Guia da Semana

No segundo domingo de agosto é comemorado o Dia dos Pais. O Guia da Semana não se esquece dessa figura e prepara uma homenagem inspirada pela sétima arte.

>> Confira uma lista de sugestões de presentes para os pais
>> Veja a página especial de Dia dos Pais do Guia da Semana
>> Saiba as estreias da semana no cinema

Diversos filmes, desde animações, passando por dramas e até comédias, retrataram nas telonas o relacionamento entre filhos e seus pais. Em alguns casos, um relacionamento difícil, em outros, repleto de felicidades, mas sempre com uma coisa em comum: o amor de ambas as partes.

E o seu relacionamento com seu pai, pode ser comparado a algum desses filmes?

O Poderoso Chefão (1972)

Já diria Don Vito Corleone: "Um homem que não se dedica a familia nunca será um homem de verdade". Sábias palavras vindas do personagem insterpretado por Marlon Brando no filme vencedor de três Oscar, em 1973. Corleone é a grande figura de um paizão, capaz de fazer de tudo não só por seus filhos, mas também afilhados e aqueles que o respeitam.

O Rei Leão (1994)

Num dos mais conhecidos filmes da Disney, o pequeno leão Simba presencia a morte de seu pai, o rei Mufasa. Assustado e acusado de ser o responsável, o leãozinho foge do reino, mas nunca se esquece dos ensinamentos que seu pai lhe deixou.

Um Herói de Brinquedo (1996)

Para compensar uma falha e agradar ao filho, Arnold Schwarzenegger é capaz de tudo na comédia Um Herói de Brinquedo. Sua missão é, às vésperas do Natal, conseguir um boneco Turbo-Man para o garoto; o problema é que o brinquedo está esgotado em todas as lojas. Mas ele não quer decepcionar o filho e, para isso, entra em diversas confusões.

A Vida é Bela (1997)

A comédia dramática italiana rendeu o Oscar de melhor ator a Roberto Benigni (que também dirigiu o longa) e ainda levou a estatueta de melhor filme estrangeiro. O filme retrata os esforços de um pai amoroso para que seu filho não perca a magia da infância mesmo estando dentro de um campo de concentração judeu em meio à Segunda Guerra Mundial.

O Paizão (1999)

Adam Sandler é Sonny Kaufax, um cara sem nenhuma responsabilidade na vida, até que resolve provar que é capaz de se comportar como um adulto. Para isso, ele resolve adotar um menino de cinco anos que foi deixado na porta de seu apartamento e educá-lo a seu próprio modo. Com o passar dos dias, o amor entre eles cresce e o paizão decide realmente lutar para ficar com o garoto.

Uma Lição de Amor (2001)

Com uma emocionante atuação de Sean Penn e Dakota Fanning, o drama relata uma história de amor genuíno. Penn vive Sam Dawson, um homem com deficiência mental que conta com a ajuda de amigos para criar sua filha. Porém, aos sete anos ela começa a ultrapassar a idade mental do pai e isso chama a atenção de uma assistente social que quer tirar a garota do pai.

Procurando Nemo (2003)

No longa da Pixar vencedor do Oscar de melhor animação, o peixe palhaço Marlin perde sua esposa e quase todos os seus ovos num ataque de barbacuda. O único sobrevivente foi Nemo, um peixinho esperto por quem o pai é capaz de fazer tudo. O momento de maior desespero de Marilin é quando Nemo resolve descobrir o que existe no mar aberto e acaba se perdendo. O pai superprotetor começa, então, uma aventura pelo mar desconhecido atrás do peixinho.

Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003)

Tim Burton dirige o filme sobre Edward Bloom (vivido por Albert Finney), um contador de histórias inveterado, e William Bloom (Billy Crudup), seu filho jornalista que se sente enganado e não aceita o modo como o pai fantasia a realidade. Mas Ed está prestes a morrer e, a pedido da mãe, Will deve tentar se reaproximar do pai. Ele começa, então, a recordar dos tempos em que era criança e das histórias que ouvia do jovem pai (interpretado por Ewan McGregor).

2 Filhos de Francisco (2005)

O diretor Breno da Silveira levou para o cinema a história de Zezé Di Camargo e Luciano. Tudo começou quando Francisco Camargo, um lavrador de Pirenópolis, cidade do interior de Goiás, decidiu investir em seu sonho de transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja.

À Procura da Felicidade (2006)

Will e Jaden Smith, pai e filho na vida real, protagonizam o filme sobre esperança e perseverança com roteiro baseado numa história real. Na trama, o pai de família Chris Gardner enfrenta dificuldades financeiras vendendo aparelhos médicos que ninguém quer comprar e trabalhando como estagiário não remunerado numa importante corretora de ações. Como se a situação já não fosse ruim, ele é abandonado pela mulher e obrigado a deixar o apartamento onde mora, mas sem deixar o filho desamparado em momento algum.

O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983)

Star Wars não era uma história sobre pai e filho até o momento em que Darth Vader revela a Luke Skywalker que ele é seu pai em O Império Contra-Ataca . Talvez uma das surpresas mais marcantes da história do cinema, ditou o tom de O Retorno de Jedi, onde Luke ainda acredita que há bondade no coração de seu pai, enquanto Vader tenta traze-lo para o lado negro da força.

Por Mariana Viola

Atualizado em 13 Ago 2012.