Guia da Semana

Quando Samuel L. Jackson apareceu como Nick Fury na cena pós créditos de “Homem de Ferro”, em 2008, convidando Tony Stark a se juntar ao projeto Vingadores, o mundo nerd entrou em furor: os heróis mais poderosos da Terra (e dos quadrinhos) estavam prestes a ganhar as telonas.

O que os fãs não imaginavam na época era a ousadia do projeto. A Marvel lançou outros quatro filmes de seus heróis mais famosos: antes de reuni-los numa superequipe em “Os Vingadores”. Nem mesmo a Warner Bros., dona de personagens como Batman e Superman, da Liga da Justiça, havia planejado algo assim.

A Marvel talvez não tivesse consciência na época, mas estava transformando a forma como se pensa o cinema, lançando o conceito de "universo" (amarrando diferentes filmes e séries de TV numa única rede) e tornando obsoletas as sequências lineares.

Para ajudar você a recordar tudo que rolou nesse universo até agora, doze filmes depois, o Guia da Semana preparou uma retrospectiva com todos os longas lançados pela Marvel Studios.

Confira.

Homem de Ferro (2008)

O primeiro longa produzido pelo Marvel Studios talvez tenha sido o maior responsável pelo sucesso desta empreitada até agora. O filme apresentou ao grande público o bilionário Tony Stark (Robert Downey Jr.) e sua jornada para criar a armadura do Homem de Ferro. Misturando comédia com boas doses de ação, foi um sucesso de público e crítica, dando sinal verde para as próximas adaptações. O longa também apresentou a S.H.I.E.L.D. e seu diretor Nick Fury (Samuel L. Jackson), responsáveis por reunir o grupo dos Vingadores.

Incrível Hulk (2008)

Talvez seja o filme menos bem sucedido do estúdio, mas serviu para tirar o gosto ruim que o filme Hulk (2003), de Ang Lee, deixou nos fãs. Aqui Bruce Banner (Edward Norton) tenta encontrar uma cura para a alteração que o faz se tornar o Gigante Esmeralda usando uma fórmula baseada no soro do supersoldado (o mesmo que criou o Capitão América). Destaque também para a aparição de Tony Stark na cena pós créditos, convidando o General Ross para o projeto Vingadores.

Homem de Ferro 2 (2010)

Depois do sucesso do primeiro, a sequência estava mais do que garantida. Desta vez, o Homem de Ferro luta para manter-se vivo quando uma doença começa a tomar conta de seu corpo. Ao mesmo tempo, o exército se apossa de uma de suas armaduras criando o herói militar Máquina de Guerra. O longa também serviu para apresentar a heroína Viúva Negra, interpretada por Scarlett Johansson, e o pai de Tony Stark, que faria uma aparição no filme do Capitão América.

Thor (2011)

Talvez seja o filme com mais importância para a primeira fase dos Vingadores. Além de apresentar o herói nórdico Thor (Chris Hemsworth), conhecemos Loki (Tom Hiddleston), seu irmão, que será o vilão no primeiro filme do grupo. Aqui, ele toma conta de Asgard e tenta matar seu pai e irmão com ajuda dos gigantes de gelo. No final, o herói loiro se livra de Loki, fazendo com que ele se perca no tempo e espaço. O filme também traz uma aparição relâmpago do Gavião Arqueiro (Jeremy Renner).

Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

No último filme individual lançando antes dos Vingadores, o Capitão América (Chris Evans) tem que impedir o vilão Caveira Vermelha de se apoderar do Cubo Cósmico, objeto que pode dar um poder infinito ao seu dono. No final do filme, Steve Rogers acaba congelado e desperta nos tempos atuais, para ser recepcionado por Nick Fury no prédio da S.H.I.E.L.D.

Os Vingadores (2012)

Em “Os Vingadores”, Loki ameaça atacar a Terra com um exército de alienígenas. Para tentar impedi-lo, seu irmão Thor vem ao nosso mundo e se une ao grupo de heróis reunido por Nick Fury, formado por Capitão América, Homem de Ferro, Hulk (Mark Ruffalo), Viúva Negra e o Gavião Arqueiro.

Homem de Ferro 3


No terceiro filme centrado em Tony Stark, o herói está mais inseguro após os acontecimentos de “Os Vingadores” e cria um exército de armaduras para se proteger. Mesmo assim, um inimigo terrorista (Mandarim – Ben Kingsley) surge para ameaçar sua vida pessoal, forçando Stark a reencontrar a coragem e decidir se quer mesmo continuar a ser um super-herói.

Thor 2: O Mundo Sombrio


Enquanto Jane (Natalie Portman) espera por Thor na Terra, ela e sua equipe estudam um novo fenômeno dimensional, que acaba trazendo de volta o Éter, uma arma perigosa há muito tempo escondida, capaz de transformar todos os mundos em trevas. Para combater essa ameaça, Thor precisará da ajuda da pessoa mais improvável: Loki.

Capitão América 2: O Soldado Invernal


Depois de ficar congelado por cerca de 70 anos e acordar para viver as aventuras de “Os Vingadores”, Steve Rogers agora trabalha para a S.H.I.E.L.D.. Quando Nick Fury sofre um atentado, Rogers, Natasha Romanov (Viúva Negra) e um novo aliado, Sam Wilson (Anthony Mackie), partem em busca do culpado e acabam reencontrando um antigo inimigo.

Guardiões da Galáxia (2014)

Quando Peter Quill (Chris Pratt) perde sua mãe numa cama de hospital, ainda criança, o impossível acontece: uma nave espacial o abduz e seu comandante o transforma num caçador de recompensas intergaláctico. Anos depois, Quill encontra um artefato procurado por algumas das pessoas mais perigosas do universo e se une a Gamora (Zoe Saldana), Drax (Dave Bautista), Rocket Racoon (Bradley Cooper) e Groot (Vin Diesel) numa jornada para não deixar o objeto cair em mãos erradas. O filme apresenta Thanos (Josh Brolin) e o Colecionador (Benicio Del Toro), que terão conexões importantes com outros filmes da Marvel.

Vingadores: Era de Ultron (2015)

Depois de uma missão conturbada, os Vingadores conseguem recuperar o cetro de Loki e os cientistas do time, Stark e Banner, decidem usá-lo para colocar um velho projeto em prática. O resultado, porém, é desastroso e acaba dando origem a uma nova e maior ameaça para o planeta: o robô Ultron. O longa introduz novos personagens importantes para a franquia: Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen), Pietro Maximoff (Aaron Taylor-Johnson) e Visão (Paul Bettany).

Homem-Formiga

Depois de criar uma roupa capaz de encolher em tamanho, mas aumentar em força, o engenheiro Hank Pym (Michael Douglas) decide guardar sua fórmula a sete chaves. Anos depois, quando seu sucessor na empresa está quase conseguindo replicar a experiência para uso militar, Pym convoca o ladrão Scott Lang (Paul Rudd) para vestir sua velha roupa e impedir que a invenção seja vendida para a Hidra.

Por Edson Castro e Juliana Varella

Atualizado em 9 Jul 2015.