Guia da Semana

Com 22 estatuetas, Walt Disney é o maior vencedor da premiação.

Às vésperas de mais uma cerimônia do Oscar, muitos artistas e técnicos se preparam para participar pela primeira vez da festa. Enquanto eles sonham em colocar a mão na desejada estatueta, tem gente que não sabe mais aonde guardar tantos troféus. Exageros a parte, o animador Walt Disney é o campeão, tendo sido indicado 59 vezes, levando 22 estatuetas, além de quatro prêmios honorários. Isto contando apenas os filmes em que ele participou antes de sua morte, em 1966, sem levar em conta os que continuaram sendo produzidos por seu estúdio.

Ainda com chances de igualar, mas muito atrás de Disney, está o maestro John Williams (foto), autor, entre outros, da famosa trilha sonora de Guerra nas Estrelas. O músico soma 46 indicações, apesar de só ter sido premiado cinco vezes. As músicas, porém, se tornaram grandes sucessos. Além da canção da trilogia de George Lucas, ele também faturou pelas canções de E.T., o Extraterrestre e Tubarão. Mais sorte teve o terceiro colocado entre os mais indicados, também músico. Alfred Newman, que faleceu em 1970, levou nove dos 44 Oscars que concorreu.

E é desta área também o campeão dentre os que levaram todos os Oscars a que estava indicado. O sonoplasta Mark Berger foi indicado quatro vezes e levou todos os prêmios, dentre eles o de Apocalipse Now. Em compensação, Kevin O´Connell, que concorre neste ano ao prêmio de melhor som, por Transformers, já foi indicado outras 19 vezes e não ganhou em nenhuma delas. Resta saber se ele será derrotado novamente para quebrar seu próprio recorde. Já Bing Crosby, não satisfeito em levar quatro estatuetas, sendo o cantor mais premiado, ainda ganhou mais uma em 1945, como melhor ator.

Levar todos os prêmios não é mérito somente de Berger. Que o diga os produtores de O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei (foto). Em 2004 o filme foi indicado a 11 prêmios e não perdeu nenhum, recorde absoluto. Antes dele, dois filmes estavam empatados com nove Oscars dentre nove indicações: Gigi, de 1958, e O Último Imperador, de 1987. O Retorno do Rei também é o filme que mais levou prêmios, empatado com Ben-Hur, de 1959, e Titanic, de 1997. Este, aliás, detém o maior número de indicações, 14, empatado com A Malvada, de 1950.

O diretor William Wyler, de Ben-Hur é o campeão de indicações em sua categoria. Recebeu 12 durante toda a sua carreira, em que somou três prêmios. John Ford, que foi indicado cinco vezes como melhor diretor e uma como melhor filme, por Depois do Vendaval, levou uma estatueta a mais que Wyler, ficando com o título de diretor mais premiado. Entre os países que venceram o prêmio de melhor filme estrangeiro, o detentor da maior marca é a Itália, que desde 1948 levou 12 troféus, enquanto o Brasil não tem nenhum.

Na atuação, as mulheres levam vantagem. Meryl Streep é a campeã de indicações, já esteve entre as melhores por 14 anos, mas só ganhou duas vezes. Quem levou mais estatuetas foi a veterana Katharine Hepburn (foto), que levou 4 estatuetas, de 12 que concorreu. Dentre os homens, Jack Nicholson empata com Hepburn no número de vezes em que foi indicado, porém levou apenas 3 troféus, mesmo número de prêmios de Walter Brennan, que só concorreu quatro vezes. Bem melhor do que Peter O´Toole, que foi indicado oito vezes e só não ficou sem nada porque em 2003 levou um prêmio honorário.

Em 2008, com as indicações pulverizadas entre tantos longas, não tendo nenhum com chances de muitos prêmios, não se espera nenhuma quebra de recordes. Nem mesmo a de filmes que levaram os cinco principais Oscars, que são o de melhor filme, ator, atriz, direção e roteiro. Nenhum dos indicados conseguiram entrar nas listas de todas estas categorias. Os únicos filmes que conseguiram o feito até hoje foi Aconteceu Naquela Noite, Um Estranho no Ninho e O Silêncio dos Inocentes. Não é desta vez que um quarto filme poderá entrar na lista.

Atualizado em 6 Set 2011.