Guia da Semana


Em uma época em que acontecem diversos festivais e premiações no mundo do cinema, ainda mais com a espera pelo Oscar, a maioria dos profissionais da área torce para conseguir ser lembrada e até receber algum troféu em algum destes eventos. Mas isto não acontece com todos. Um seleto grupo, que inclui vários famosos, está rezando para não receber nenhum prêmio a que estão concorrendo. Tratam-se dos indicados aos Razzie Awards, ou Framboesa de Ouro, como é chamado por aqui.

Criada em 1980 pelo crítico John Wilson, a premiação se torna mais popular a cada ano e hoje qualquer um pode participar e votar, desde que pague uma taxa anual ou vitalícia para se tornar membro. A idéia de Wilson é simples: criar um troféu para aqueles que se esforçam em criar o pior da sétima arte, incentivando uma melhora na qualidade do que é produzido. A primeira edição aconteceu na própria casa do cinéfilo e teve entre os indicados gente como Stanley Kubrick e Brian de Palma.

Em alguns casos, o prêmio atinge seu objetivo. Sofia Coppola, em 1990, levou o prêmio de pior atriz, por O Poderoso Chefão 3. A decepção da moça foi tamanha que desistiu da profissão, voltando anos depois ao cinema como uma diretora de qualidade. Não foi o caso de Sylvester Stallone ou Madonna, no entanto. Os dois (foto) foram contemplados como os piores atores do século, além de serem recordistas no prêmio, ele com 10 troféus em 30 indicações e ela com nove em 15 disputas.

Um número que nem se compara aos recordistas deste ano. Eddie Murphy, depois de concorrer ao Oscar por Dreamgirls - Em Busca de um Sonho em 2007, conseguiu a proeza de ser indicado como pior ator, ator coadjuvante e atriz coadjuvante, todos pelo filme Norbit. Como se não bastasse, está na disputa pela mesma obra como pior dupla, pelas cenas em que contracena com ele próprio. O filme ainda está na briga às estatuetas de pior filme, diretor e roteiro.

Seguindo o colega, está a estrela das revistas de escândalos de celebridades Lindsay Lohan. Pelo filme Eu Sei Quem Me Matou (foto), que aqui foi lançado direto em DVD, ela concorre duas vezes pelo Framboesa de Ouro de pior atriz. Além disso, é claro, disputa com Murphy o título de pior dupla. O filme conseguiu nove indicações entre as 11 categorias, ficando a frente de Eu os Declaro Marido e... Larry, com oito, e Norbit, com apenas sete indicações.

Atração também deste ano foi o filme Bratz - O Filme, baseado nas bonecas. Mostrando que fazem jus aos brinquedos, as quatro atrizes principais foram concorrem como pior atriz. Como nenhuma é muito conhecida, foi apenas uma indicação para todo o quarteto. Para completar, uma das indicações do prêmio de pior dupla foi para "qualquer combinação de duas personagens de Bratz". O filme ainda está em mais três categorias. Se não tivesse uma indicação única, estariam disputando a vice-liderança de indicados.

Mas nem todos reagem com mau humor ao prêmio. Há até aqueles que agradecem e chegam até a ir à cerimônia, receber o troféu. Halle Berry, por exemplo, não teve dúvidas de ir buscar pessoalmente seu prêmio por Mulher-Gato (foto), em 2005. Ela participou da festa com um discurso emocionado. Outro que fez questão de receber a Framboesa foi o roteirista Tom Green, em 1998, por O Mensageiro. No dia seguinte, incrivelmente, ele recebeu o Oscar da categoria, desta vez por Los Angeles - Cidade Proibida.

Como todo ano, a festa do Framboesa de Ouro acontece um dia antes da cerimônia do Oscar. Desta vez, na 28ª edição, o evento será realizado em 23 de fevereiro, às 22h, no Magicopolis, em Santa Monica. Os membros do júri estarão esperando ansiosamente pelo resultado, mas, provavelmente, a maioria dos indicados não deve aparecer. Ficarão apenas em casa, cruzando os dedos para serem esquecidos. Veja quem está concorrendo!

Lista completa de indicados:
Pior Filme
Acampamento do Papai
Bratz
Eu Sei Quem Me Matou
Eu os declaro Marido e. Larry
Norbit

Pior Ator
Adam Sandler (Eu os declaro Marido e... Larry)
Cuba Gooding Jr. (Acampamento do Papai, Norbit)
Eddie Murphy (Norbit)
Jim Carrey (Número 23)
Nicolas Cage (Motoqueiro Fantasma, A Lenda do Tesouro Perdido 2, O Vidente)

Pior Atriz
Logan Browning, Janel Parrish, Nathalia Ramos & Skyler Shaye (Bratz)
Diane Keaton (Minha Mãe Quer Que Eu Case)
Elisha Cuthbert (Captivity)
Jessica Alba (Awake, Quarteto Fantástico 2, Maldita Sorte)
Lindsay Lohan, como Aubrey (Eu Sei Quem Me Matou)
Lindsay Lohan, como Dakota (Eu Sei Quem Me Matou)

Pior Ator Coadjuvante
Eddie Murphy, como Mr. Wong (Norbit)
Jon Voight (Bratz, Lenda do Tesouro Perdido 2, September Dawn, Transformers)
Kevin James (Eu os declaro Marido e... Larry)
Orlando Bloom (Piratas do Caribe 3)
Rob Schneider (Eu os declaro Marido e... Larry)

Pior Atriz Coadjuvante
Carmen Electra (Deu a Louca em Hollywood)
Eddie Murphy, como Rasputia (Norbit)
Jessica Biel (Eu os declaro Marido e... Larry, O Vidente)
Julia Ormond (Eu Sei Quem Me Matou)
Nicolette Sheridan (Operação Limpeza)

Pior Dupla
Qualquer combinação de dois personagens (Bratz)
Adam Sandler & Kevin James ou Jessica Biel (Eu os Declaro Marido e. Larry)
Eddie Murphy, como Norbit, & Eddie Murphy, como Mr. Wong, ou Eddie Murphy, como Rasputia (Norbit)
Jessica Alba & Hayden Christensen (Awake), ou Dane Cook (Maldita Sorte), ou Ioan Gruffudd (Quarteto Fantástico 2)
Lindsay Lohan & Lindsay Lohan (Eu Sei Quem Me Matou)

Pior Refilmagem
Bratz
Deu a Louca em Hollywood
Eu Sei Quem Me Matou (Albergue, Jogos Mortais e A Volta de Patty)
Uma Casa de Pernas pro Ar (Lar, Meu Tormento)
Who´s Your Caddy (Clube dos Pilantras)

Pior Prelúdio ou Seqüência
Acampamento do Papai
Aliens vs. Predator 2
A Volta do Todo Poderoso
Hannibal: A Origem
O Albergue 2

Pior Diretor
Brian Robbins (Norbit)
Chris Siverston (Eu Sei Quem Me Matou)
Dennis Dugan (Eu os declaro Marido e... Larry)
Fred Savage (Acampamento do Papai)
Roland Joffe (Captivity)

Pior Roteiro
Acampamento do Papai
Deu a Louca em Hollywood
Eu Sei Quem Me Matou
Eu os declaro Marido e. Larry
Norbit

Pior Desculpa para Filme de Terror
Aliens vs. Predator 2
Captivity
Eu Sei Quem Me Matou
Hannibal: A Origem
O Albergue 2

Atualizado em 25 Jul 2012.