Guia da Semana

Com dez filmes indicados para a categoria principal, pelo menos quatro são os favoritos. Os três menos cotados nas previsões de indicados, e com as menores chances de ganhar são a animação Up - Altas Aventuras, de Pete Docter, o documentário fictício Distrito 9, de Neill Blomkamp, sobre a comunidade extraterrestre na África do Sul, e o novo longa de humor negro dos premiados irmãos Joel e Ethan Coen, Um Homem Sério, em que um professor de física vê sua vida desmoronar de repente.

Ainda com chances, mas bem remotas, estão três dramas com bases na vida real. Inspirado na vida de alunas pobre de uma escola de Nova Iorque, Preciosa - Uma História de Esperança, de Lee Daniels, disputa as atenções com Educação, filme inglês de Lone Scherfig, sobre o romance de uma adolescente e um homem mais velho, baseado no livro de memórias da jornalista Lynn Barber, e com Um Sonho Possível, maior bilheteria da carreira da estrela Sandra Bullock, dirigido por John Lee Hancock. No filme, a atriz vive o papel de Leigh Anne Tuohy, que adotou um jovem problemático que se tornou um astro do futebol americano.

O prêmio, no entanto, deve sair para uma das outras quatro produções concorrentes. Amor Sem Escalas, de Jason Reitman, corre por fora com a história de um homem que não se apega a nada. Mesmo com a violência, Bastardos Inglórios, considerado o melhor filme de Quentin Tarantino, ainda pode pegar carona na vitória de Onde os Fracos Não Tem Vez, de 2008. Vencedor do Globo de Ouro, Avatar, de James Cameron, é a opção mais polêmica, já que os críticos afirmam que, se vencer, será pela tecnologia e pelo sucesso de bilheteria, não pelo filme em si. Concorrente de peso também é Guerra ao Terror, de Kathryn Bigelow, com uma visão diferente do conflito do Iraque.

Confira a resenha e o trailer dos dez concorrentes:



















Atualizado em 6 Set 2011.