Guia da Semana

David Duchovny, Gillian Anderson e Chris Carter em Arquivo X: Eu Quero Acreditar.

Dez anos após o filme Arquivo X e seis anos depois do fim da série de ficção científica que fez sucesso no Brasil e em grande parte do mundo entre os anos de 1993 e 2002, os agentes Fox Mulder e Dana Scully estão de volta para estrelar o longa Arquivo X: Eu Quero Acreditar. Mas, como muito tempo se passou, e nem todos são Excers, os fanáticos pela série que sabem de cor a saga dos personagens, nada melhor do que uma retrospectiva da história estrelada por David Duchovny e Gillian Anderson, e criada por Chris Carter.

Arquivo X nada mais é do que um setor do FBI encarregado de tentar solucionar alguns casos tidos como sobrenaturais que não puderam ser resolvidos pelos agentes comuns. O nome vem do simples fato de que, por não ter uma classificação lógica, estes casos eram arquivados na letra X, já que era a única do FBI que não estava lotada e ainda tinha bastante espaço livre. O chefe dos Arquivos X é o agente Walter Skinner, que comanda as ações dos agentes Fox Mulder e Dana Scully.

Apesar de o setor cuidar de casos tidos como sobrenaturais, o único a acreditar nestes casos é justamente Fox Mulder, que em uma sessão de hipnose descobriu que sua irmã desaparecida, Samantha Mulder, fora na verdade abduzida na sua presença. Esta lembrança fez com que o agente decidisse se dedicar aos casos que pudessem ajudá-lo a entender e, quem sabe, solucionar o de sua própria irmã. Pelas suas crenças, no entanto, ele é conhecido no FBI como o "estranho". Uma das formas de provarem que suas teorias não faziam sentido foi contratar a cética Dana Scully como sua parceira.

Renomada médica legista, Scully foi chamada para desacreditar as ações de Mulder, mas acabou se tornando uma grande aliada do estranho parceiro. Mesmo se recusando a crer nos fatos sobrenaturais, ela acabou lhe dando ouvidos para resolver diversos casos, dentre eles, inclusive, sua própria abdução. Não bastasse ser raptada por aliens, a agente também é seqüestrada diversas vezes no decorrer da série, algumas delas para disfarçar a gravidez da atriz Gillian Anderson. Além dos seqüestros constantes, Scully também sofreu com um câncer inserido em seu corpo por meio de um chip.

Com a parceria de Dana, o agente Fox Mulder obteve um grande avanço em suas investigações, tendo informações inclusive de que muitos dos casos, inclusive o de sua própria irmã, faziam parte de um acordo entre o governo e os extraterrestres. Um dos responsáveis para manter tudo em sigilo é C. G. B. Spender, conhecido como o Canceroso. Visto como o maior rival de Mulder, o personagem revela aos poucos uma presença importante no passado do agente.

Primeiro Fox descobre que seu pai trabalhou com Spender no governo, depois fica sabendo que sua mãe teve um caso com ele, e mais tarde que o Canceroso pode ser seu pai verdadeiro. Bill Mulder, o pai oficial de Fox, era um agente do governo, também envolvido com as negociações com os aliens. Em uma dessas negociatas, ele ofereceu a própria filha, Samantha, como prova da honestidade dos humanos, para que eles pudessem fazer experiências sobre fertilidade.

Os personagens Fox Mulder e o trio Pistoleiros Solitários, no seriado Arquivo X.

As relações em família, aliás, não são nada boas dentro da série. Além de ter a irmã abduzida, o pai de Mulder morre e a mãe comete suicídio por ter uma doença terminal. Já Scully perde sua irmã assassinada, vê uma filha que nem mesmo sabia que tinha morrer e tem problemas com mais um filho. Mesmo sendo estéril, a agente acaba engravidando de Fox em situação não explicada. O filho, Willian, revela ter estranhos poderes, o que faz com que ela o entregue para a adoção. Durante a série, Mulder e Scully sempre se mostraram interessados um no outro, mas a relação entre eles nunca ficou evidente.

Arquivo X iria acabar na sétima temporada, uma depois do primeiro filme, de 1998. A decisão de continuar não agradou tanto a Duchovny, que só aceitou participar de metade dos episódios nos dois últimos anos. Assim, o foco se voltou para os novos agentes, John Dogget e Monica Reyes, nem tão céticos quanto Dana, nem tão crentes quanto Fox. Enquanto isso, Dana vê Mulder ser abduzido, têm um filho do ex-parceiro, vê ele também ser abduzido, decide dá-lo à adoção, e ajuda Fox a fugir do FBI acusado injustamente de matar um outro agente. O que acontece depois? Só assistindo ao filme Arquivo X: Eu Quero Acreditar.

Atualizado em 6 Set 2011.