
A falta de verba é apontada pela maioria dos profissionais da área de cinema no Brasil como a maior dificuldade em se fazer um filme no país. Projetos demoram anos para sair do papel. As saídas para quem está com uma idéia na cabeça e um roteiro na mão é participar de concursos para financiamento do governo ou promovido por empresas privadas.
A legislação em vigor possui alguns benefícios para empresas que disponham parte de seu orçamento para liberar como verba para a produção cultural. Por outro lado, exige-se um sem-número de documentos e vias para que uma produtora possa participar do processo.
Em julho, a Petrobras divulgou uma lista de projetos de longa-metragem que foram aprovados em seu concurso público. E novas inscrições estão abertas. Muitos filmes provavelmente sequer chegarão ao circuito comercial, porém veja alguns títulos que podem chegar em breve à tela grande!

Sem filmar desde Harmada (2004), o cineasta Maurice Capoville teve o projeto Nervos de Aço aprovado. Uma cantora, um pianista e um produtor musical se envolvem em conflitos pessoais e profissionais quando uma quarta pessoa interfere na vida deles. Outro nome de destaque no cinema nacional que estará de volta é Júlio Bressane. Sua nova produção A Erva do Rato aborda a relação entre o homem e a morte e o vínculo estabelecido com os animais.

Entre os quatro documentários selecionados está Raul, O Início, O Fim e o Meio, de Adrian Cooper, sobre a biografia do cantor Raul Seixas. Já Panis Et Circensis - Tropicália 40 Anos, de Francisco César Filho, aborda o universo do estilo musical.
Izabel Jaguaribe assina a direção de O Corpo do Rio, cujo principal tema e o culto ao corpo humano. Outro documentário selecionado foi Sertanistas, que o cineasta Silvio Da-Rin explora a fronteira entre o Acre e o Peru.
OUTROS SELECIONADOS ? Histórias de Amor Duram 90 Minutos, de Paulo Halm ? A Alegria, de Felipe Bragança ? Besouro, de João Daniel Tikhomiroff ? Sé... Quando a Carne É Fraca, de Eduardo Ramos ? Amor Sujo, de Paulo Caldas ? O Homem que Não Dormia, de Edgard Navarro ? O Fim e os Meios, de Murilo Salles ? A Última Estação, de Marcio Curi ? Fuga em Ré Menor para Kraunus e Pletskaya, animação de Otto Guerra ? Meninos de Kichute, de Luca Amberg ? O Senhor do Labirinto, de Geraldo Motta ? História de um Valente, de Claudio Barroso |
Fotos: www.sxc.hu e www.antonia-ofilme.com.br
Atualizado em 6 Set 2011.