick Flagg, Katana, Crocodilo e El Diablo surgem como parte da equipe encabeçada por Pistoleiro (interpretado pelo ator Will Smith), Arlequina (Margot Robbie, do filme “O Lobo de Wall Street”) e o Coringa de Leto. Uma equipe que, vale lembrar, aparece pela primeira vez unida em um longa-metragem, fazendo quase um contraponto aos coloridos heróis de “Os Vingadores”, da Marvel.

E entre cenas de tiroteios e explosões, uma curta sequência chamou bastante atenção no vídeo: aquela em que o próprio Batman dá as caras por cima de um carro pilotado pelo seu famoso inimigo e sua namorada. Uma cena que já havia vazado na web algum tempo atrás, mas que foi o suficiente para gerar várias teorias entre os fãs. Destacamos uma delas, que, inclusive, pode ligar esta produção a “Batman vs Superman: A Origem da Justiça”.

A conexão do filme com “Batman vs Superman: A Origem da Justiça”

Também apresentado durante a San Diego Comic-Con, o trailer completo do longa que promete colocar lado a lado o homem-morcego e o homem de aço mostra pequenas tomadas onde o Cavaleiro das Trevas (dessa vez vivido pelo ator Ben Affleck) vê matérias de jornais e até mesmo uma armadura rabiscada com mensagens que supostamente seriam do Coringa.

No entanto, alguns fãs começaram a cruzar imagens desse trailer com as do “Esquadrão Suicida” e com algumas referências de histórias em quadrinhos antigas em busca de teorizar sobre a possibilidade do palhaço do crime ser, na verdade, um antigo parceiro do Batman: o Robin. A ideia é que, por algum motivo e em algum momento, o amigo de Bruce Wayne pudesse ter se virado contra ele, tornando-se assim seu rival.

Outra teoria um pouco menos complexa diz que, pelo que se pode ver até agora no trailer de “Esquadrão Suicida”, a Arlequina e o Pistoleiro provavelmente teriam um tempo em cena bem maior do que o personagem de Jared Leto, fazendo com que fizesse mais sentido que ele seja mais importante posteriormente, em algum futuro filme do Batman. Isso é bastante plausível, uma vez que o personagem de Leto em “Esquadrão Suicida” se encaixa melhor como um coadjuvante.

Teorias à parte, a verdade é que ainda temos muitos meses para esperar até a estreia de todos esses filmes. “Batman vs Superman” só será lançado no dia 24 de março de 2016, enquanto “Esquadrão Suicida” chega às telonas apenas em agosto, no dia 5. O lado bom é que os nerds não estarão desamparados, afinal, em dezembro teremos a volta de Star Wars para aquecer os nossos corações com a boa e velha Força.

Agora nos diga: quais são suas expectativas com “Esquadrão Suicida”? Está ansioso para ver o desempenho de Jared Leto como Coringa? Escreva um comentário aqui no post e conte todas as suas teorias!

Por Redação

Atualizado em 29 Set 2015.