Guia da Semana
Cinema
Por Juliana Varella

Pensando em ver Blade Runner 2049? Primeiro, assista a estes três curtas

Filmes explicam o que aconteceu no universo de Blade Runner entre os dois filmes.

Jared Leto interpreta Wallace, um fabricante de replicantes que quer colocar um novo modelo no mercado (Foto: Divulgação)

Em 1982, chegou aos cinemas um filme que, na época, não seria um grande sucesso de bilheteria, mas, com o tempo, se tornaria uma das obras mais cultuadas do cinema mundial e influenciaria praticamente toda a ficção científica produzida nas décadas seguintes. Era a adaptação de um diretor chamado Ridley Scott para um livro com o curioso nome de “Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?”, do prolífero escritor Philip K. Dick, e o filme ganhou o nome mais comercial de “Blade Runner, O Caçador de Androides”.

Como vocês devem imaginar, muita coisa aconteceu entre 1982 e a próxima quinta-feira, 5 de outubro de 2017, quando a sequência “Blade Runner 2049” chega aos cinemas sob direção de Denis Villeneuve (“A Chegada”, “Os Suspeitos”). Dentro do universo construído por Dick, Scott e, agora, Villeneuve, muita coisa também aconteceu e é para narrar os eventos mais importantes dentro desses trinta anos que a Warner, como um presente para os fãs, disponibilizou no Youtube três curtas-metragens que ajudam a contextualizar o novo filme.

Descobrimos, assim, o que aconteceu entre o ano ficcional de 2019 – quando Rick Deckard (Harrison Ford) foi enviado para perseguir um grupo de replicantes rebeldes – e 2049, quando um jovem caçador interpretado por Ryan Gosling irá atrás de Deckard para desvendar um mistério escondido a sete chaves.

Dois desses curtas foram dirigidos por Luke Scott, filho de Ridley Scott, e o último – uma animação – teve a direção do japonês Shinichiro Watanabe, conhecido pelo anime Cowboy Bebop (que, por sua vez, foi bastante influenciado pelo primeiro “Blade Runner”).

Confira os três curtas e prepare-se para a estreia de "Blade Runner 2049":

2036: Nexus Dawn – por Luke Scott

O dono da maior fábrica de replicantes do mundo, Niander Wallace (Jared Leto), demonstra uma nova linha de andróides, mais submissos e obedientes aos humanos.

2048: Nowhere to Run – por Luke Scott

O replicante Sapper (Dave Bautista) tenta viver uma vida discreta e fora da mira das autoridades, mas, quando duas pessoas que ele ajudava são ameaçadas, ele acaba se expondo.

Black Out 2022 – por Shinichiro Watanabe

Em 2022, uma detonação orquestrada por replicantes causou um apagão global, deixando a humanidade altamente dependente da tecnologia totalmente vulnerável. Após esse evento, a fabricação de androides foi terminantemente proibida.

10 clássicos da ficção científica que todo cinéfilo precisa conhecer

Conheça filmes que marcaram o gênero e influenciaram as produções de hoje

Noitão do Futuro – Blade Runner 2049

Sequência do clássico de ficção científica será exibido junto com outros filmes do gênero

15 Filmes futuristas que farão você repensar o presente

Veja diferentes visões do cinema para o futuro da humanidade


Por Juliana Varella

Atualizado em 5 Out 2017.

Mais notícias

Saiba como assistir ao Oscar 2021 na TV e Internet

Cinema

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema