Guia da Semana

Foto: Divulgação

Murilo Rosa e Ingrid Guimarães anunciaram os indicados, na última edição

Tapete vermelho, 1.200 convidados, troféus e os mais badalados diretores, produtores, atores e atrizes da indústria cinematográfica nacional da atualidade. Na mesma linha das glamorosas cerimônias internacionais do setor, a festa que acontece em 31 de maio, às 21h, no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, contempla todas as áreas envolvidas na produção de um filme.

Realizado pela Academia Brasileira de Cinema, a 10ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro reúne, em 24 diferentes categorias, os títulos que tiveram maior destaque em 2010. Os recordistas de bilheteria nacional, Tropa de Elite 2 e Chico Xavier, lideram também as indicações, concorrendo em 16 delas.

Os dois títulos marcam presença na principal categoria, melhor longa-metragem de ficção, ao lado de 5x Favela, Agora por Nós Mesmo, As Melhores Coisas do Mundo, Olhos Azuis, e Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo. Já em melhor documentário, disputam Dzi Croquettes, O Homem que engarrafava nuvens, José e Pilar, Uma noite em 67 e Rita Cadillac - a Lady do Povo.

Completando dez anos, o evento se firma como a mais importante premiação da indústria cinematográfica nacional, acompanhando o seu crescimento. "O cinema brasileiro vem se aperfeiçoando e conquistando cada vez mais o mercado, e essa também é uma de nossas funções, valorizar essa produção", afirma Roberto Farias, presidente da Academia Brasileira de Cinema.

Foto: Divulgação

Com a maior bilheteria de 2010, o filme de José Padilha recebe 16 indicações

Votação

Todos os filmes produzidos de 1º de janeiro a 31 de dezembro lançados comercialmente em 2010 concorrem à premiação. A seleção é feita em duas etapas: primeiramente, os membros da academia recebem uma senha da empresa Price Waterhouse e votam pela Internet nos filmes que devem indicados para as categorias; na segunda fase, são votados os melhores de cada modalidade.

"A seleção é feita por mais de 200 especialistas, entre diretores, produtores, distribuidores, atores e técnicos. É uma representação bastante democrática", explica Roberto Farias. Os curtas-metragens são pré-selecionados pela ABD Nacional, pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), Porta Curtas Petrobras, Curta o Curta e Forum dos Festivais, mas concorrem nos dois turnos da votação, assim como os outros.

O público também pode votar, pelo site da Academia Brasileira de Cinema, em três categorias: melhor longa-metragem de ficção, longa-metragem documentário e longa-metragem estrangeiro. A cerimônia de entrega do troféu Grande Otelo será transmitida ao vivo pelo Canal Brasil, na televisão e online, e também pelo portal G1.

Homenagem

Foto: Divulgação

Roberto Faria, Lucy Barreto, Luiz Carlos Barreto e Christiane Torloni

Esta edição do "Oscar brasileiro" prestará uma homenagem especial ao casal Luiz Carlos e Lucy Barretos, produtores que fizeram parte da história da sétima arte no Brasil. "Eles estão presentes no cinema nacional há 40 ou 50 anos, com mais de 80 filmes", justifica Roberto Farias.

Muitos dos trabalhos do "casal Barretão" - como são conhecidos carinhosamente - são considerados até hoje algumas das principais produções do país, como Terra em Transe (1968), Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), Bye Bye Brasil (1979), O Que É Isso Companheiro? (1997), entre outros.

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro tem o apoio da Ancine (Agência Nacional de Cinema) e o patrocínio do governo do estado e da prefeitura do Rio de Janeiro, por meio de sua empresa de produção e distribuição de filmes, a Riofilme, além da Rede Globo.

Confira a lista de indicados ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Atualizado em 6 Set 2011.