Guia da Semana

O evento mais esperado da indústria cinematográfica do ano está chegando. O Oscar 2016 vem para agitar o mercado dos filmes e, novamente, colocar todos nós ansiosos para saber quem vai levar a estatueta dourada para a casa.

Quer saber o que esperar da premiação? Confira o que pode rolar na noite mais importante do cinema mundial:

A saga do Oscar de Leonardo DiCaprio


O Oscar 2016 pode ser a ocasião que, finalmente, vai premiar Leonardo DiCaprio pela carreira talentosa que o ator vem construindo. Leo DiCaprio, como todos nós já sabemos — e a internet não nos deixa esquecer —, vem frequentemente perdendo a estatueta para atores igualmente merecedores do prêmio, deixando muitos de seus fãs e admiradores revoltados com essa situação.

Apesar de muitos críticos darem como certa a premiação de Leo no Oscar 2016, o fantasma da derrota parece estar se aproximando do talentoso ator, visto que Eddie Redmayne (vencedor do Oscar 2015), Matt Damon e Michael Fassbender também chegam com força para levar o prêmio para a casa.

Iñarritu novamente podendo arrebatar duas estatuetas


O cineasta Alejandro Iñarritu foi o grande nome do Oscar 2015, levando para a casa o Oscar de "Melhor Diretor" e também garantindo a seu filme, "Birdman", o prêmio da noite como melhor película.

No ano de 2016, o cineasta traz "O Regresso", mais uma megaprodução com cara de Oscar que pode não somente levar a estatueta de Melhor Filme e garantir a ele a de melhor diretor, mas entrar para a história como o filme que finalmente premiou DiCaprio.

Muitos filmes com chance de concorrer ao prêmio da noite

A safra de filmes parece ter voltado a ficar muito boa para Hollywood. Depois de alguns anos batalhando com poucos títulos de renome, o Oscar esse ano pode contar com grandes candidatos a melhor película do ano: “O Regresso”, “A Garota Dinamarquesa”, “Ponte dos Espiões”, “Os 8 Odiados”, “Perdido em Marte” e “Steve Jobs” já estão praticamente com um pé na lista dos candidatos para 2016.

Uma boa disputa entre as atrizes


As mulheres vem dando show nas últimas premiações do Oscar, já que "Melhor Atriz" e "Melhor Atriz Coadjuvante" são sempre categorias concorridas e recheadas de talento.

Neste ano, para "Melhor Atriz", o prêmio parece que vai repetir a dose de candidatas talentosas. Os possíveis nomes para concorrer ao prêmio são Cate Blanchett (Carol), Jennifer Lawrence (Joy) e Julianne Moore (Freeheld). Charlize Theron ainda corre por fora com a bela interpretação em “Mad Max”.

Uma excelente safra de atrizes e atores coadjuvantes


Nas categorias dos coadjuvantes, a disputa também promete ser acirrada. No grupo das mulheres, a expectativa é que Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa), Kate Winslet (Steve Jobs), Ellen Page (Freeheld) e Marion Cotillard (MacBeth) apareçam entre as cinco candidatas.

Para "Melhor Ator Coadjuvante", os nomes mais prováveis são Mark Ruffalo (Spotlight), Michael Keaton (Spotlight), Samuel L. Jackson (Os 8 Odiados) e Robert De Niro (Joy).

Ninguém parece tirar o Oscar de Divertida Mente


Quando o assunto é melhor animação, ninguém parece ter dúvida que o Oscar é de Divertida Mente, a muito bem escrita, dirigida e executada animação da poderosa fusão entre a Disney e Pixar.

Dar esse prêmio para outro filme vai parecer uma grande injustiça, devido ao impacto que a animação teve em adultos e em crianças de todo o mundo.

A torcida por um candidato brasileiro na disputa


Para nós brasileiros, a esperança de ver um filme nacional concorrendo entre os melhores filmes estrangeiros permaneceu firme por um tempo, mas não foi dessa vez.

O drama “Que Horas Ela Volta”, com Regina Casé, foi a indicação do Brasil para conseguir uma vaga na premiação. No festival de Sundance, o filme deixou críticos emocionados e de pé ao final da exibição.

Essas são algumas das nossas expectativas para o Oscar 2016. O que você espera para essa premiação no ano que vem? Conta para a gente nos comentários!

Atualizado em 6 Jan 2016.