Guia da Semana

Os Simpsons vêm com tudo para abrir a temporada de filmes do segundo semestre.

O segundo semestre de 2007 promete atrair o público para os cinemas. Logo depois das férias, surge um dos longas mais esperados dos últimos dez anos. Em Os Simpsons - O Filme, Homer irá cometer um erro na indústria nuclear que poderá destruir Springfield. A família de Bart, então, terá que resolver o problema. Já no enigmático Mimzy - A Chave do Universo, duas crianças começam a ter estranhos poderes que chamam a atenção de todos.

Da televisão para os cinemas, dois filmes também são esperados para agosto*. O primeiro é Escorregando Para a Glória, com Will Ferrell. Inspirado num quadro do Saturday Nigth Live, conta a história de dois patinadores rivais que decidem se unir por uma causa comum. Do Brasil vem Cidade Dos Homens, sobre os amigos Laranjinha e Acerola, que agora começam a entrar na vida adulta.

Em setembro*, o bombeiro vivido por Adam Sandler decide se fingir de homossexual e casar com um colega para conseguir benefícios de trabalho em Eu os Declaro Marido e... Larry! (foto). Já o rebelde Shia LaBeouf, enquanto está em prisão domiciliar, irá testemunhar o que pode ser um assassinato na casa ao lado, no filme Paranóia, inspirado no clássico Janela Indiscreta, de Alfred Hitchcock.

No cinema nacional, Marcos Palmeira será O Homem que Desafiou o Diabo, em uma comédia em que ele faz um sertanejo que depois de ser muito humilhado se transforma em um caboclo solitário que sempre está disposto a entrar em confusões. No musical Hairspray - Em Busca da Fama, John Travolta está no papel da mãe de uma garota gordinha que sonha em se tornar uma grande celebridade.

Durante o mês de outubro*, a fantasia aparece com a chegada de Stardust - O Mistério da Estrela Cadente (foto). Com Robert De Niro e Michelle Pfeiffer, o filme conta as aventuras de um jovem que vai buscar uma estrela cadente que prometeu à sua amada. A realidade também vem com A Mighty Heart, em que Angelina Jolie conta a história real da mulher de um jornalista que desapareceu em uma viagem a trabalho ao Paquistão.

Para aliviar um pouco os ânimos, tem a animação Tá Dando Onda. Em forma de documentário, o filme revela os bastidores do Campeonato Mundial de Surfe dos Pingüins. Mas, para a tensão aumentar, é só conferir a versão que o roqueiro Rob Zombie fez do clássico de terror Halloween, de 1978, que lançou a atriz Jamie Lee Curtis ao estrelato. No novo filme, Zombie contará porque Michael Myers se tornou um frio e cruel serial killer.

O terror continua em novembro*, em 30 Dias de Escuridão (foto). Na adaptação dos quadrinhos de 30 Dias de Noite, uma cidade no Alaska, em que, no inverno, o sol não aparece durante um mês inteiro, vampiros se aproveitam da longa noite para atacar. Indo para a comédia, o mês tem a versão para as telas da elogiada peça teatral Como Encher um Biquíni Selvagem. Com direção de Miguel Falabela, Polaróides Urbanas mostra a vida de cinco mulheres diferentes que se conhecem na psicóloga.

Para terminar o ano, dezembro* promete dois filmes bastante esperados. A animação Bee Movie - A História de uma Abelha, vai contar como é difícil a vida de uma abelha operária que resolve conhecer o mundo fora das colméias, onde acaba convivendo com humanos. E para iniciar a trilogia Fronteiras do Universo, chega A Bússola de Ouro, com Daniel Craig e Nicole Kidman. O filme mostra um mundo fantástico em que uma menina precisa salvar o mundo da destruição.

* Datas de estréias previstas, sujeitas a alterações a critério das distribuidoras.

Atualizado em 10 Abr 2012.