Guia da Semana

E começa a temporada 2010 no cinema mundial. Depois de um ano de boas estreias nacionais como Se Eu Fosse Você 2, norte americanos como Batman - O Cavaleiro das Trevas, surpresas, no caso do premiado Quem Quer Ser um Milionário e, claro, as decepções cinematográficas, a exemplo de Os Normais 2 e Transformers 2, as salas ficaram pequenas para tanto público. Histórias e dramas encheram os olhos dos telespectadores, seja de lágrimas, como em O Curioso caso de Benjamin Button ou efeitos especiais de tirar o fôlego, como em Avatar.

Para os dias que se seguem grandes estreias são aguardadas. Entre elas o clássico Alice no País das Maravilhas, rememorado por Tim Burton e Sex and The City 2, continuação da série de sucesso que foi parar nas telonas. Para os jovens, Eclipse, a terceira parte da sequência da saga dos vampiros e lobos que conquistaram o mundo, e o tão aguardado Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte I. Já para o público infantil, a demanda não deixa nada a desejar. Shrek 4 e Toy Stoty 3 invadem as telas em julho. Organize sua agenda para não perder nenhuma estreia.

Gringos

Foto: Imdb.com


O ano já começa com a adaptação do clássico Sherlock Holmes. O longa tem previsão de estreia para 8 de Janeiro e é dirigido pelo ex-marido da diva do pop Madonna. A história gira em torno do famoso detetive numa adaptação moderna da obra de Conan Doyle e inclui no elenco Robert Downey Jr, Jude Law e Rachel McAdams. Com estreia prevista para 22 de janeiro, Amor sem escalas (Up in the Air) concorre a seis indicações no Globo de Ouro e conta a história de um consultor - vivido por George Clooney - que tem a função de demitir funcionários para cortar os gastos de empresas.

No quesito musical, Nine é o nome para 2010. Com previsão de estreia também para janeiro, 29, o longa conta a história de um cineasta que busca levar uma vida harmoniosa em seu trabalho e dia a dia ao lado de sua esposa, a amante e a mãe. O filme concorre ao Globo de Ouro em cinco categorias e reúne um elenco feminino de peso com Penelope Cruz, Nicole Kidman, Kate Hudson e Marion Cotillard, além do premiado Daniel Day Lewis. Ainda no campo dos concorrentes, um nome não poderia ficar de fora. O aclamado ator e diretor Clint Eastwood disputa o prêmio com Invictus. Previsto para chegar às telonas em janeiro, interpretado por Morgan Freeman - na pele do sul-africano Nelson Mandela - baseada em fatos reais, a trama conta como o líder se une ao capitão da seleção de rúgbi da África do Sul em prol da união entre negros e brancos na era pós apartheid durante o Campeonato Mundial em 1995.

Já para fevereiro, 5, chega as telonas Guerra ao Terror (The Hurt Locker). Considerado por críticos americanos como o melhor filme de 2009, o longa narra a realidade de soldados de um esquadrão antibombas americano instalado em Bagdá devido uma iniciativa militar em decorrência dos atentados de 11 de setembro, desencadeado pelo então presidente George W. Bush que declarou guerra como parte de uma estratégia global de combate ao terrorismo.

O terror e o suspense também têm espaço. Na refilmagem do clássico de 1940, O Lobisomem, previsto para 12 de fevereiro, traz no elenco Benicio Del Toro como um homem que se transforma em monstro depois que é atacado por lobos. No estilo superprodução, a película reúne dezenas de efeitos especiais e ainda conta com a participação do veterano Anthony Hopkins.

Foto: Imdb.com


A fantasia ganha forma com o clássico Alice no país das Maravilhas, produzido pelo criativo Tim Burton. Com prévia de pintar nas telonas brazucas em 2 de abril, a superprodução traz uma série de efeitos especiais e faz uma adaptação pop da obra de Lewis Carroll. No elenco nomes como Johnny Depp, na pele do Chapeleiro Maluco e Anne Hathaway, como a Rainha Branca, são misturados com as animações que ganham ainda mais vida, já que o longa será projetado em 3-D.

Na sessão super heróis, duas estreias chamam a atenção esse ano: Homem de Ferro 2 e Robin Hood. No primeiro, o herói de metal - após revelar a sua identidade secreta - enfrentará o vilão Whiplash - vivido por Mickey Rourke. Interpretado novamente por Robert Downey Jr., o protagonista Tony Stark conviverá também com Scarlett Johansson no papel de Viúva Negra. Deixando os poderes especiais de lado, chega Robin Hood. O príncipe dos ladrões é interpretado por Russell Crowe, que volta a trabalhar em parceria com o diretor de O Gladiador. Na trama um triângulo amoroso é formado entre Robin, sua amada Marion (Cate Blanchett) e o xerife de Nottingham (Matthew Macfadyen).

