Guia da Semana

A cada final de ano, deparamo-nos com um novo filme sobre a saga do bom velhinho, destemido e determinado a cumprir sua nobre tarefa de presentear os pequeninos - especialmente àqueles de comportamento exemplar.

+ Confira o especial de Natal do Guia da Semana
+ Veja como aproveitar o Natal em casa

Longe de serem filmes destinados exclusivamente às crianças, a verdade é que tais películas transportam o espectador para uma atmosfera de pura fantasia, independente da idade. Uma boa prova disso é a participação de atores famosos protagonizando as histórias natalinas - não são apenas filmes tendo o Natal como tema, mas, sim, de atores que literalmente interpretaram Papai Noel.

Veja lista com alguns dos atores que já interpretaram o Papai Noel no cinema:

Edmund Gwenn

De Ilusão Também se Vive (Miracle on 34th Street, EUA, 1947)

Considerado por muitos o Papai Noel mais famoso da história do cinema, Edmund Gwenn ganhou um Oscar como melhor ator coadjuvante pela interpretação da personagem. Tomado pelo espírito natalino, Kris Kringle (Edmund Gwenn) é um simpático senhor de idade que é contratado por uma loja de departamentos para trabalhar como Papai Noel. A partir daí, começa a ser sujeito de inúmeras boas ações, evidenciando a todos a verdadeira essência do natal.

Fred Astaire

O Homem na Roupa de Papai Noel (The Man in the Santa Claus Suit, EUA, 1979)

Fred Astaire, o maior ícone da dança no cinema, também vestiu as roupas vermelhas. Nesse drama, ele interpreta um misterioso dono de uma loja de fantasias, que aluga a mesma roupa de Papai Noel para três homens de histórias bem diferentes. O filme foca na participação do personagem de Fred Astaire, que procura usar o espírito de natal como motivo para resolução de pendências dos demais personagens.

Leslie Nielsen

O Papai Noel Trapalhão (Santa Who?, EUA, 2000)

O famoso ator de inúmeros filmes de sucesso, como por exemplo a franquia "Todo mundo em pânico", faz um Papai Noel que perdeu a memória após cair no planeta Terra. Um repórter que não gosta de Natal, leva o bom homem para trabalhar num shopping como Papai Noel. Com seu faro jornalístico, o repórter faz uma matéria na TV em que convoca as pessoas a descobrirem quem é, de fato, o velhinho que perdeu a memória.

Billy Bob Thornton

Papai Noel às Avessas (Bad Santa, Alemanha/EUA, 2003)

Billy Thornton é famoso por participar de filmes como "As aventuras de Billy the Kid" e o sensível "Billy Elliot". Aqui, ele interpreta um Papai Noel muito diferente do convencional: durante as festas de fim de ano, trabalha em lojas de departamento, juntamente com um anão que se veste de duende, tendo como objetivo elaborar um plano para assaltar o estabelecimento. Mas a dupla está prestes a sofrer um revés, despertando a desconfiança de algumas pessoas...

Edward Asner

Um Duende em Nova York (Elf, EUA, 2003)

O ator de "Up" e "Procura-se uma noiva" interpreta um jovem que, após ter sido criado por uma família de duendes, decide aventurar-se por Nova York em busca de suas verdadeiras origens. descobre então que as crianças da cidade grande não acreditam em duendes, e resolve tentar reascender a chama da esperança e do amor entre os homens.

Tom Hanks

O Expresso Polar (Polar Express, EUA, 2004)

Um dos mais consagrados astros de Hollywood interpreta diversas personagens neste premiado filme de Robert Zemeckis. O Expresso Polar mistura atores reais com animações, resultando numa fantasia vigorosa que arrebatou grandes audiências em todo o mundo à época de seu lançamento.

Tim Allen

Meu Papai é Noel (The Santa Clause 3 : The Escape Clause, EUA, 2006)

Filme de grande sucesso dos Estúdios Disney e continuação da franquia já realizada em 1994 e 2002. Nesta terceira sequência, apresenta uma trama clássica: Papai Noel tem que manter a felicidade de sua família e, ao mesmo tempo, impedir as artimanhas do vilão Jack Frost, que deseja destruir a alegria do Natal.

John Goodman

Ano sem Papai Noel (Year Without a Santa Claus, EUA, 2006)

Não é nada difícil imaginar John Goodman ("Se beber, não case", "Às margens de um crime" e "O grande Lebowski", dentre tantos outros sucessos) como o bom velhinho. Nesse filme, descontente com a falta de espírito natalino por parte das crianças, Papai Noel decide não trabalhar. Seus dois elfos querem provar que ele está errado e, com a ajuda da Mamãe Noel, da Mãe Natureza e dos irmãos do tempo, descem na cidade de South Town, onde vive um garotinho que ainda acredita no Natal e em seus significados.

Paul Giamatti

Titio Noel (Fred Claus, EUA, 2007)

Divertida comédia em que o ator Paul Giamatti ("O ilusionista", "A dama na água") interpreta Noel através do divertido Fred Claus. Atarefado com o aumento nos pedidos, Papai Noel chama seu irmão para ajudá-lo, o que resulta numa série de enormes confusões.

Essas são as dicas para que você que está preparando sua lista de filmes natalinos para este e os próximos anos. As opções são bastante recomendáveis, e certamente farão com que a sua imaginação seja tomada por toda a magia do Natal.


Atualizado em 25 Nov 2013.