Guia da Semana

Com a estreia de Hannibal na televisão - série vai ao ar no Brasil pelo canal pago AXN - fica difícil de não lembrar de Anthony Hopkins na pele do assassino Hannibal Lecter no cinema. Por isso, o Guia da Semana separou as cinco versões da história para você ficar por dentro da mente do psicótico Hannibal e curtir ainda mais a série.

+ Série Hannibal estreia no AXN
+ Confira as estreias da semana
+ 4 filmes para ver na onda de Game of Thrones

A história do personagem Hannibal Lecter foi lançada em livro pela primeira vez em 1981, sob o título de Dragão Vermelho, escrito por Thomas Harris e, em 1986, virou filme, com pouca repercussão.

Hannibal é um assassino formado em medicina que trabalhou durante anos como um psiquiatra renomado. Porém, sua mente perigosa e os hábitos canibais acabam o levando para a prisão, onde começa a ajudar o FBI a investigar e traçar perfis de outros serial killers, com direito a fugas e reviravoltas no caminho, claro.

Na filmografia de Hannibal são retratadas etapas diferentes de sua trajetória. Conheça os filmes abaixo.

Dragão Vermelho (1986)


Primeira adaptação da obra de Thomas Harris para o cinema, Dragão Vermelho tem direção de Michael Mann (O Último dos Moicanos) e traz o ator Brian Cox na pele de Hannibal Lecter. O assassino está preso e recebe visitas do agente do FBI Will Graham (William Petersen) que investiga um serial killer.


O Silencio dos inocentes (1991)


Vencedor de cinco Oscar incluindo o de melhor ator para Anthony Hopkins por sua atuação como Hannibal Lecter, em O Silêncio dos Inocentes, o psiquiatra está preso e recebe visitas constantes de uma agente do FBI, vivida por Jodie Foster, que procura entender a mente de um criminoso que arranca a pele de suas vítimas. Durante esses encontros, a mente perigosa e inteligente de Lecter consegue confundir a agente e realizar uma fuga.

Hannibal (2001)


Dirigido por Ridley Scott (Gladiador), Anthony Hopkins aparece mais uma vez na pele do assassino, mas a agente do FBI agora é Julianne Moore. Na continuação de O Silêncio dos Inocentes, sete anos se passaram desde que Hannibal Lecter fugiu da prisão e vive tranquilamente na Europa. Porém, a única de suas vítimas que sobreviveu e ficou completamente desfigurada só pensa em vingança e, para isso, vai usar a agente do FBI como isca.


Dragão Vermelho (2002)


Com direção de Bret Ratner (Espelho, Espelho Meu), o longa é uma refilmagem de Dragão Vermelho lançado em 1986. Dessa vez, Hannibal está preso e recebe visitas do agente do FBI Will Graham, vivido por Edward Norton, que procura obter informações sobre um serial killer que tem deixado todos em pânico. O que Graham não sabe é que Hannibal passa suas informações pessoais para o assassino que ele procura.


Hannibal – A Origem do Mal (2007)

´
Último filme rodado com a saga de Hannibal, A Origem do Mal volta ao passado do assassino e mostra o ator francês Gaspard Ulliel (Paris, te amo) na pele de Hannibal Lecter logo após o fim da segunda Guerra Mundial. Nesta fase, ele é obrigado a viver em um orfanato soviético e se vê sozinho e sem apoio e parte para Paris, onde decide estudar medicina e fazer justiça contra os criminosos da guerra.

Atualizado em 15 Abr 2013.