No quesito comédia romântica, os amantes do gênero não terão do que reclamar. Para quem já acompanhou uma das séries de maior sucesso que ganhou adaptação para as telonas, terá fôlego renovado. Sex and The City 2 chega aos cinemas por volta de 28 de maio e traz Sarah Jessica Parker no papel de Carrie que conta com a companhia se suas inseparáveis amigas Samantha Jones, Charlotte York e Miranda Hobbes, em voltas ao turbulento dia a dia em Nova Iorque e que não abrem mão das roupas da moda. Ainda no gênero, o best-seller autobiográfico Comer, Rezar e Amar chega às telonas em 24 de setembro. Tendo Julia Roberts como a protagonista Elizabeth Gilbert, a trama aborda a história de uma mulher que embarca em uma jornada de autodescoberta ao redor do mundo quando percebe, através das tentativas de gravidez, que não está vivendo a vida que gostaria.

Nacionais

O Brasil não fica de fora das grandes produções. Com uma recente leva de filmes que abordam temas ligados à violência, a temática parece ter surtido um bom efeito no país. Por conta disso, chega as telonas em agosto,13, Tropa de Elite 2. Na nova trama, Nascimento, agora ex-capitão do Bope, estará com 40 anos. Vivido novamente por Wagner Moura, o policial se envolve no mundo da política e vai trabalhar na Secretaria de Segurança do Rio. Outro que segue a linha é Segurança Nacional. Previsto para estrear em 07 de maio, o elenco chega com Thiago Lacerda, Ângela Vieira e Milton Gonçalves, que vivem traficantes caçados pela polícia e se unem para tentar derrotar o governo brasileiro. Já 400 contra 1 - A história do Comando Vermelho traz Daniel de Oliveira e Daniela Escobar no elenco e retrata as origens de umas das organizações criminosas mais famosas do país, criada no presídio de Ilha Grande.

Foto: Ique Esteve


No quesito personalidades, o Brasil é expert em levar as telonas nomes de apelo social relevante. A cinebiografia de Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier, chega aos cinemas em abril, 2. Gravado em Uberaba e São Paulo, a película contou com fenômenos naturais curiosos como chuvas que paravam no início das gravações e luzes misteriosas no set. No elenco, nomes como Nelson Xavier - que faz o papel do líder espírita - Tony Ramos, Letícia Sabatella, Giovanna Antonelli e Christiane Torloni.

Outro nome, agora polêmico, é o de Raquel Pacheco, mais conhecida como Bruna Surfistinha. A jovem é foco de um longa que chega aos cinemas em junho, 18, interpretado por Deborah Secco. Inspirado no livro O Doce Veneno do Escorpião, a história narra passagens da vida de Raquel, que se tornou garota de programa e decidiu anos depois relatar suas experiências em uma obra literária, que fez grande sucesso no país.

No estilo comédia, quem faz as honras é o clássico O Bem Amado, que ganha as telonas em julho, 23. Dirigido por Guel Arraes - O Auto da Compadecida e Lisbela e o Prisioneiro - e baseado na obra de Dias Gomes, a trama se passa em uma cidade governada por um corrupto que se depara com um assassino justiceiro. No elenco, Marco Nanini, Matheus Nachtergaele e José Wilker.

Crianças e Jovens

Em 2010, a criançada tem motivos de sobra para ir ao cinema. Para aquelas que não tiveram a chance de ver o primeiro filme e se apaixonaram pela sequência, esse ano a saga de Toy Story será toda lançada novamente nas telonas e com uma diferença, projetadas em 3-D. A trama dos brinquedos animados que se envolvem em diversas confusões chega as salas a partir de janeiro, 19, com a reexibição do primeiro filme. Em seguida, Toy Story 2 tem previsão de reestréia em fevereiro, 26. Já o inédito Toy Story 3 chega às telonas em julho, 25, mês de férias.

Foto: Imdb.com


Ainda no mesmo período, quem pretende alegrar não somente as crianças como também muitos marmanjos é o ogro mais famoso do mundo, também em 3-D. Na última sequência, intitulada Shrek para Sempre , o monstro, agora de família e domesticado, sente saudade de assustar moradores da vizinhança e está cansado de ser civilizado. Sendo assim, assina um pacto com Rumpelstiltskin e vê todos seus amigos e seu grande amor Fiona em uma versão distorcida da realidade.

E quem pensa que vampiros e lobos ficarão de fora das estreias desse ano, está enganado. Em junho, 30, está previsto o lançamento mundial da terceira parte da história que virou febre entre os jovens. Eclipse já é aguardado com muita expectativa pelos amantes da série. Dessa vez Edward e Jacob irão lutar juntos para proteger Bella que está sendo ameaçada por uma vampira.

Ainda no mundo da fantasia, mas bem longe dos vampiros, é a vez do bruxo mais querido do mundo dar as caras novamente nas telonas. Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte I chega aos cinemas em novembro, 11, e é o penúltimo longa da série. Agora com 17 anos, o jovem é encarregado de uma tarefa perigosa e quase impossível: localizar e destruir os Horcruxes de seu grande inimigo Voldemort. A segunda parte tem estreia prevista para 15 de julho de 2011.

Produto nacional, os fãs da série High School Musical podem se preparar para a versão brasileira. A história de High School Musical - O desafio, que estreia em fevereiro, 5, se passa durante o reinício das aulas, quando Olavo, o capitão da equipe de futsal Lobos-Guará, decide participar do primeiro Concurso de Música promovido pelo colégio. O longa conta com a participação da cantora Wanessa Carmargo.

Atualizado em 10 Abr 2012.